Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Genética | Património

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359097 | fabi_machado | 03 Jul 2015 16:43

Gostaria de agradecer antecipadamente pela ajuda de todos!
Boa tarde,

Ja tentei de varias maneiras a localizar o assento de casamento dos bisavós, encaminhei e-mails a conservatórias- arquivo distritais, mas não obtive exito, por favor, peco ajuda a quem possa ajudar a localizar o assento, segue alguns dados abaixo :

Assento de casamento de : MARIA EMILIA BORGES, filho de ANTONIO PAULA PEREIRA e de MARIA THEREZA DE JESUS; com CARLOS BORGES, filha de MARGARIDA CONCEIÇÃO e de ANTONIO BORGES, celebrado entre os anos de ???
na freguesia de São João de Lobrigos , concelho da(e)(o) Santa Marta de Penaguião , distrito da(e)(o) Vila Real.
Nasceram nesta freguesia em 1893, mas não sei exatamente o ano.

Obrigado! :)
Fabiano

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359099 | saintclair | 03 Jul 2015 16:51 | In reply to: #359097

-
http://tombo.pt/f/smp08

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359101 | CAAM | 03 Jul 2015 17:06 | In reply to: #359097

Boa tarde,

O livro relativo ano de nascimento que refere encontra-se online; poderá procurar os respectivos assentos de baptismos:

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1082279

Se não constar neste volume, poderá procurar nos dos anos próximos:

http://tombo.pt/f/smp08

Em princípio, com os dados bastante conclusivos que apresenta, o Arquivo Distrital de Vila Real deveria fornecer cópias dos assentos de baptismo. Relativamente ao casamento, salvo melhor opinião, creio que o livro respectivo estará no Registo Civil de Santa Marta de Penaguião. Depois de confirmar os anos de nascimento poderá calcular um intervalo possível para o casamento, baseado na idade plausível dos noivos.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Miranda

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359102 | CAAM | 03 Jul 2015 17:12 | In reply to: #359101

Em relacao ao Carlos, confirma-se o baptismo em Fevereiro de 1893, embora ele tenha nascido no dia 6 de Dezembro [deve ser o ano anterior]. É a imagem 8.

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1082279

Carlos Miranda

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359103 | mila1001 | 03 Jul 2015 17:17 | In reply to: #359097

Fabiano,
os batismos são estes:
batismo Carlos nr 12 em 16/2/1893 imagem 8.tif
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1082279

batismo Emilia imagem 10.tif em 10/3/1893

não vi anotação de casamento,portanto,veja quem era o filho mais velho,pois,terá ideia do ano em que deve pesquisar o casamento.

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359104 | CAAM | 03 Jul 2015 17:23 | In reply to: #359097


Maria Emilia foi baptizada com o nome de Maria, assumiu o segundo nome posteriormente. A página já lhe foi indicada. Verifiquei todo o livro.

C M

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359106 | fabi_machado | 03 Jul 2015 17:55 | In reply to: #359104

Obrigado a todos pela ajuda! :)

Localizei o registro de estrangeiros do filhos mais velho de Carlos e Maria no Brasil.
Data Nascimento: 06-12.1911
Local: Lobrigos - Portugal

Solicitei junto a conservatória de Lobrigos o assento de casamento de Carlos e Maria entre 1909 e 1910 a resposta que nao foi encontrado.
Se o filho de Carlos e Maria nasceu em Portugal, acredito que o casamento tambem foi em Portugal,

Por favor, alguma dica, ajuda?

Obrigado a todos :)
Fabiano Machado

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359109 | CAAM | 03 Jul 2015 18:33 | In reply to: #359106

Eu contactaria:

http://www.igogo.pt/conservatoria-do-registo-civil-de-santa-marta-de-penaguiao/

De lá lhe dirao se o livro em questao ainda se encontra no concelho ou se já foi para o A. D. Vila Real.

Com os melhores cumprimentos,


Carlos Miranda

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359110 | mila1001 | 03 Jul 2015 19:00 | In reply to: #359097

Fabiano,

Poderá fazer o que o confrade acima orientou.
Escreva ao Arquivo Distrital de V.Real,e,peça cópia do batismo de Sebastião (data e filiação),quem sabe conste legitimação através do casamento dos pais.

ou,

Escreva ao Arquivo Nacional,veja o ultimo item,Atendimento à distancia,clique aqui...
Preencha o formulário com seus dados,e,com os dados do cartão de imigrante de Sebastião Borges(nascimento,local,filiação,rg,registro e data de 1957),e,aguarde a resposta.Aguarde a resposta,eles enviam fotocópias de tudo que constar no prontuário de registro do imigrante,não sai caro.

http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=168

aqui está o cartão de Sebastião:
http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=168

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359119 | GoldenDays | 04 Jul 2015 00:51 | In reply to: #359097

Boa noite Fabiano,

Disponibilizo-lhe aqui alguns dados adicionais constantes da minha base de dados familiar onde tanto ANTÓNIO BORGES FREDERICO como MARGARIDA DA CONCEIÇÃO aparecem como meus parentes colaterais afastados.

ANTÓNIO BORGES FREDERICO casou em 23 de Abril de 1890, em São João de Lobrigos, com MARGARIDA DA CONCEIÇÃO. Tiveram pelo menos uma filha MARGARIDA DA CONCEIÇÃO BORGES, nascida cerca de 1913, que casou em 25 de Abril de 1931, em São João de Lobrigos, com CAMILO CASTELO BRANCO JÚNIOR, nascido cerca de 1911 em Braga, filho do escritor CAMILO CASTELO BRANCO e MARIA BÁRBARA DO CARMO AZEVEDO.

O escritor foi notário em Santa Marta de Penaguião, concelho ao qual São João de Lobrigos pertence, tendo posteriormente o Cartório passado ao seu filho.

A referida MARIA DA CONCEIÇÃO BORGES veio a falecer prematuramente em 12 de Maio de 1937 em São João de Lobrigos.

A sua mãe, MARGARIDA DA CONCEIÇÃO, faleceu no Lugar do Pombal, em São João de Lobrigos, em 7 de Julho de 1933 tendo-lhe sobrevivido o marido ANTÓNIO BORGES FREDERICO.

Tenho igualmente que ANTÓNIO PAULO PEREIRA e TERESA DE JESUS, ambos de São João de Lobrigos, tiveram uma filha ANA DA CONCEIÇÃO nascida cerca de 1887. Portanto o matrimónio dos pais deverá ter ocorrido entre 1880 e 1886.

Esta ANA DA CONCEIÇÃO casou com ADOLFO DE ARAÚJO em 19 de Janeiro de 1907 na mesma freguesia de São João de Lobrigos.

Nada mais possuo sobre estes parentes afastados exceto alguns dos seus ancestrais que poderei facultar caso necessite.

Creio que estas informações lhe permitirão limitar os anos da sua pesquisa nas digitalizações que os outros confrades já indicaram.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359121 | mila1001 | 04 Jul 2015 02:11 | In reply to: #359097

Fabiano,

Não deixe de ver o que está escrito nos tópicos que criou em 11, 12 e 13 de maio,com esse mesmo assunto.
Ia me esquecendo há mais dois com data de 3 de julho.

São respostas que poderiam estar num tópico apenas...

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359122 | Ymsantos | 04 Jul 2015 05:24 | In reply to: #359121

Fabiano,

se a Mila não avisa ia escrever tudo aqui novamente.

Não entendi porque não pediu para pesquisarem o ano de 1911, mas como tem a data de nascimento do Sebastião, peça que verifiquem, nessa certidão, se os pais eram casados.

Sidney Moreira

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359129 | fabi_machado | 04 Jul 2015 15:26 | In reply to: #359122

Mila - Sidney,
Bom dia a todos! :)

Obrigado por mais uma vez me ajudar, desculpe sobre os tópicos , realmente não me atentei nesse ponto, peco imensa desculpas. :)
Foi solicitado o assento de casamento desde 1909- 1915 na conservatória de Santa Marta ( Lobrigos ), a resposta que não foi localizado. :(.

Mas o nome da bisavó fornecido é Maria Emília para busca e não Maria da Conceição, na certidão de Inteiro teor da Minha avó (filha do português), a filiação materna é Maria Emília Borges.

Estou confuso referente ao nome Maria da Conceição e Maria Emília, antigamente era "comum" trocar os nomes ? Sera esse o motivo que não estou localizando ?
Vou solicitar o assento de batismo de Sebastião conforme a orientação de vocês.

Mais uma vez agradeço antecipadamente!
Fabiano Machado.

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359130 | fabi_machado | 04 Jul 2015 15:30 | In reply to: #359119

Prezado ,Ribeiro de Araujo

Bom dia,

Obrigado pela informações, é de grande ajuda!
Os nomes Antonio Frederico Borges e Margarida da Conceição constam no assento de inteiro teor da filha Margarida Borges no caso minha avó.
Com os melhores cumprimentos.

Fabiano Machado

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359133 | mila1001 | 04 Jul 2015 17:07 | In reply to: #359097

Fabiano,
Já encontrei muitos imigrantes com nomes a mais,outros nomes,até na família,portanto,o que tem a fazer é ver ,anotar,as respostas a cada pergunta que fez.Coloque tudo numa ordem,pois,é muita informação.

Peça o batismo de Sebastião aoiDistrito,e,peça ao Arquivo Nacional o processo para registro de imigrante,pois,voce tem os dados no cartão de imigração.

Você não precisa se desculpar pelos tópicos,mas,creio que agora está entendendo a importancia de ter apenas um,,as informações ficam concentradas,e,sempre algum confrade se interessa pelo assunto,e,muitas vezes,nos surpreende com uma ótima noticia.

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359148 | GoldenDays | 05 Jul 2015 01:23 | In reply to: #359130

Prezado Fabiano,

Permita-me que lhe envie algumas indicações e comentários sobre este tópico.

Maria Emília é o nome provável da filha de António Paulo Pereira e Maria Teresa de Jesus. No seu assento de batismo consta apenas Maria, mas se reparar bem o nome da madrinha é Maria Emília. Era e ainda é vulgar os padrinhos darem o nome a quem era batizado.

Já o apelido Borges, sendo o do marido, só faz sentido tê-lo adotado no casamento como é costume em Portugal.

Maria Emília nasceu em 1893-02-13, foi batizada em 1893-03-10 e obteve o passaporte em 1913-07-18 tendo averbado o filho Sebastião no documento. Isso já todos sabemos.

Sebastião é dado no Registo dos Estrangeiros em São Paulo como comerciante e como tendo nascido em 1911-12-06. Portanto, terá nascido em São João de Lobrigos, isto é antes do passaporte ser emitido.

O local e data do casamento dos pais permanece uma incógnita. O mais provável é terem casado pouco antes do primeiro filho ter nascido. Se o Sebastião foi o primeiro filho isso terá ocorrido provavelmente em 1911 (ou 1910). Como também sabe os assentos de casamento desses anos não estão ainda online.

É igualmente válido apontar para a hipótese de já terem casado no Brasil como sugere a confrera Mila.

Se o assento de batismo do Sebastião for encontrado em São João de Lobrigos a dúvida ficará provavelmente esclarecida, pois se a mãe do Sebastião fosse solteira, o pároco não teria deixado de mencionar no seu assento de batismo que era “filho natural” de Maria Emília.

Considere, porém, que em 1911 já estávamos em Portugal na vigência da República implantada em 1910, num período em que o tratamento destes casos não era homogéneo em todo o País

Pelas novas leis da República todos os filhos tinham o direito de ver o nome dos seus pais declarados e não de ser dados como “filhos de pai incógnito”. Isso, porém levou muitos anos a desaparecer.

Como exemplo de problemas desse tipo em São João de Lobrigos devo-lhe dizer que ainda não encontrei o assento de casamento dos meus avós maternos e apenas desses, muito embora tenha encontrado os dos ancestrais de ambos. Todos os filhos foram registados com os nomes dos pais e com menção de que os pais eram "assistentes nesta freguesia", isto é assistiam à missa na igreja da paróquia e os filhos não eram declarados como naturais razão pela qual assim se confirmava que os pais estavam casados perante a Igeja. Mas não dizendo que tinham sido "recebidos nesta freguesia", expressão de uso não obrigatório, poderia significar a possibilidade de terem contraído matrimónio noutra freguesia. Saber qual é porém um ato de adivinhação!

A minha própria mãe que nasceu em 1911 nesse local só teve o registo de nascimento feito em 1941, nos termos do Artigo 239 do Registo Civil.
___________________________________
Transcrição do Artigo:

Cap. II - Dos actos do registo em especial
Secção I - Do registo de nascimentos
Sub-secção I - Da declaração

.....
Artigo 239 - A todos os indivíduos maiores de 14 anos que não tiverem o seu nascimento inscrito é permitido declararem eles próprios, em qualquer idade, o seu nascimento perante o funcionário do lugar do seu domicílio, desde que o dito funcionário se certifique da veracidade das declarações do registando, devendo para esta espécie de registos exigir-se quatro testemunhas que assinem o assento
parágrafo único - Neste caso será também devido o emolumento a que se refere o artigo anterior.
___________________________________

Isto é a própria Lei admitia que podiam nesse período existir nascimentos que não tivessem sido inscritos, pois alguns padres interpretavam que já não era sua responsabilidade fazerem os assentos e as populações tinham os filhos e por omissão ou desconhecimento das novas leis por vezes não os registavam de imediato, sobretudo em aldeias (como São João de Lobrigos) onde era vulgar nascerem nessa época 10 ou mais filhos de um só casamento.

Não o quero desanimar mas tão-somente dar-lhe um “retrato” de qual a situação vivida nessa época.

Acresce que ainda não consegui deslindar o que está escrito na imagem que a confreira Mila colocou aqui em relação ao passaporte 2677. Não consegui ainda entender o texto imediatamente anterior a “Maria da Conceição” e essas duas linhas são também importantes para perceber o porquê dessa referência. Será que a confreira Mila me pode ajudar a decifrá-lo?

Continuação de boas pesquisas e de bom fim de semana.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359155 | mila1001 | 05 Jul 2015 13:14 | In reply to: #359097

Confrade Ribeiro de Araujo,
Estive a procurar o tal passaporte 2677,pois,como há mais tópicos de Fabiano,fica dificil localizar o que respondi.Espero que seja isto:

Passaporte no Distrito de Vila Real-Maria da conceição,mas,não decifrei o nome antes do dela quando visualizei o passaporte na imagem 386.tif
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1070549
1-Passaporte de Maria Emilia Borges que veio com o filho Sebastiao de 19 meses.Penso que seja sua "bisa"
1913-07-18 a 1913-07-18
DATAS DESCRITIVAS
Vila Real, 18/07/1913
DIMENSÃO E SUPORTE
160x210 mm.; Papel
ÂMBITO E CONTEÚDO
Requerente: Maria Emília ou Maria da Conceição
Idade: 20 anos
Freguesia: São João de Lobrigos
Concelho: Santa Marta de Penaguião
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Sebastião Borges (filho, 19 meses)
Destino: Brasil
COTA ATUAL
F. 384v
COTA ORIGINAL
2677
Imagem 386 passaporte 2677 Maria Emilia Filha Maria da Conceição
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1070549


Localizei tambem os cartôes de imigração:
Cartão de imigração de Carlos Borges
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVSN-GVTY
Cartão de Imigracao Sebastião Borges
Nascimento 6/12/1911
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVSN-GVTY

Onde orientei o Fabiano a solicitar ao Arquivo Nacional do RJ o prontuário de registo de imigrante.De acordo com o governo brasileiro,a partir de 1930,todo estrangeiro era obrigado a fazer seu registo nacional de estrangeiro (RNE),e,comparecia à Policia federal munido de documentos ,cartas de apresentação,de trabalho,certidão de casamento,e,estes documentos encontram-se no Arquivo Nacional,mas,só podemos solicitar fotocópias dos documentos pessoalmente,ou,através de e-mail.É um serviço pago,mas,não é caro.Para fazer,por e-mail,temos que acessar:
www.arquivonacional.gov.br
entrar em Consultas,Acervo sobre Estrangeiro
irá abrir uma tela onde podemos consultar a lista de navios do RJ,e,outros serviços.No final da página,há Atendimento à distancia,e,está escrito clique aqui, abre um formulário ,onde preenchemos nossos dados,e,em oservações colocamos o nome do imigrante,filiação,nascimento,nr passaporte,registro e carteira e a data de expediçao,ou seja,os dados do cartão de imigrção.Após um tempo,recebemos resposta do valor da despesa,e,uma ficha GRU para pagarmos nos bancos.Estes documentos serão enviados a nossa morada pelos correios.

Também encontrei:
2-batismo de Carlos em 1893
Igreja Paroquial S João Lobrigos,Concelho Santa Marta de Penaguião
encontrei um batismo de Carlos,filho de Antonio Borges e Margarida da Conceição nr12 em 19/02/1893
imagem 8.tif
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1082279

3-batismo de Maria,na igreja acima citada
filha de Antonio Paulo Pereira e Maria Tereza de Jesus
nr17 em 10/03/1893 imagem 10.tif
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1082279


Qualquer duvida,por favor,escreva.Estarei pronta a responder.
Cumprimentos.
Mila

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359157 | GoldenDays | 05 Jul 2015 13:38 | In reply to: #359155

Prezada confreira Mila,

Nada mais tenho a acrescentar à sua valiosíssima contribuição para este tópico e para os demais onde a vejo presente sempre com a vontade de ajudar, que é aquela que também me norteia sobretudo quando observo que os pedidos se referem a freguesias que conheço melhor como é o caso de São João de Lobrigos.

Verifico que também infelizmente não conseguiu intepretar a caligrafia do referido passaporte. A mim parece-me que antes de "Maria da Conceição" aparece uma abreviatura de "Francisco" ou "filha" mas só fará sentido se conseguirmos decifrar as palavras anteriores.

Talvez algum confrade mais experiente nos possa ajudar neste propósito e dar assim alguma "dica" ao Fabiano.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359158 | roz | 05 Jul 2015 14:48 | In reply to: #359157

Caro Ribeiro de Araujo

O que leio a seguir a M.a Em.a 'e "conh. tambem p.r M.a da Con.cao -----" e que querera' dizer : conhecida por Maria da Conceicao -----. Nao percebo a ultima palavra.

Era isto que procurava?
Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359159 | roz | 05 Jul 2015 14:50 | In reply to: #359155

Cara Mila

Por favor veja a resposta que dei ao confrade Ribeiro de Araujo.
Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359160 | fabi_machado | 05 Jul 2015 14:58 | In reply to: #359157

Prezados,
Bom dia

Sr(a) Mila, Ribeiro Araujo,Sidney

Muito obrigado, não tenho palavras para agradece-los, informações preciosas que não conseguiria sem a ajuda de vocês, quanta generosidade e vontade de ajudar existe dentro de vocês.
Tenho certeza que são meus bisavós, conforme orientação da Mila, já encaminhei e-mail ao arquivo nacional com as informações do cartão do estrangeiro de Carlos e Sebastião, vamos aguardar e quem sabe deciframos esse enigma do casamento de Carlos e Maria.

Mais uma vez, meus sinceros agradecimento pela ajuda e suporte prestado.

Mila , Ribeiro Araujo, um forte abraco, manter-lhes-ei informados! :)

Com os melhores cumprimentos
Fabiano Machado

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359161 | GoldenDays | 05 Jul 2015 15:02 | In reply to: #359158

Prezada Confreira Rosário,

Muito obrigado pela sua prestimosa e útil achega. Estava com dificuldade em lá chegar e, assim sendo, a "confusão" entre os nomes atribuídos à mesma pessoa em documentos diversos estará esclarecida!

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Ajuda para localizar assento de Casamento bisavós,

#359162 | mila1001 | 05 Jul 2015 15:09 | In reply to: #359097

Estimada Rosario e Ribeiro Araujo,

Agradeço por tudo.Acho que deciframos a incógnita Emilia ou Conceição.

Fabiano,escreva ao Arquivo Distrital de vila real,e,peça o processo de passaporte de maria da Conceição,nr 2677,e,veja os dados,resposta que enviei horas atrás.
mail@advrl.dglab.gov.pt

Cumprimentos.
Mila

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Jun 2024, 13:59

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen