ajuda com familia Nobrega, Ilha da Madeira

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Regiões

ajuda com familia Nobrega, Ilha da Madeira

#356621 | JPMatos | 09 Apr 2015 19:15

Boa tarde, sou alentejano de Évora mas o meu avôs, do lado materno, é do Funchal.
Eu alguns dados, até bastantes, mas o meu maior interesse é saber de onde vem a sua familia antes de chegar a Madeira.

Tenho até:
Fernão Gonçasves da nobrega , casado com Anna Pires em 1550; sendo ele filho de
Mendos na Nobrega (nascido em 1530-40)casado com Inês Gonçalvel.
Ai termina a informação que tenho... também encontrei um tal Mor Vaz que poderia ser pai de Mendos.

Se alguém me pudesse ajudar, agradecia .

Reply

Direct link:

ajuda com familia Nobrega, Ilha da Madeira

#356627 | saintclair | 09 Apr 2015 20:29 | In reply to: #356621

-
"O primeiro (?) «contacto com o arquipélago da Madeira foi feito pela designada “Armada do Algarve”, tendo sido escolhidos para esta missão dois distintos escudeiros do infante D. Henrique, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz, que se deslocaram ao Porto Santo em 1418» e no ano seguinte à Madeira, procedendo ao seu «reconhecimento oficial para a coroa portuguesa». Deste reconhecimento da Ilha da Madeira foram «recolhidas amostras das respectivas águas e madeiras», segundo o Coronel Rui Carita (A Arquitectura Militar na Madeira nos Séculos XV a XVII).
O autor anterior citado, mais refere que o «rei D. João I ordenou o povoamento do arquipélago da Madeira entre 1420 e 1425. Este foi dividido em três capitanias: Funchal e Machico, na Madeira, doadas a João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz, escudeiros do infante D. Henrique, mestre da Ordem de Cristo; e a ilha do Porto Santo concedida a Bartolomeu Perestrelo, fidalgo da casa do infante D. João, mestre da Ordem de Santiago da Espada»"
--
http://madeira-gentes-lugares.blogspot.pt/2007/10/gentes-do-arquiplago-origens.html
Saintclair

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 09:33

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen