ajuda para encontrar assento de Baptismo

This topic is classified in the following rooms Pessoas

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360461 | Carlos Cos | 15 Aug 2015 23:30

Caros Confrades, venho por meio desta a pedir uma orientação sobre Certidão de Assentamento do meu falecido Pai, que nasceu em Lamego, Portugal (não conheço a freguesia, nem a conservatória) no ano de 1901. Preciso saber como adquirir este documento para que eu possa dar entrada em um processo de NATURALIZAÇÃO PORTUGUESA.
Meu nome é Marlene Costa Laporta. Sou Brasileira.
Dados do meu Falecido Avô:
Nome: Carlos Costa - ou Carlos da Costa
Filho de: João da Costa e Josephina Rodrigues da Costa
Natural de: Lamego
Nascido em 14/07/1953
Apenas tenho como documento dele a Certidão de Casamento
Desde já Agradeço imensamente pela atenção. deixarei alguns contactos para fácil comunicação.


E-MAIL: eglelaporta@hotmail.com.br
Um Grande abraço, e obrigado novamente pelas informações e pela atenção!

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360462 | mila1001 | 16 Aug 2015 00:06 | In reply to: #360461

Marlene,

Lamego é um concelho do Distrito de Viseu,e,tem varias freguesias.teria que pesquisar em cada uma,no ano de 1853 :
http://tombo.pt/m/lmg

Encontrei o cartão de imigração SP de Carlos Costa;

https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVSJ-7CNG

Poderá solicitar cópia do processo de registro de imigrante ao Arquiivo Nacional,coloque todos os dados do cartão,RG,Registro,data set/1942,filiação,etc...
Escreva para consultas@arquivonacional.gov.br ,e,eles mandarão resposta,com o valor das fotocópias.

Já procurou saber se no óbito de Carlos não consta o nome da freguesia?

O ano é 1853 ,e,não 1953 como informou.

Saiba que pode ter o batismo ,de graça,na pesquisa.Pode imprimi-lo,e,se quiser um original,terá que pedir ao Arquivo Viseu,por e-mail.Saiba que custa 20 euros,já com correios.Digo isso,pois,tem pessoal oferecendo serviços,que invade os tópicos,e,não é esse o intuito do geneall.Os confrades que aqui auxiliam não cobram nada!

Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360474 | Carlos Cos | 16 Aug 2015 18:24 | In reply to: #360462

Mila, muito obrigado pela sua atenção. O ano de óbto está correto com a data 3/06/1953, falecido aqui no Brasil, tenho a certidão de óbto comigo. Quanto a freguesia, já procurei, e não tenho informações dela. Como posso procurá-la?
Muito obrigado, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360476 | Carlos Cos | 16 Aug 2015 18:42 | In reply to: #360462

Mila, por favor, voce mencionou que posso ter o batismo de graça. Como consigo?
Grata, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360482 | mila1001 | 16 Aug 2015 20:48 | In reply to: #360476

Marlene.

voce menciona Carlos,filho de Joao nascido em 14/7/1953,em Lamego.ou seja,voce quer o nascimento de 1953??È isso que quero que confirme,pois,se ele nasceu neste ano,terá que solicitar à Conservatória,e,o documento é pago.
Quando lhe disse que pode ter o batismo de graça,foi porque pensei que tivesse errado a data de nascimento.Mencionei o ano de 1853,pois,algumas vezes erramos o ano ao iniciar o tópico.

Lamego tem muitas freguesias,portanto,confirme a data de nascimento do Carlos,e,o óbito ocorrido em junho/1953,de quem é?Diga em que cidade foi o óbito.

Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360483 | Carlos Cos | 16 Aug 2015 21:30 | In reply to: #360482

Mila:
Sim, Carlos filho de João, nasceu em 14/07/1901 em Lamego, Portugal. Veio para o Brasil em 1942, sim conforme o cartão de imigração que voce localizou. Faleceu em 03/06/1953, aqui no Brasil. Agora que voce encontrou o cartão de imigração, o que devo fazer?
Novamente, agradeço sua orientação, e tempo.
Grata, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360488 | mila1001 | 16 Aug 2015 23:48 | In reply to: #360461

Marlene,

Expliquei o que poderia fazer com os dados do cartão de imigração,bem como,coloquei onde poderia pesquisar os batismos nas freguesias de Lamego,pois,não sabe se ele nasceu na freguesia com o nome de lamego,ou,em outra freguesia do Concelho de lamego.
Veja o que lhe orientei:
"Lamego é um concelho do Distrito de Viseu,e,tem varias freguesias.teria que pesquisar em cada uma,no ano de 1853 :
http://tombo.pt/m/lmg

Encontrei o cartão de imigração SP de Carlos Costa;

https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVSJ-7CNG

Poderá solicitar cópia do processo de registro de imigrante ao Arquiivo Nacional,coloque todos os dados do cartão,RG,Registro,data set/1942,filiação,etc...
Escreva para consultas@arquivonacional.gov.br ,e,eles mandarão resposta,com o valor das fotocópias.
""

Portanto,poderá pesquisar os batismos no ano de 1901 nas freguesias do tombo (endereço acima),ou,solicitar cópia do processo de imigrante que Carlos fez para tirar sua carteira de estrangeiro (RNE),onde poderá ter informado a freguesia.

Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360493 | mila1001 | 17 Aug 2015 11:32 | In reply to: #360461

Marlene,

Onde foi o casamento de Carlos?Informe a data,cidade,nome da esposa,pois,pode haver livro digitalizado do casamento civil ou religioso.Se houve casamento religioso,ele apresentou certificado de batismo,informando onde e em que igreja isso ocorreu.outra possibilidade é haver habilitação de casamento na Curia a que pertença a igreja.

Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360494 | Carlos Cos | 17 Aug 2015 12:21 | In reply to: #360493

Bom dia Mila.
Novamente, agradeço por sua ajuda.
Meu pai nasceu em 14/01/1901. Veio para o Brasil, em 26/05/1915.
Casou-se aqui no Brasil, com a minha avó, conforme certidão de casamento, em 1925, em cartório aqui do Brasil. Não consta freguesia. Apenas, nascido em Lamego, Portugal.
Temos pela sua pesquisa o numero da carteira de identidade 619.188, registro 150.072 - exp em 22-8-42. Isso é tudo que tenho até o momento. Continuo a buscar por mais dados.
Mila, muito obrigado, por sua atenção, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360495 | Carlos Cos | 17 Aug 2015 12:29 | In reply to: #360494

Mila, vou verificar junto ao cartório se tenho alguma informação. Ou tambem de casamento religioso. Informo se achar algo. Enquanto isso, continuo procurando pelo link do tombo.
Grata, Egle

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360499 | Carlos Cos | 17 Aug 2015 13:38 | In reply to: #360461

Mila, já me comuniquei com o cartório daqui, ele vão pesquisar a documentação apresentada no casamento. Sei que o numero do documento de identidade dele.
Quanto ao tombo, ainda não localizei nada da certidão dele.
Se ele casou no Brasil, ele perdeu a nacionalidade Portuguesa, por casar com estrangeiro?
Grata, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360502 | mila1001 | 17 Aug 2015 14:52 | In reply to: #360461

Marlene,
Não perdeu a nacionalidade.
Ele se casou em SP?

Qto a pesquisar no tombo,nem sempre encontrará o batismo na data de nascimento que constava nos documentos brasileiros,pois,muitas vezes estão erradas.Pode ter nascido num mês,e,o batismo muito tempo depois.

Solicitar alguma coisa nos cartórios,na maioria das vezes a resposta é negativa,por isso,não desista se receber essa resposta.Costumo ir pessoalmente,pois,peço para ver o livro,coisa que eles não gostam,mas,é um direito que temos.Se for,leve a certidão de casamento,pois,é uma prova de que é parente.A certidão é de inteiro teor?É a mais completa,consta óbito dos conjuges,livros,herdeiros.

Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360503 | Carlos Cos | 17 Aug 2015 15:14 | In reply to: #360502

Obrigado, Mila, pelo retorno.
Meu pai Carlos, sim se casou aqui em São Paulo. Essa é a dificuldade que tenho, pois ainda estou no Brasil. Só consigo me comunicar com os cartórios e arquivos, por Email, por enquanto. Voces tem alguma lista de emais das freguesias?
Grata, Egle

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360505 | Carlos Cos | 17 Aug 2015 15:18 | In reply to: #360503

Mila, voce me perguntou da certidão, é uma certidão simples. Apenas tem o nome, nome do pai da Mãe, data de nascimento. Mas pedi para o cartorio pesquisar se tem arquivado outros documentos.
Obrigado, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360509 | Carlos Cos | 17 Aug 2015 17:02 | In reply to: #360461

Mila, será que se consegue o registro de passaporte ai em Portugal, do meu avô Carlos Costa, que chegou aqui no Brasil em 26/05/1915? Ou do pai dele João Da Costa?
Grata, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360522 | Carlos Cos | 17 Aug 2015 19:10 | In reply to: #360461

Mila, boa tarde.

Escrevi para o arquivo nacional, estou aguardando resposta deles.
Grata, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360528 | mila1001 | 17 Aug 2015 21:18 | In reply to: #360461

Marlene,
como já escrevi antes,informações pela metade não auxiliam muito...

Não informou o cartório do casamento,nem a data,muito menos o nome da esposa,ou seja,está perdendo tempo,pois,muitos que auxiliam não podem fazer isso,se não há informações que direcionem a pesquisa.
Voce já esta querendo encontrar passaporte,teria que escrever ao Arquivo e,solicitar o processo do passaporte,mas,para isso,é preciso saber o numero do documento.
Seria importante,procurar uma coisa de cada vez.
Se já tivesse falado do casamento,eu poderia ter pesquisado o casamento religioso,pois,se aconteceu,foi na igreja proxima de onde residiam,ou seja,seria uma busca a mais.

Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360530 | Carlos Cos | 17 Aug 2015 21:41 | In reply to: #360528

Mila, obrigado pelo conselho. Vou segui sua orientação! Quanto ao casamento, tanto civil, quanto religioso, foi feito aqui no Brasil. Como informei, entrei em contato com o cartório, e eles estão providenciando a microfilmagem dos documentos apresentados para o casamento. Assim que me enviarem, comunico. Quanto ao passaporte, eu me apressei, pois minha neta tem intenção de estudar em Portugal, por isso minha pressa. Peço desculpas por atropelar um pouco o curso da pesquisa. Te agradeço novamente, por sua ajuda. Vou seguir seus conselhos passo a passo. Obrigado, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360548 | Carlos Cos | 18 Aug 2015 15:50 | In reply to: #360461

Mila, bom dia.
Informo que o cartório levará dez dias para a microfilmagem dos documentos apresentados para o casamento realizado aqui no Brasil.
A certidão de casamento é do dia 30 de maio de 1925, Livro B nº21, Fls 52v. O nome de minha mãe é Lucia Solferini. O Cartorio, chama-se: Cartório do Registro Civil Belenzinho - 10º subdistrito, São Paulo - Capital, Brasil
Voce precisa de mais alguma informação da certidão de casamento?
No aguar, e muito obrigado, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360558 | mila1001 | 18 Aug 2015 21:00 | In reply to: #360461

Marlene,

Os arquivos catolicos da paroquia São José do Belem só estão disponiveis até 1922,depois,fui ver São Joao Batista (Pari),não tem tambem do ano 1925.
Seria interessante falar com as igrejas,e,saber se os livros de casamento do ano 1925 estão com elas,ou,se estão na Curia Metropolitana (Sé).
As igrejas costumam ter o arquivo do certificado de batismo,sendo assim,Carlos deve ter informado a igreja onde foi seu batismo.
A Curia mantem arquivo das dispensas matrimoniais de todas igrejas,mas,como não sabe se eles se casaram na igreja,seria importante ter mais informações,ou,então,ver se existe alguma foto de sua mãe vestida de noiva.
Seus pais podem ter se casado na igreja perto de onde sua mãe residia,já verificou se há endereço na certidão?São pequenos detalhes que auxiliam muito.
Ligue na Curia,e,pergunte sobre as dispensas matrimonias de 1925,mas,seria importante ter uma idéia da igreja.

Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360559 | Carlos Cos | 18 Aug 2015 21:09 | In reply to: #360558

Mila, obrigado, pelo retorno. Vou perguntar aos familiares e tem informações, e vou ligar na Cúria. Vou te mantendo informada. Obrigado por enquanto, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360560 | Carlos Cos | 18 Aug 2015 21:35 | In reply to: #360461

Mila, tenho informações: meu pai morreu quando eu tinha 10 anos. Por isso, não tenho muitos documentos. Mas, perguntei para familiares, eles dissera ser mais provável que fosse na igreja de São João Batista do Brás, ou na Capela da Vila Maria Zélia, na rua Maria Zelia. Ele conheceu pessoalmente a Sra. Maria Zelia, que acolhia os imigrantes. Como ele morava na Rua Marcos de Arruda, que era lá do lado, ele chegou a trabalhar para ela, ou na tecelagem, ou na loja de material de construção que também era dela. Tentei ligar para as igrejas, mas pelo horário do Brasil, não estão em horário de expediente. Vou tentar de novo. Aviso se conseguir. Grata, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360561 | mila1001 | 19 Aug 2015 00:33 | In reply to: #360461

Marlene,

Tomara que consiga alguma informação por telefone,pois,nem sempre eles dizem que tem algum documento,principalmente o certificado de batismo dos noivos.Não desista,insista,e,se for preciso,vá pessoalmente.Faça isso na Curia também,caso a resposta não seja favorável...
Eu consegui cópia do certificado de batismo de minhas tias na Curia de Santos,fiz tudo por e-mail,mas,paguei pelo documento.
Sucesso.

Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360562 | mila1001 | 19 Aug 2015 00:41 | In reply to: #360461

Marlene,
apenas complementando sobre a Capela da Vila Zélia,conhecida como Capela de São José,é administrada pela Paroquia de são Jose de Belem,portanto,é a igreja que lhe falei,mas,não esqueça da S.Joao Batista.

Um pouco sobre a vila Zélia:
http://www.saopauloantiga.com.br/vilamariazelia


Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360564 | Carlos Cos | 19 Aug 2015 01:34 | In reply to: #360562

Ok, amanhã entrarei em contato com ela, e te conto. Um abraço, obrigado, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360576 | Carlos Cos | 19 Aug 2015 15:43 | In reply to: #360461

Mila, bom dia.
A igreja São João Batista, vai procurar para ver se localiza algum registro da época. Te informo, quando me responderem.
A Curia, não encontrei o responsável, tentarei novamente, ainda hoje, após o almoço (horário do Brasil).
Uma dúvida: Quando meu pai veio, tinha por volta de 14 ou 15 anos. Não veio sozinho. Voce sabe se conseguimos localizar o registro de imigrantes do meu avô João da Costa, ou da minha avó, Josephina Rodrigues da Costa? Grata, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360577 | mila1001 | 19 Aug 2015 16:25 | In reply to: #360461

Marlene,

Tem certeza de que ele veio com os pais?Muitas crianças vieram sozinhas,já vinham com emprego nas fazendas,
Algum familiar conheceu os pais dele?Se sim,tem idéia de quando faleceram?
Se residiram sempre no Brás,tem o cemitério no bairro,é outra fonte de busca.

As igrejas sempre tem arquivos,mas, muitas,enviam os livros,documentos para a Curia.

Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360582 | Carlos Cos | 19 Aug 2015 17:41 | In reply to: #360577

Onde eles faleceram nao consigo saber, pois tinha apenas 10 anos, quando meu pai morreu. Não estão no mesmo cemitério, pois lá, foi meu pai que comprou a campa, sendo o primeiro a ser enterrado lá. Muitos irmãos faleceram, e foi perdido o contato atraves dos anos. Mas vou ver se ainda consigo mais alguma informação.
Quanto a curia, falo com o responsável daqui a pouco. Depois te conto. Obrigado, por hora, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360587 | Carlos Cos | 19 Aug 2015 18:14 | In reply to: #360582

Mila, boa tarde, mais notícias:

A Igreja São João Batista, me informou que fara pesquisa, e que até sexta-feira, deverá ter uma resposta.
A Curia, consegui falar com o responsável, e ele informou que devo fazer a pesquisa pessoalmente. Eles não dispões de pesquisa pela internet. Devo ir lá na proxima semana.
Grata, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360588 | Carlos Cos | 19 Aug 2015 18:25 | In reply to: #360461

Descobri com minha irmã, que meu pai Carlos Costa, veio para o Brasil, com o pai dele João da Costa.
Grata, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360600 | mila1001 | 20 Aug 2015 00:23 | In reply to: #360461

Marlene,
Fazendo a pesquisa na Curia,quem sabe consiga dispensa de Proclamas ou Habilitação para Casamento das Paroquias S.José do Belem e São J.Batista.Acredito que as chances são maiores,e,nada melhor do que ir pessoalmente,não esqueça de fotografar o documento.
Um abraço.

Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360608 | Carlos Cos | 20 Aug 2015 12:33 | In reply to: #360461

Mila, bom dia.
Informo que o Arquivo Nacional do Brasil, abriu o proceso de busca dos registros do cartão de imigração do meu pai. Assim que receber resposta, vou lhe informar.
A pesquisas das igrejas continuam. Tambem te informo, tão logo as concluam.
Gostaria de ajuda apenas para localizar os cartóes de imigração do João da Costa meu avô, pois prcebi que em famílias, os cartões dos pais são mais completos que os do filho, e vieram no mesmo dia, juntos.
Grata, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360609 | mila1001 | 20 Aug 2015 12:45 | In reply to: #360461

Marlene,

Para saber sobre o cartão de Joao da Costa,eu tenho que saber o nome dos pais dele,pois,são vários com o mesmo nome.Outra coisa,é ter certeza se desceram no Rio ou em SP,pois,vi que há outro tópico,onde a pessoa pergunta sobre um imigrante do navio Oriana,em maio/1925,mas, não há nada no nome de Joao ou Carlos.
Minha avó,por exemplo,não se identificou,não sei como foi possivel,mas,acredito que devido a extensão do país,muitos ficaram na mesma condição.
Mais à noite lhe escrevo,pois,tenho uma pequena cirurgia daqui há pouco.

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda para certidão de nascimento / Batismo

#360611 | thaissg | 20 Aug 2015 15:15 | In reply to: #360461

Bom Dia. Estou procurando algum documento que comprove o nascimento da minha Bisavó em Portugal, porém, aqui no Brasil só tenho a informação que ela nascem em Leiria - Portugal.
Segue dados:

Bisavó: Joaquina dos Santos - 16/04/1900
Filha de: Maria Ferreira (1886) e Antonio dos Santos
Neta de: Anna Ferreira e Luiz Ferreira Bello

Muito obrigada.

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360620 | mila1001 | 20 Aug 2015 19:21 | In reply to: #360461

Thaissg,

Sugiro que crie seu tópico,pois,assim,receberá informações sobre seus bisavós.

Cada usuário tem seu próprio tópico,onde os confrades auxiliam na sua pesquisa.

Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360622 | Hortencia Vieira | 20 Aug 2015 21:46 | In reply to: #360461

Prezados boa tarde,


Solicito apoio para conseguir a certidão de baptismo do meu bisavô.

ERNESTO MENDES DE QUEIROZ
PAI:FELIZ MENDES DE QUEIROZ
Nasceu na ilha da madeira.

Desde já agradeço a ajuda!

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360624 | Carlos Cos | 20 Aug 2015 22:01 | In reply to: #360461

Mila, boa tarde. Acabo de receber a seguinte mensagem do arquivo nacional. Prezado(a) Senhor(a):
Sua mensagem eletrônica foi recebida por esta Coordenação de Atendimento a Distância. É importante que Vossa Senhoria esteja ciente de nossos procedimentos para entender a razão da impossibilidade de haver uma resposta imediata.
Após o envio de seu nome, endereço postal completo, juntamente com sua solicitação, o atendimento estará sob os cuidados de um servidor, intitulado técnico responsável pela informação, lotado nesta Coordenação, cuja primeira providência será registrar sua mensagem no INSTRUMENTO ELETRÔNICO DE CONTROLE DO ATENDIMENTO, bem como as etapas subsequentes do trabalho, com o objetivo de informar a Vossa Senhoria sempre que necessário, a fase em que se encontra o seu atendimento.
Em seguida, o técnico iniciará a busca pelo exame dos instrumentos de pesquisa – meios que permitem a identificação, localização ou consulta a documentos ou informação – adequados ao assunto de seu interesse, para verificar se contém o documento ou a informação pretendida.
Confirmada a existência, sob nossa guarda, do documento, será dirigida a Vossa Senhoria uma correspondência por e-mail, com o resultado do levantamento e as possibilidades de reprodução e orçamento, acompanhada de Guia de Recolhimento da União – GRU, a ser paga somente nas agências do Banco do Brasil S.A. Recebida uma mensagem de confirmação de seu interesse pela cópia com o comprovante de pagamento da GRU, será providenciado imediatamente o pedido para a reprodução do documento à unidade de preservação do acervo ou para a unidade de emissão de certidão, conforme o caso. Após o retorno do serviço de cópia ou de certidão das unidades acima indicadas, será feita a conferência e a autenticação do documento. Após esse processo, o material será expedido por Correio Postal pela unidade de Protocolo do Arquivo Nacional.
O serviço de busca de documentos é gratuito, porém as reproduções são cobradas segundo os valores expressos na Tabela de prazos e valores do serviço de reprodução. É possível verificar integralmente a Tabela de Preços e a Ordem de Serviço de Reprodução de Documentos nos seguintes endereços eletrônicos:
http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/media/carta-cidadao-tabela.pdf
http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/media/Ordem%20de%20Serviço%20002%20-%20Prazos%20e%20Valores%20de%20Serviços.pdf
Favor aguardar a resposta deste atendimento, que será por correio eletrônico ou postal.
Atenciosamente,
Coordenação de Atendimento a Distância – (ALM)
Arquivo Nacional – Ministério da Justiça
Praça da República, 173 - Prédio A. Nível 0 - Térreo - Sala 11
20.211-350 Rio de Janeiro-RJ - Brasil
Tel. (21) 2179-1257 . fax (21) 2179-1304
consultas@arquivonacional.gov.br

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360625 | Carlos Cos | 20 Aug 2015 22:05 | In reply to: #360461

Agora veio esta. Para pesquisa de prontuário feitos em São Paulo Capital é necessário também informar o nº da carteira de estrangeiro, que poderá ser obtido no Arquivo Publico de São Paulo (0**11) 2089-8151 e (0**11) 2089-8135, e-mail certidoes@arquivoestado.sp.gov.br
Atenciosamente,

Coordenação de Atendimento a Distância (JB)
Arquivo Nacional – Ministério da Justiça
Praça da República, 173 – Prédio A nível 0 – Térreo – Sala 11 CEP: 20211-350 Rio de Janeiro-RJ – Brasil.

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360628 | mila1001 | 20 Aug 2015 22:38 | In reply to: #360461

Marlene,
Voce colocou todos os dados do cartão de imigração,ok?
Não se assuste,a mensagem é de praxe.
Aguarde o GRU para pagamento quando lhe enviarem.Saiba que as vezes a mensagem deles vai parar no SPAM,por isso fique de olho.

Reparou que estão "pegando carona" no seu tópico ??
Não se aflija,pois,não vou tumultuar seu tópico.Só respondo se a pessoa tem tópico próprio,pois,não concordo com essa invasão...


Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360629 | Carlos Cos | 20 Aug 2015 22:48 | In reply to: #360461

Milagre, obrigado. Acredito no seu bom trabalho! Estou confiante que chegaremos a conclusão dessa busca. Lembrei de você! Minha irmã disse que meu pai adorava Portugal ! Ele morava em Lamego, perto, bem pertinho de Porto. E que lá era lindo! Eu e minha família estamos adorando a ideia de ir pra lá. Vamos sempre lembrar de tua ajuda! Um abraço, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360732 | Carlos Cos | 24 Aug 2015 14:48 | In reply to: #360461

Mila, bom dia.
Informo que a igreja São João Batista, me informou não ter mais os arquivos de 1925, data do casamento de meu pai...
Obrigada, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360738 | mila1001 | 24 Aug 2015 17:59 | In reply to: #360461

Marlene,

Dizer que não tem mais os arquivos, significa que os livros foram para o arquivo da Curia.

Tente ligar na Curia SP,fale sobre os livros de casamento da igreja,e,pergunte se eles estão lá


Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360742 | Carlos Cos | 24 Aug 2015 21:31 | In reply to: #360461

Mila, boa tarde.
Vou pessoalmente a Curia, para ver a documentação, e irei tirar foto do documento, conforme voce me instruiu.
Hoje, recebi a seguinte mensagem do cartório Civil, do Belenzinho, onde meu pai se casou:

Bom Tarde!

Informo que o processo de casamento foi localizado no Rolo de número 16, porém não constam cópias de documentos, apenas 4 folhas de declarações ilegíveis na tela da máquina. O valor de casa folha é de R$ 12,70, total de: R$50,80. ​

Aguardo resposta.

Att. Giovanna

Parece, que estou sem muita sorte com a documentação.
Alguma orientação?
Obrigada, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360744 | mila1001 | 24 Aug 2015 23:04 | In reply to: #360461

Marlene,
Não está sem sorte,pense em quem não consegue nenhuma informação,ok?

Vá até a Curia,veja sobre a dispensa matrimonial que as igrejas costumam ter.São livros onde os noivos manifestam sua vontade em casar no religioso,e,toda informação deles é anotada,até mesmo o local de batismo de cada um.Veja também se o livro de casamento da igreja está arquivado lá,e,se estiver,peça para ver,não sei se irão cobrar para poder ter acesso ao casamento,pois,aqui onde moro,eles cobram.Diga que é para processo de cidadania.

Depois,se conseguir o que quer,creio que o processo do casamento civil não interessa,pois,quando for pedir o casamento civil,terá que ser em inteiro teor,e,já sabe onde está.

Não desanime,pois,as buscas são assim mesmo.Eu hoje recebi uma resposta negativa,pois,pensava ter localizado o óbito de um tio,e,essa procura já faz 3 anos.Eu nem penso em desistir.

Boa sorte.
Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360748 | Carlos Cos | 25 Aug 2015 00:25 | In reply to: #360744

Mila, obrigado pela força. Farei o que me orientou, e te conto assim que possível. Muito obrigado, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360920 | Carlos Cos | 31 Aug 2015 19:58 | In reply to: #360461

Mila, boa tarde.

Estou aguardando a documentação do cartório do Belenzinho. Informo, assim, que chegar.
Fui hoje a Curia Metropolitana de São Paulo. Eles tinham sim o registro do casamento religioso. Tirei foto, como me pediu. O que consta é que meu pai é nascido na paróquia de Lamego, diocese de Lamego, aos 14 de julho de 1901. Apresentou outros documentos, mas foram perdidos com o tempo, e não constam dos registros.
Isso é o que encontrei por hora. Ajuda em alguma coisa? Ele me passou o email da diocese de lamego. Devo escrever pra eles?
Obrigado, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360923 | mila1001 | 31 Aug 2015 22:38 | In reply to: #360461

Marlene,
Estive pensando em Lamego(almacave) e Lamego (sé),olhei 1901 não localizei Carlos.
Poderá pesquisar tambem nos outros anos,pois,nem sempre a data de nascimento informada é a certa,portanto,vale a pena pesquisar uns 3 anos para frente e 3 para trás.
Espero que algum confrade veja este tópico,e,tambem possa auxiliar.
Entre no http;//tombo .pt ,Distrito Viseu , Concelho Lamego,verá quais são as freguesias.As de nome Lamego são as que escrevi acima,porém,pode ser que o nascimento esteja em outro ano ou em outra freguesia.
Pesquisar é assim mesmo,mas,acabará encontrando,ok?

Se escrever para a Diocese,penso que irão querer saber a freguesia,pode ser Lamego ou não.Toda tentativa é válida.

Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360971 | Carlos Cos | 02 Sep 2015 15:55 | In reply to: #360461

Mila, bom dia.

Ainda nao encontrei, em Lamego, nenhuma pista. Escrevi para a Diocese de Lamego, mais não tive ainda nenhuma resposta.
Estou aguardando o cartório do Belenzinho, com a Microfilmagem. Já era pra ter chegado, mas eles estão atrazados.
Por hora, é tudo o que tenho, para te manter informada. Alguma orientação?
Muito obrigado, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360976 | mila1001 | 02 Sep 2015 17:46 | In reply to: #360461

Marlene,
já ligou cobrando o cartório?Também acho que deviam ter mandado a microfilmagem.
somente á noite estarei em casa,é quando começo a auxiliar nas pesquisas.Também estou olhando Lamego.
Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#360979 | Carlos Cos | 02 Sep 2015 18:48 | In reply to: #360461

Mila,
Sim, já liguei cobrando o Cartório, me justificaram que houve um atrazo, mas que estão enviando.
Grata, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#361169 | Carlos Cos | 08 Sep 2015 11:51 | In reply to: #360461

Mila, bom dia.
Na semana passada, escrevi para a diocese de Lamego, ainda não me responderam.
Hoje, acabou de chegar a microfilmagem do casamento civil do meu pai. está meio apagada. Tem um local descrito como subdistrito de Lamego, mas não está muito legível, mas não sei como te enviar a imagem. Parece que começa com a letra F, não consigo ver o restante. Como posso te enviar?
Muito agradecida, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#361177 | Carlos Cos | 08 Sep 2015 14:00 | In reply to: #360461

Mila,
Gostaria de saber se recebeu a imagem e se conseguiu ver algo.
Grata, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#361184 | mila1001 | 08 Sep 2015 15:15 | In reply to: #360461

Marlene,
estou vendo,o Concelho creio que não há duvidas,agora pesquiso a freguesia.
Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#361195 | Carlos Cos | 08 Sep 2015 16:51 | In reply to: #360461

Mila,
Escrevi hoje novamente para a diocese de Lamego. Espero que dessa vez, respondam.
Grata, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#361209 | mila1001 | 08 Sep 2015 21:36 | In reply to: #360461

Marlene,

Aqui chove muito,não fiz nada,e,a energia vai e volta.

Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#361214 | Carlos Cos | 08 Sep 2015 22:35 | In reply to: #360461

Aproveite pra descansar! Um abraço, depois faremos a pesquisa. Um abraço, Marlene

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#361290 | mila1001 | 10 Sep 2015 22:20 | In reply to: #360461

Marlene,

O batismo do Carlos foi encontrado!!!
Pedi ajuda aos meus anjos,brasileiro e português,e,fui atendida.
O Concelho Tarouca,freguesia Formilo,Granja Nova.

Obrigada pela ajuda.
Cumprimentos.
Mila

Reply

Direct link:

ajuda para encontrar assento de Baptismo

#361302 | Carlos Cos | 11 Sep 2015 00:01 | In reply to: #360461

Mila, que emoção! Onde estava? Não vejo a hora de poder ver tudo isso! Milagre, é muito bonito seu trabalho! Você está unindo famílias queridas, mesmo, as pessoas que amamos, como meu pai, e que já não estão mais entre nós. Desejo a cidadania portuguesa, pela minha família, que sempre se amou muito! Agradeço de coração por tudo que vc se empenhou, mesmo com dificuldades em ler documentos antigos, quase apagados! Que Deus te abençoe por tanta alegria que vocês me trouxeram! Fico no aguardo da certidão, grande abraço, Marlene

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 22:53

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen