Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas

Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

#358900 | thamirisdc | 26 Jun 2015 05:41

Olá,

Estou tentando juntar alguns documentos para tirar a nacionalidade portuguesa para minha mãe (neta do português) mas não consegui encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô. Por favor alguém poderia dar uma ajuda nessa pesquisa? Sei somente o Distrito de nascimento Coimbra. Os dados que tenho são:

Nome : Benjamim Dias Garcia
Data de nascimento : 24-06-1893
Nome do pai : Joaquim Dias
Nome da mãe : Anna Gomes de Oliveira
Distrito do nascimento : Coimbra

Obrigada,

Thamiris Dias

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

#358901 | MCNN | 26 Jun 2015 11:07 | In reply to: #358900

Bom dia Thamiris


Seguem algumas perguntas cujas respostas podem ajudar a descobrir o que pretende:

Consegue precisar a data em que seu bisavô chegou ao Brasil ?

E em que porto desembarcou ?

Seu bisavô foi sozinho para o Brasil ou foi acompanhado ? Se foi acompanhado, quem o acompanhou ?

Sabe da existência de irmãos do seu bisavô ? Em caso afirmativo, sabe como se chamavam ?

Caso seu bisavô tenha casado no Brasil, saba onde, quando e com quem ele se casou ?


Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

#358902 | Erika Quintela | 26 Jun 2015 12:07 | In reply to: #358900

Boa tarde,

Tentarei ajudá-la contactando a Conservatória dos Registos Cívis de Coimbra. Mas atendendo à data de nascimento a certidão do seu avô deve estar numa paróquia (igreja) da localidade em que ele nasceu.

Não sabe em que localidade de Coimbra ele poderá ter nascido?

Cumprimentos,

Erika Quintela

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento Bisavô Português

#358904 | saintclair | 26 Jun 2015 14:04 | In reply to: #358902

-
O assento nascimento de 1893 poderá ser solicitado
ao Arq. Univ. Coimbra.
http://www.uc.pt/auc/info/contactos
Saintclair

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

#358906 | thamirisdc | 26 Jun 2015 14:21 | In reply to: #358901

Olá Mário,

Muito obrigada pela resposta. Então, as informações que tenho são essas. Tenho a certidão de casamento do meu bisavô com com a minha bisavó Prazeres Rosa do dia 18 de Junho de 1924 aqui no Brasil, na cidade de Santos - SP. Tenho os dados dela também que era portuguesa nascida no distrito de Guarda em 14-01-1899 nome do pai era. Sobre a data que chegou ao Brasil não sei responder.

Prazeres Rosa
14-01-1899
nome do pai - Luiz Francisco
nome da mãe - Rosa Anna

Com essas informações daria para buscar as certidões?

Muito obrigada pela ajuda,

Thamiris Dias

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

#358907 | thamirisdc | 26 Jun 2015 14:28 | In reply to: #358902

Oi Erika,

Não sei a localidade, na certidão de casamento dele com minha bisavó só consta o distrito de Coimbra como nascimento dele. Eles casaram em 18-06-1924 aqui no Brasil na cidade de Santos - SP. Tenho os dados dela que também era portuguesa nascida no distrito de Guarda.

nome: Prazeres Rosa
data de nascimento: 14-01-1899
nome do pai: Luiz Francisco
nome da mãe: Rosa Anna
nascida no distrito de Guarda

Obrigada pela ajuda,

Thamiris Dias

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

#358908 | mila1001 | 26 Jun 2015 15:57 | In reply to: #358900

Thamiris,
Consta a data de casamento de Benjamin e Prazeres no 1º cartorio civil de Santos,você pediu a certidão ?
A de inteiro teor é completa,algumas constam até a data do óbito.
Sabe quando eles faleceram?Pode pedir a busca ao cartorio,se foi em Santos,pois,o Sr Hidalgo costuma responder em 2 dias.Já solicitei muitos documentos,e,os recebi em uma semana.
BENJAMIM DIAS GARCIA
PRAZERES ROSA
Data do casamento: 18-06-1924
http://www.registrosantos.com.br/consulta.html


Encontrei o cartão de imigração de prazeres rosa Silva,e,com o numero RG e registro,poderá solicitar ao Arquivo nacional do RJ,o prontuario de imigrante,pois,ela deve ter apresentado documentos ,e,dito de onde era para ter sua carteira de estrangeiro,obrigatória a todo imigrante.Não esqueça da filiação e nascimento de P. Rosa Silva,RG,registro e data expedição.
Aqui está o link:
Arquivo nacional,: atendimento ao publico “clique aqui”
http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=168


veja o cartão:
cartão de imigração Prazeres Rosa Silva
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVSJ-WWN1
RG 119.065 registro 4359 expedido em Santos em 13/2/1941

Sei que há um arquivo municipal em Santos,fica no centro,que há livros para consulta.
Se algum filho de Rosa nasceu em santos,poderá solicitar o prontuario dela na Maternidade de Santos,eles só passam informação por e-mail.

Mila

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

#358910 | mila1001 | 26 Jun 2015 16:11 | In reply to: #358900

Thamiris,
Sabe se Prazeres Rosa tinha irmãs com nome Anna e Irene,e,se o pai trabalhava nas docas em Santos?
Mila

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

#358928 | thamirisdc | 27 Jun 2015 01:46 | In reply to: #358910

Mila,

Ela tinha sim. Essas duas são irmãs dela: Anna e Irene. Se o pai trabalhava nas docas de Santos não sei.

Isso auxilia no processo?

Obrigada,

Thamiris Dias

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

#358929 | thamirisdc | 27 Jun 2015 01:55 | In reply to: #358908

Mila,

Eu tenho a certidão de casamento comigo, mas não é a de inteiro teor. Nessa poderia encontrar a cidade de nascimento? freguesia? Não sabia dessa informação.

O número do RG é esse mesmo 119.065. O cartão de imigração correto também!

No arquivo nacional posso conseguir esse prontuário do imigrante então, caso não consiga a informação da cidade no cartório de Santos com a certidão de casamento. Correto?

Como me perguntou no outro post, ela tinha sim irmãs Irene e Anna. Como isso pode me ajudar?

Muito obrigada pela ajuda!

Thamiris Dias



Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

#358932 | mila1001 | 27 Jun 2015 13:05 | In reply to: #358900

Thamiris,
O importante é responder as perguntas que são feitas a você,por exemplo,perguntei sobre o pai de Prazeres Rosa,sabe se ele trabalhava nas docas?Não me respondeu,e,isso é importante!
Perguntei sobre as irmãs,sua resposta não me auxiliou,procure responder com o que sabe.Muitas vezes,temos uma resposta,mas,não podemos informar,pois,pode não fazer parte do que procura.

Agora vamos por parte...
Na certidão de inteiro teor,costuma constar no campo de averbações,as datas dos óbitos dos conjuges,o cartório.Este documento é mais caro,é mais completo,e,é o que é preciso para nacionalidade.
Se souber do óbito deles,é importante verificar junto ao cartório se consta alguma informação.Se residir em Santos vá até o 1ª cartório do sr Hidalgo,peça para ver o livro de casamento,eles não podem negar isso,pois,voc~e tem direito de ver,mas,lembre-se em levar documentos que comprovem o parentesco.Veja o nascimento dos filhos de Prazeres,em algum pode constar de onde os pais eram.

Para se casar em 1924,devem ter apresentado documentos,que costuma constar num livro do cartorio ,que podemos chamar de proclamas.Neste livro consta os dados dos conjuges,mas,a primeira barreira que encontramos,é que o cartório diz que não tem o livro,insista!Também deve ter em jornais da época o edital de proclamas do casamento,não sei se o Jornal é o Tribuna.É outra fonte de busca.

Quanto as irmas Irene e Anna,elas devem ter descendentes.Já falou com eles?Quem sabe consiga algum documento,ou nome de onde elas nasceram,casaram. Elas eram a mais velha e a mais nova,Prazeres era a do meio,podem ter nascido na mesma freguesia.Quem sabe conste a freguesia no casamento ou óbito delas.Se souber o nome do marido delas ou de algum filho,e,onde se casaram,também ajuda.

Agora vamos ao que encontrei...Perguntei sobre as irmãs,pois,localizei a chegada de Rosa Anna com 3 filhas (Irene,Prazeres e Ana) em 17/12/1912,cujo marido trabalhana nas docas em Santos,vapor Hollandia.No que encontrei diz que Rosa Anna nasceu em 8/8/1867 em Almeida e residia em Almeida.
Vou postar o que tenho,vai repetir alguns dados.

chegada rosa Anna,marido trabalhava docas Santos- 17/12/1912 vapor Hollandia partida 02/12/1912
família 43870 livro 07 a pag 132
filhas,Irene 16prazeres 14,Anna 9
nascimento Rosa Anna 8/8/1867 almeida e residencia
http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=07A&pagina=132&familia=43870



lista de bordo do navio,no dia 17/12 não esta completa!
http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/passageiros.php?pesq=1&navio=hollandia&periodo_ano=1912&periodo_ano2=&dt_ano=&dt_mes=&dt_dia=&Pesquisar=Pesquisar


Saiba que Almeida é Concelho e freguesia do Distrito de Guarda.
Escreva ao Distrito de Guarda,e,peça o processo de passaporte de Rosa Anna,natural e residente em Almeida,que embarcou em 02/12/1912 com as filhas Irene,Prazeres e Anna.Informe que Rosa veio encontrar o marido no Brasil.Neste processo deve contar os batismos das filhas.

Arquivo distrital guarda
mail@adgrd.dglab.gov.pt


Mas,lembre-se,não estou afirmando que é quem procura,mas,as coincidencias nas irmãs...

Agora entende a importãncia de responder ao que é perguntado?

Sei que vai dizer que o nome da mãe é Anna Rosa,mas,nem sempre é o que consta nos documentos.

A RG é a nacional ou a de estrangeiro que voce tem?Qual o ano?

Sabe se Prazeres casou na igreja?Se casou,deve ter apresentado certidão de batismo ao padre,ou,informado onde foi seu baismo.É outra fonte de busca...

Mila


Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

#358950 | mila1001 | 27 Jun 2015 22:51 | In reply to: #358900

Thamiris,

O vapor hollandia aportou no RJ em 16/12/1912,mas,a lista de passageiros é muito grande,sendo assim,não é possivel ver.
Você pode escrever ao Arquivo Nacional,e,solicitar o documento onde consta o nome de rosa Anna e as 3 filhas.
Aqui estão os dados do navio:
Relação de passageiros do vapor Hollandia (RV 165) G BR AN,RIO OL.0.RPV, PRJ.13657 16/12/1912

Mila

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

#358970 | thamirisdc | 28 Jun 2015 19:16 | In reply to: #358932

Mila,

Desculpe, mas tem informações que realmente não tenho, tipo:

-Não tenho a informação se o pai da Prazeres trabalhava nas docas de Santos
- Sei que ela tinha duas irmãs sim Irene e Anna

Não resido em Santos, amanhã vou ligar no cartório do sr. Hidalgo para verificar essas informações. Caso não me informem irei lá com a minha mãe para tentar de outra forma.

Preciso também resgatar a certidão do meu avô ( Filho da Prazeres) e verificar se la tem a informação da cidade de onde eles vieram também.

Quanto a pergunta do RG, tenho apenas o número do RG.

Vou tentar nesse cartório de Santos, acredito que seja o caminho certo. Depois que confirmar todos os dados irei solicitar a certidão em Portugal.

Muito obrigada pela ajuda,

Thamiris Dias




Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento Bisavô Portugues

#358974 | mila1001 | 28 Jun 2015 22:13 | In reply to: #358900

Thamiris,
Não precisa ir até santos,primeiro tente os documentos por e-mail.Entre no site do cart´rio,e,dolado esquerdo há "Pesquisas",veja as orientações.
Quando informei que consta o casamento no site de 1924,significa que alguém solicitou o documento,não sei se foi você,mas,escreva ao sr Hidalgo,forneça todos os dados,e,peça para verificarem se consta alguma averbação(óbito dos conjuges ou alguma outra informação).Se for fazero documento,peça a de inteiro teor.
Sabe se algum filho de Prazeres nasceu em Santos?Isso é importante,pois,se souber o nome e a data,eles também podem verificar.
Sei que nem sempre temos respostas para as perguntas,mas,a minha intenção é a de ajudar.
Quanto as irmãs Anna e Irene,se souber onde elas residiram,ou,com quem casaram (sobrenome),ou,se conhecerem algum descendente delas,seria uma outra busca.

Escreveu ao Distrito de Guarda para ver se eles localizam o processo de passaporte de Rosa Anna que partiu em 02/12/1912?Mencionou que viajou com as filhas?Saiba que para a obtenção do passaporte,a mãe deve ter apresentado o documento das filhas,que nada mais é do que o batismo.

Aqui está o site do cartorio:
www.registrosantos.com.br
E-mails .: Para Informações.: regcivil@litoral.com.br - Para Pesquisas.: registrosantos@yahoo.com.br :
Cartório Hidalgo - 1º Subdistrito de Registro Civil das Pessoas Naturais de Santos-SP - Telefones (13) 3223-5702 ou (13) 3223-5280

algumas informações sobre os óbitos e casamentos:
Outro detalhe importante é que; caso a pessoa tenha falecido em algum desses hospitais:
 Casa de Saúde, Cid Perez, Estivadores, Guilherme Alvaro, esses são somente alguns, o registro estará lavrado no 2º Subdistrito de Santos.
 E para o caso da pessoa ter o registro muito antigo e se o(a) cliente tiver duvidas da localização do assento, poderá ocorrer do registro ter sido lavrado na Cúria Diocesana de Santos ou em São Vicente, em virtude desses lugares terem os registros mais antigos da Baixada Santista.
 O Cartório de São Vicente começou suas atividades em 1875.
 Aqui no 1º Subdistrito de Santos os registros de Óbito começaram a serem lavrados a partir de 1897.

a) Para da pessoa que já é falecida e tenha o Óbito lavrado aqui no 1º Subdistrito, solicitamos a data ou preferencialmente o Livro, fls. e termo, porque, será verificada na Declaração de Óbito, se consta alguma informação do Casamento.
90% das pesquisas de Casamento são solucionadas com esta dica, os outros 10% são para os casos de solteiros e para os casos dos declarantes que não deram as informações corretas

Vou ver sobre a Curia Diocesana de Santos,eles costumam informar sobre nascimentos,casamentos e óbitos.Já solicitei um batismo,e,recebi o documento em poucos dias,eles cobram por isso.

Se puder responder sobre Irene e Anna,agradeço.
Mila

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 06:56

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen