Procuro informação sobre meu bisavô paterno
This topic is classified in the following rooms Genética | Pessoas
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Boa noite a todos!
Sou madeirense e toda a minha família o é! Estou a tentar fazer a minha árvore genealógica, mas comecei a deparar-me com alguns problemas, por falta de informação. Talvez alguém me possa ajudar!
Sou neta de Manuel Gregório Pestana Júnior, que nasceu na ilha do Porto Santo (Madeira) em 1886, filho de Manuel Gregório Pestana e de Maria Carolina dos Ramos Andrade . Não consigo avançar mais, e gostava de saber como se chamavam os pais destes meus bisavós, sobretudo quem eram os pais de Manuel Gregório Pestana, de onde eram e data do seu nascimento. Sei que o meu bisavô (Manuel Gregório Pestana), era proprietário, parece que foi presidente da Câmara do Porto Santo de 12/2/1872 a 28/1/1874, assim como administrador efectivo do concelho do Porto Santo, por nomeação, de Junho de 1869 a Fevereiro de 1870.
Muito obrigada desde já por qualquer informação.
Isabel Pestana
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Data: 12-09-1886
Paróquia / Conservatória: Porto Santo
FILHO: Manuel
Pai: Manuel Gregório Pestana
Mãe: Maria Carolina dos Ramos Pestana, D.
Livro: 6286
Folha: 30 v.º
Obs: Casou com Maria Ângela Rego Santos na Conservatória do Registo Civil do Funchal em 08.07.1916, Bol. n.º 20. Em [...].09.1969. Este casamento foi dissolvido por óbito do marido falecido no Porto Santo em 19.08.1969, Bol. n.º 21. Em 02.09.1969.
Deve dirigir-se ao Arquivo Regional da Madeira, pessoalmente ou por email, e solicitar o assento de batismo de Manuel (Gregório PestanaJr.), filho de Manuel Gregório Pestana e Maria Carolina Ramos, assento esse que se encontra no livro de batismos de 1886 nº 6286, no verso da folha 30.
Ficará a saber os nomes dos avós paternos e maternos do seu avô Manuel Gregório Pestana Junior, e assim sucessivamente. Qualquer dúvida, ao dispôr
Jorge Resende
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/casamento/index.php?marido=manuel+greg%F3rio+pestana&mulher=maria+carolina+ramos+andrade&paroquia=&data=&livro=
Já agora peça o assento de casamento deles, na Sé como pode ler link anterior
Jorge Resende
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?filho=&pai=manuel+greg%F3rio+pestana&mae=&paroquia=37&data=&livro=
Tiveram muitos filhos como se observa
No fim de cada linha, clic nas setas e tem informações
Boas pesquisas
Jorge Resende
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Muito obrigada sr.Jorge Resende pelas suas informações! Vou tentar fazer isso tudo que indica, a ver se consigo saber o que pretendo!
ReplyDirect link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=659055
ReplyDirect link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Influência familiar
por
GENEA PORTUGAL09 junho 2007Comentar
Direito e política. Garcia Pereira seguiu as pisadas do avô materno
António Pestana Garcia Pereira nasceu a 14 de Novembro de 1952. O seu pai, Aníbal Garcia Pereira, licenciado em Filologia Germânica, foi professor do Liceu Pedro Nunes. A sua mãe, Maria Emília Rego dos Santos Pestana de Garcia Pereira, dona de casa, era filha do ministro das Finanças da primeira República, Manuel Gregório Pestana Júnior. Foi padrinho de registo de António Garcia Pereira o bisavô (avô materno de sua mãe), João Alexandrino Fernandes dos Santos, médico em Lisboa. Neste contexto familiar, nasceu num andar da Avenida de Roma o candidato à presidência da câmara da cidade, líder do PCTP/MRPP.
Garcia Pereira licenciou-se em Direito, é doutorado em Direito do Trabalho e mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Em 1972, aderiu à Federação dos Estudantes Marxistas-Leninistas, organização do MRPP para a juventude estudantil. É militante do MRPP desde Junho de 1974 e membro do Comité Central do PCTP/MRPP desde 1982. Foi candidato às eleições presidenciais de 2001. É advogado especialista em Direito do Trabalho e docente universitário. Enviuvou do primeiro casa-mento, divorciou-se do segundo e está casado pela terceira vez desde 1994.
A família paterna é alentejana. O seu avô, António Pereira Queimado, natural de Niza, estabeleceu-se como ganadeiro em Avis, onde casou e nasceu o pai de Garcia Pereira. A sua avó paterna, Leopoldina Maria Leão, é de Aldeia Velha, em Avis, perto de Galveias.
A mãe nasceu em Lisboa, filha de pais madeirenses. A avó materna, Maria Ângela Rego dos Santos Pestana, era do Funchal, e o referido avô materno, Manuel Gregório Pestana Júnior, nasceu em Porto Santo em 1886, onde o seu pai era proprietário e "pessoa de relevo naquele meio". Pestana Júnior foi brilhante aluno do Colégio de Campolide em Lisboa e da Universidade de Coimbra. Destacou-se na greve académica de 1907 promovida pelos estudantes republicanos, tendo por isso sido processado, julgado e absolvido. Formou-se em direito em 1910, tendo voltado nesse ano para a Madeira onde prosseguiu a actividade política. Foi o primeiro administrador do concelho do Funchal, designado pela República em 1911, e eleito deputado às Constituintes pelo Funchal. Foi juiz nessa cidade. De 1922 a 1926 foi eleito deputado por Lisboa. Foi membro do Directório do Partido Republicano Português. Em 1924 foi nomeado ministro das Finanças no governo de José Domingues dos Santos, a quem Pestana Júnior acompanhou na dissidência que este teve do Partido Republicano Português e na fundação do Partido Republicano da Esquerda Democrática. Fez parte da Câmara Municipal de Lisboa, a cuja presidência o seu neto agora se candidata, representando Lisboa no lugar de honra das Festas da Cidade de Ceuta. Com o advento do Estado Novo, Manuel Gregório Pestana Júnior regressou à Madeira onde se estabeleceu como advogado. Foi presidente da delegação da Ordem dos Advogados do Funchal. A par da sua agitada carreira política, o avô de Garcia Pereira teve notória actividade na imprensa: foi director e proprietário do diário republicano O Radical e, entre outros, colaborou no Diário de Notícias da Madeira, no Diário da Madeira e na Revista de Direito. Também foi colaborador do Diário de Notícias, em Lisboa, de O Mundo e de A Luta. Publicou vários trabalhos de índole jurídica e um estudo histórico sobre a nacionalidade de Cristóvão Colombo, considerando-o português, intitulado Symão Palha.
Pertence à família!!!
Jorge Resende
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
SEGUNDA-FEIRA, 13 DE JUNHO DE 2011
PESTANA JÚNIOR "PROFETA" REPUBLICANO - APRESENTAÇÃO DO LIVRO NO GRÉMIO LUSITANO
LIVRO: Pestana Júnior «Profeta» Republicano;
AUTORES: Aires Henriques & Catarina Pestana Henriques;
[II] APRESENTAÇÃO: dia 15 de Junho (18.00 horas);
LOCAL: Grémio Lusitano (Sala Magalhães Lima), Rua do Grémio Lusitano, nº 25, ao Bairro Alto;
APRESENTAÇÃO: pelo Prof. António Ventura.
O “trabalho biográfico” – Pestana Júnior «Profeta» Republicano - de Aires B. Henriques [contacto via Facebook] e Catarina Pestana Henriques [bisneta do biografado] sobre a figura inolvidável de Manuel Gregório Pestana Júnior, natural de Porto Santo [impoluto republicano, um dos intransigentes da Greve de 1907 de Coimbra, maçon e antigo carbonário, publicista e advogado, deputado Constituinte e ministro da I República, e depois um dos resistentes e combatentes contra a Ditadura militar e salazarista, pagando por isso a prisão e o desterro], e que AQUI e AQUI referenciámos, será apresentado (homenageado) em Lisboa no próximo dia 15 de Junho, justamente na Sala Magalhães Lima do Grémio Lusitano. A apresentação estará a carga do prof. António Ventura.
PEDIDO AQUISIÇÃO DO LIVRO endereçado a: Aires Henriques, Villa Isaura, Troviscais, 3270-15 , Pedrogão Grande
J.M.M.
Publicada por Almanaque Republicano à(s) 01:30 Sem comentários:
Sei que não estou a dar informações novas mas...
Jorge Resende
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Muito obrigada, mais uma vez, pelas suas informações! Estas eu sei, pois Garcia Pereira é meu primo direito, filho de uma irmã do meu pai. Quanto ao livro, foi escrito por uma minha sobrinha (filha da minha irmã) e pelo pai dela.
O meu problema está em conseguir descobrir o nome dos meus trisavós paternos e onde nasceram e datas de nascimentos. Tal como me aconselhou, já enviei mail ao Arquivo Regional da Madeira a solicitar os assentos de baptismo e casamento, mas ainda não obtive qualquer resposta.
Mais uma vez o meu muito obrigada!
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Esqueci-me de lhe dizer para solicitar cópias simples, não certificadas, pois cada cópia fica em 50 cêntimos e se nada disser, podem enviar-lhe certidões certificadas, muito mais caras.Pode enviar segundo email a sublinhar o seu pedido.
Vai ficar a saber o que deseja, depois de receber os assentos em questão.
Boa sorte! Boas pesquisas!
Se qualquer dúvida, ao dispôr.
Jorge Resende
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
http://armdigital.arquivo-madeira.org/armdigital/component/armd/?view=item&prq=PT-ARM-PFUN10%2F2%2F1309&folha=ext1&offset=3
Tem sorte! Os assentos paroquiais do Funchal estão online, e o casamento aqui vai. Casaram em 26.5.1873 na freguesia da Sé.
Manuel Gregório Pestana tinha 28 anos, era viúvo de Ana Ramos Andrade (talvez irmã da noiva Maria Carolina), Manuel era filho de António Francisco Pestana e de Porfíria das Mercês e Alencastre, todos de Porto Santo, onde Manuel foi batizado, sendo à data do casamento morador na freguesia de São Gonçalo, Funcha:
A noiva tinha 27 anos, era natural de Berbice, Guiana Britânica onde foi batizada....
Enfim, o assento está com boa letra, escuso de continuar. É o registo nº 8 do livro de 1873.
Penso que era o que desejava.
Se precisar de alguma informação sobre o funcionamento do Arq. Regional, diga, sem problemas
Cpts
Jorge Resende
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Ano:
Data: 1837
Paróquia / Conservatória: Porto Santo
MARIDO: António Francisco Pestana
Pai:
Mãe:
MULHER: Porfíria de Alencastre
Pai:
Mãe:
Livro: 997
Folha: 51 v.º
Obs:
casamento dos pais de Manuel Gregório Pestana. Os assentos de Porto Santo não estão digitalizados, se gostar de possuir o assento, terá de o solicitar ao Arq. Regional.
Manuel nasceu em 1845.
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Data: 20-07-1845
Paróquia / Conservatória: Porto Santo
FILHO: Manuel
Pai: António Francisco Pestana
Mãe: Porfíria de Alencastre, D.*
Livro: 988
Folha: 145
Obs: Faleceu em 28.12.1914.
Batismo de Manuel Gregório Pestana
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
António Francisco Pestana Porfíria Francisca de Alencastre, D. Pedro Porto Santo 13-09-1855 990 55 v.º
António Francisco Pestana Porfíria das Mercês e Alencastre, D. Simão Porto Santo 11-01-1857 990 77
António Francisco Pestana Porfíria das Mercês e Alencastre, D.* Tibúrcio Porto Santo 06-02-1848 989 15 v.º
António Francisco Pestana Porfíria das Mercês de Alencastre, D. Joaquina Porto Santo 24-11-1851 989 100 v.º
António Francisco Pestana Porfíria de Alencastre, D. Plautila Porto Santo 26-03-1853 989 134
António Francisco Pestana Porfíria de Alencastre, D.* Manuel Porto Santo 20-07-1845 988 145
António Francisco Pestana Porfíria das Mercês de Alencastre, D. Júlio Porto Santo 16-08-1846 988 171 v.º
António Francisco Pestana Porfíria das Mercês de Alencastre, D. Maria Porto Santo 12-05-1839 988 23
António Francisco Pestana Porfíria de Alencastre, D. Mamede Porto Santo 06-01-1842 988 77 v.º
António Francisco Pestana Porfíria de Alencastre, D.* Taumaturgo Porto Santo 16-01-1843 988 96 v.º
Filhos de Porfíria e António Francisco.
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Para visualizar estes registos, entre na base de dados do Arq. Regional, em batismos clicar onde se indica, e basta inscrever os nomes dos pais, neste caso o lugar é porto santo, e surgirão os nomes de todos os filhos do casal.
Espero que tenha avançado um pouco mais nas suas pesquisas depois destes dados.
Cpts Jorge Resende
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Senhor Jorge Resende
Muito muito obrigada por toda a sua informação. Vou procurar tudo como me indica! E vou então mandar novo mail ao Arquivo para me mandarem os assentos simples!
Cordiais saudações
Isabel
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Na informação que lhe enviei sobre os filhos de António e Porfírio, após o nome da mãe, Alencastre, surge um D e depois os nomes dos filhos, ora esse D não quer dizer que seja Dom mas sim esse D é de Dona Porfíria!
ReplyDirect link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Assim pensei! No entanto, uns aparecem com o D. e outros com D.* e aí não entendi o que significava o *. Tem algum significado especial?
ReplyDirect link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Já agora, sr Jorge Resende, se não o maçar muito, será que me poderia ajudar também a encontrar os meus trisavós , mas da parte da minha avó paterna?
A minha avó paterna (casada com Manuel Gregório Pestana Júnior) era: Maria Ângela Rêgo dos Santos (Pestana, de casada), e os seus pais eram: João Alexandrino Fernandes dos Santos e Maria Emília Rêgo, que me parece que casaram em 1897, na freguesia de São Gonçalo.
O meu objectivo é conseguir saber o nome dos pais da minha bisavó Maria Emília Rego, pois os do João Alexandrino já consegui saber que eram Manuel Fernandes de Andrade e Maria Fernandes Jardim, ambos de São Jorge, Madeira.
Desde já o meu muito obrigada
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
João Alexandrino Fernandes dos Santos Maria Emília Rego, D. São Gonçalo 1897 6599 A 4 v.º
Ano:
Data: 1897
Paróquia / Conservatória: São Gonçalo
MARIDO: João Alexandrino Fernandes dos Santos
Pai:
Mãe:
MULHER: Maria Emília Rego, D.
Pai:
Mãe:
Livro: 6599 A
Folha: 4 v.º
Obs:
O livro de casamentos de 1897 São Gonçalo não está digitalizado/online, pelo que terá também de solicitar ao Arquivo Regional o assento de casamento e aí de certeza que está o nome dos pais de Maria Emília Rego.
Sobre batismo de Maria Ângela Rego Santos, livro não online:
:Data: 02-02-1898
Paróquia / Conservatória: Sé
FILHO: Maria Ângela
Pai: João Alexandrino Fernandes dos Santos
Mãe: Maria Emília Rego Fernandes dos Santos, D.
Livro: 6420-A
Folha: 11-11 v.º
Obs: Notas marginais: "Docº nº 8" e "Cedula n.º 160822". Com o nome de Maria Ângela Rego Santos casou com Manuel Gregório Pestana Júnior, natural de Nossa Senhora da Piedade, Porto Santo, em 08.07.1916, na Conservatória do Funchal, reg.º n.º 226. Enviuvou em 19.08.1969. Faleceu em 18.07.1975, no Lumiar, Lisboa, Bol. 288, mç. 6. Averbamentos retirados do Lv.º 6420, reg.º 20, fl. 11-11 v.º.
Cpts
Jorge Resende
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Banco de Imagens
Ordenação: Ordem Alfabética / Data Crescente / Data Decrescente
Nome: João Alexandrino Fernandes dos Santos (1875, 1962), 1920 (c.), Funchal, ilha da Madeira
Descrição: Dr. João Alexandrino Fernandes dos Santos (1875; 1962).
Funchal, 1940 (c.).
Funchal, ilha da Madeira.
João Alexandrino Fernandes dos Santos (Arco de São Jorge, 28 Mar. 1875; Lisboa, 24 Set. 1962) era filho de Manuel Fernandes dos Santos e Maria Fernandes Jardim, vindo a ser sogro do Dr. Manuel Pestana Júnior. Médico pela Escola Médico-Cirúrgica do Funchal, veio a exercer clínica na cidade e foi professor do Liceu Jaime Moniz, fixando-se depois em Lisboa, sendo clínico no Hospital de São José e ocupou o lugar de inspector dos Hospitais Civis de Lisboa. Pub. por Luiz Peter Clode, Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses, Sécs. XIX e XX, edição de Caixa Económica do Funchal (1983), p. 425.
Arquipelago de Origem: Funchal
Data: 1920-00-00
Autor : Não identificado
Chegada ao Arquipelago: 2010-01-27
Proprietário da Peça: Caixa Económica do Funchal
Proprietário da Imagem: Espólio Luís Peter Clode
Autor da Imagem: Espólio Luís Peter Clode
Classificação da Imagem
Personalidades
- Advogados e médicos
Documentos
- Fotografia
Bibliografia
- Catálogos, guias e roteiros
Fotografia / imagem
- Costumes
- Personalidades
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Muito muito obrigada. Entretanto já consegui descobrir o nome dos pais da minha bisavó Maria Emília Rêgo!!!
O pai era: João Acciaiolly Rêgo (de São Jorge, Madeira, e filho de João Acciaiolly Rêgo e de Carolina Augusta Jardim) e a mãe: Júlia Gomes do Nascimento (da freguesia da Sé, Funchal, filha de António Gomes do Nascimento e de Maria Del Pilar Gomes ) e casaram em 1875 e paraalém da minha bisavó tiveram uma outra filha em 1881 (Júlia).
Mais uma vez o meu agradecimento
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
http://armdigital.arquivo-madeira.org/armdigital/component/armd/?view=item&prq=PT-ARM-PFUN08%2F2%2F1413&folha=ext1&offset=3 na imagem 97 do livro de casamentos de 1875, de São Pedro, o assento de casamento de João Acciaioly e Júlia Gomes Nascimento.
Se estiverem online vou enviar-lhe os assentos de batismo de João e Júlia.
Cpts, fico satisfeito pela evolução no conhecimento que tanto desejava
Jorge Resende
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
http://armdigital.arquivo-madeira.org/armdigital/component/armd/?view=item&prq=PT-ARM-PFUN10%2F1%2F1263&folha=ext1&offset=3
na imagem 2 assento de batismo de Júlia Gomes Nascimento.
Assento de batismo de João António não digitalizado. Os pais de Júlia, casaram em Tenerife.
Se tiver algumas dúvidas acerca do Arquivo Reg. da Madeira, informe.
Boas pesquisas
Jorge Resende
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Caro Jorge Resende
Mais uma vez agradeço tudo o que me tem enviado, que tem sido muito muito útil para a elaboração da minha árvore genealógica!
Através das suas informações e dos links que me forneceu, já consegui chegar bem longe! do lado do João António Acciaoilly Rego já consegui chegar aos pais , aos avós e bisavós dele. Do lado de Júlia Gomes do Nascimento cheguei aos pais (os que se casaram em Tenerife) e aos avós dela (do lado materno eram das Canárias e do lado paterno eram de cá da Madeira).
Vou continuar a investigação porque, para além de achar muito interessante, está a tornar-se mesmo viciante!! :)
Isabel Pestana
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Caro Jorge Resende
E lá continuo eu nas pesquisas! Agora a minha dificuldade está em conseguir saber o nome dos pais de António Francisco Pestana e de Porfíria das Mercês e Alencastre , que eram os progenitores de Manuel Gregório Pestana (meu bisavô paterno). Penso que seriam do Porto Santo também. No entanto, nos registos online do Arquivo Regional, por mais que tente não consegui ainda descobrir nada!
Será que me pode dar uma ajuda?
Desde já agradeço a sua atenção
Isabel Pestana
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
António Francisco Pestana Porfíria de Alencastre Porto Santo 1837 997 51 v.º
Não sei se já havia enviado, mas neste assento de casamento, de António e Porfíria deve estar o que pretende, todavia, os assentos de Porto Santo têm de ser solicitados ao ARM, não estão ao que parece, digitalizados
Jorge Resende
Direct link:
Procuro informação sobre meu bisavô paterno
Caro Jorge
Muito obrigada, uma vez mais, pela informação! Pois foi o que me pareceu em relação a não estarem digitalizados esses registo. Vou então solicitar ao ARM.
Obrigada pela atenção
Isabel
Direct link:
Como saber a minha ascendência mais remota ?
Boa noite!
Será que alguém me pode dizer o que devo e como devo fazer para conseguir chegar à Família da qual descendo?
Do lado paterno o meu sobrenome é "Vasconcelos Pestana". Sei que a família originária é da ilha de Porto Santo ( Madeira). Sei também que o meu avô paterno (Manuel Gregório Pestana júnior) descende por fêmea dos Crés (ou Acrés) , mas como esse sobrenome nada tem a ver com o meu , daí estar interessada em saber quem foram de facto os meus antepassados. Já sei também o nome do meu bisavô e do meu trisavô paterno.
Sei que os Pestana e os Vasconcelos foram para Porto Santo logo a seguir à sua descoberta!
Sei que , em princípio, pertencemos aos Pestana Velosa.
Desde já agradecida por qualquer informação
Isabel Pestana
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Nov 2024, 23:51