Família Miranda e Carneiro da Fontoura - Sanfins da Castanheira, Chaves

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Formação | Património | Pessoas

Família Miranda e Carneiro da Fontoura - Sanfins da Castanheira, Chaves

#359947 | Bruno_Lino | 25 Jul 2015 21:40

Boa noite!...

Caros Confrades / Confreiras tenho um dilema e gostaria que comentassem a vossa opinião acerca dele, o qual irei apresentar a seguir:

1º - Descendo de D. Maria de Miranda Carneiro da Fontoura (que nasceu entre 1690-1700, na freguesia de Sanfins da Castanheira, concelho de Chaves).

Filha de Miguel Álvares (natural de Bouçoães, concelho de Valpaços) e de sua esposa D. Isabel Carneiro (natural da freguesia de Sanfins, concelho de Chaves).


No entanto, devido à inexistência de livros paroquiais, para as datas que necessito, torna o desenvolvimento desta pesquisa complicado.

Mas, como a família Carneiro Fontoura em Chaves é bastante estudada e conhecida comecei a pesquisar na base de dados do Geneall e pela internet, sobre qualquer informação sobre os Carneiro Fontoura - com ligação aos Miranda - e ... encontrei "talvez qualquer coisa de útil":


1. Diogo Carneiro Fontoura, fº Manuel Fontoura cc Maria Carneiro Vieira, de Chaves cc Isabel Gonçalves, e tiveram:

1) Domingos Carneiro Fontoura;
2) António Carneiro Fontoura;
3) Teodora;
4) Pe. João Carneiro da Fontoura, que teve uma filha - MARIA CARNEIRO - cc Sebastião de Miranda (natural de Sanfins da Castanheira) c.g.
5) Maria Vieira Carneiro cc Feliciano Gonçalves Capela e tiveram:

- Pe. Elizeu Capela (c.g.);
- Máximo Capela;
- Isabel Carneiro (cc 14.02.1626) Francisco de Avillez Ramirez, que tiveram vários filhos, entre eles:

Maria de Avillez Carneiro cc 1º Amaro Teixeira de Sampaio
cc 2º Sebastião de Miranda (nat. de Sanfins da Castanheira)

Isto tudo, para insinuar que Maria de Avillez Carneiro casada a 2ª vez entre 1665-1675, na freguesia de Sanfins da Castanheira, com Sebastião de Miranda, possa ser mãe da 'minha' Isabel Carneiro (que nasceu entre 1665-1680, na freguesia de Sanfins da Castanheira).
Já para não falar que a filha de Isabel Carneiro (Maria de Miranda Carneiro) cc Elizeu Capela, natural da freguesia de Lebução, filho de Martim (-nho) Capela e Antónia Teixeira!!!

Logo, e para concluir este raciocínio, dá para entender que (claro, que esta teoria for verdade) a Maria de Miranda Carneiro e o Elizeu Capela são ainda primos, ela neta de Isabel bisneta de Isabel Carneiro e ele talvez bisneto /neto do Pe. Elizeu Capela (pois deste padre há descendência)... São muitas as coincidências!!!

Na verdade também existe a Maria Carneiro (n. cerca de 1600) que casou com um Sebastião de Miranda (também da freguesia de Sanfins), mas as datas são um pouco anteriores, pois desde 1600-1675, teria de "encaixar" mais 1 ou 2 pessoas, antes da Isabel Carneiro).

O que acham destas deduções? Acham-nas plausíveis?


Atenciosamente,

Bruno

Reply

Direct link:

Família Miranda e Carneiro da Fontoura - Sanfins da Castanheira, Chaves

#359968 | Al.Cunha | 26 Jul 2015 18:31 | In reply to: #359947

Prezado confrade.
Boa tarde.
Veja sff trabalho de Luis de Mello Vaz de São Payo, Famílias de Chaves, publicado em *Raízes & Memórias* da Associação Portuguesa de Genealogia, Nºs 12 e 13 respectivamente de Junho de 1996 e Outubro de 1997.
No Nº 13 pag 145 fala da filha do Pe João da Fontoura Carneiro, prior de Bornes e de sua filha Domingas Carneiro (e não Maria como dizem outros autores) casada com Sebastião de Miranda Osório.

Não responderá a todas as suas questões mas dará uma ajuda.
Cumprimentos
Al.Cunha

Reply

Direct link:

Família Miranda e Carneiro da Fontoura - Sanfins da Castanheira, Chaves

#437811 | we4we | 27 Nov 2021 18:54 | In reply to: #359947

Deparei com este tópico e posso, pelo menos, confirmar uma das suas assunções.

Sou descendente de Martinho Capela e de Antónia Teixeira (meus 8os avós), de Lebução, por via de um dos seus filhos, João Teixeira (meu 7º avô). Um dos outros filhos do casal, Elísio (assumo que seja o mesmo Eliseu a que se refere como seu antepasado), nasceu em Lebução a 12.04.1689. Acresce que uma das suas irmãs, Madalena, nascida a 18.04.1804 em Lebução, casou a 27.02.1750 (também em Lebução; curiosamente surge como Madalena Carneira nesse registo de casamento, apesar de ser filha de Martinho Capela e Antónia Teixeira... poderia isto ter em atenção o apelido da mãe de Eliseu?). No seu assento de casamento, vem o nome dos avõs paternos, Eliseu Capela e Catarina Fernandes. Isto indica que o seu Elísio / Eliseu é neto de Eliseu Capela. A questão é que esse é o único documento em que encontro referências a Eliseu Capela, e aparece descrito como sendo de Izei (o que faz sentido, pois analisando o nobiliário de Felgueiras Gayo encontram-se referências a uma suposta sobrinha de Eliseu, chamada Máxima, que terá vivido em Izei), mas não há a referência de ele ser padre.

Ainda relativamente a Felgueiras Gayo, encontrei o registo de casamento de Feliciano Gomes Capela com Maria Vieira Carneiro (16.09.1600, Santa Maria Maior, Chaves), bem como os assentos de baptismo dos dois filhos mais velhos. Máxima, baptizada a 09.04.1601 em Santa Maria Maior (poderá ser a mesma referida no nobiliário, mas sendo assim seria irmã e não sobrinha de Eliseu) e Matias (nome do pai de Feliciano), baptizado a 09.04.1602 também em Santa Maria Maior. Não encontrei, ainda, os assentos de baptismo de Máximo Capela, Eliseu Capela ou de Isabel Carneiro.

Numa árvore do myheritage, encontro referências a Eliseu Capela ter sido padre cura em Santa Maria Maior e pároco encomendado em Lebução (este segundo facto aparece referido no nobiliário). Ainda não encontrei confirmação documental de qualquer um desses factos, nomeadamente nos assentos de Santa Maria Maior, do período em que Eliseu Capela deveria ter deixado registos, se fosse padre cura nessa freguesia. O facto que mais estranho é que, aceitando que Eliseu Capela tenha sido pároco encomedado em Lebução (supõe-se que por volta de 1650), não apareça essa designação no assento de casamento da neta Madalena, na mesma Lebução (mesmo tendo em conta que teriam passado perto de 100 anos desde esse evento). Quanto à enorme diferença entre o eventual nascimento de Eliseu Capela (deverá ter sido por volta de 1610) e a dos seus netos, filhos de Martinho Capela e Antónia Teixeira, poderia explicar-se pelo facto de Martinho Capela se ter casado em 2as núpcias com Antónia Teixeira. E, talvez, Martinho tenha nascido já quando Eliseu era de certa idade.

De qualquer maneira, gostaria de lhe perguntar onde encontrou registos do casamento de Elísio / Eliseu Capela com Maria de Miranda Carneiro. Foi em Sanfins de Castanheira?

Cumprimentos,
Ricardo Teixeira

Reply

Direct link:

Família Miranda e Carneiro da Fontoura - Sanfins da Castanheira, Chaves

#437812 | we4we | 27 Nov 2021 18:55 | In reply to: #437811

Em cima, onde se lê 18.04.1804, deve ler-se 18.04.1704.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 06 Jan 2025, 10:19

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen