Ajuda com Freguesia

This topic is classified in the following rooms Famílias

Ajuda com Freguesia

#360992 | rosannare | 02 Sep 2015 21:50

Olá estive hoje no consulado de Portugal em minha cidade e não consegui fazer a emissão da certidão de nascimento de minha avó para dar início ao processo de cidadania, vocês poderiam me ajudar?

Nome: Aurora de Souza Ribeiro
Pai: José Antonio Ribeiro
Mãe: Olivia de Souza Nobrega

Ano provável de nascimento 1891

Região de Tras-os-montes!


Agradeço imensamente quem puder me ajudar, pois para dar continuidade necessito saber o local onde ela nasceu.

Reply

Direct link:

Ajuda com Freguesia

#361014 | MCNN | 03 Sep 2015 12:51 | In reply to: #360992

Bom dia

Estive a analisar seu caso, e à partida parece-me que sua avó era natural do lugar de Doutel, freguesia de São Lourenço de Ribapinhão, concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real.

Mas existe uma grande confusão de nomes, nomeadamente no que diz respeito ao pai de sua avó.

Mas vamos por partes, encontrei este registo de inventário, o qual deve ter sido aberto por morte de sua bisavó Olívia:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=1235264

Até aqui os nomes batem todos certos.

Este inventário indiciava imediatamente que os seus bisavós provavelmente seriam do concelho de Sabrosa.

Procurei pelo pedido de passaporte de sua avó e deparei-me com este pedido:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=1056825

Era de uma Aurora de Sousa, natural do lugar de Doutel, freguesia de São Lourenço de Ribapinhão, concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real.

Mas, pela idade que era indicada, teria nascido cerca de 10 anos do que aquilo que escreveu. Procurei pelo batismo desta Aurora e não o encontrei na data sugerida pela idade do passaporte.

Mas encontrei este batismo em 1889:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR11-001-038&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR11-001-038/PRTC0808D_ADVRL-PSBR11-001-Lv038_M_00010.jpg

O pai vem como José Ranhão e a mãe como Olívia de Sousa.

Tentei procurar o casamento deste casal e encontrei-o:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR11-002-077&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR11-002-077/PT-ADVRL-PRQ-PSBR11-002-077_m0006.jpg

O nomes deles estão como José Joaquim Ranhão e Olívia de Sousa Nóbrega.

Como vê, o grande problema é o nome do pai. Mas, pelo inventário, aparentemente existiu mesmo um José António Ribeiro.

Apesar de antigamente as pessoas fazerem algumas variações no nome, acho difícil que José António Ribeiro e José Joaquim Ranhão sejam a mesma pessoa.

Eventualmente sua bisavó Olívia enviuvou de José Joaquim Ranhão e voltou a casar com José António Ribeiro, mas isso teria de ser confirmado. De todas as formas, de acordo com o assento de batismo, seu bisavô seria José Joaquim Ranhão e não José António Ribeiro.

Tem mais algum dado que nos possa adiantar ? Por exemplo, sua avó teve irmãos que tenham igualmente ido para o Brasil ? De onde extraiu o nome do pai da sua avó ?

Boa sorte


Mário César Navarro





Reply

Direct link:

Ajuda com Freguesia

#361223 | rosannare | 09 Sep 2015 02:50 | In reply to: #361014

Fiquei emocionada com as informações! Você foi incrível Mário!

Os dados que lhe passei foram tirados da certidão de casamento da Aurora (minha avó ) com meu avô. Eles se casaram no Brasil. Lá só consta a filiação e que ela era portuguesa. O casamento foi em 1.914 e diz que ela tinha 23 anos. Daí deduzi a idade dela. ..Porém naquela época às informações poderiam não ser exatas.

Solicitei uma certidão de inteiro teor, mas nada a acrescentar. Alguma outra sugestão para encontrar mais informações?

Reply

Direct link:

Ajuda com Freguesia

#361237 | rosannare | 09 Sep 2015 13:42 | In reply to: #361223

Não consigo abrir os dois últimos links de sua mensagem referentes ao batismo e casamento. A mensagem é de página não encontrada.

Reply

Direct link:

Ajuda com Freguesia

#361248 | Mariza Guerra | 09 Sep 2015 21:55 | In reply to: #361237

O Arquivo Distrital de Vila Real está indisponível para várias freguesias. Há dias estou tentando.

Reply

Direct link:

Ajuda com Freguesia

#361250 | rosannare | 09 Sep 2015 22:20 | In reply to: #361248

Fiquei emocionada com as informações! Você foi incrível Mário!

Os dados que lhe passei foram tirados da certidão de casamento da Aurora (minha avó ) com meu avô. Eles se casaram no Brasil. Lá só consta a filiação e que ela era portuguesa. O casamento foi em 1.914 e diz que ela tinha 23 anos. Daí deduzi a idade dela. ..Porém naquela época às informações poderiam não ser exatas.

Solicitei uma certidão de inteiro teor, mas nada a acrescentar. Alguma outra sugestão para encontrar mais informações?

Reply

Direct link:

Ajuda com Freguesia

#361253 | MCNN | 09 Sep 2015 22:50 | In reply to: #361250

Boa noite rosannare

Em primeiro lugar desculpe só agora responder mas não me foi possível fazê-lo antes.

As imagens não se conseguem visualizar pelo motivo que já lhe explicaram, o site advrl está indisponível há vários dias.

Uma explicação possível é a que lhe dei, José António Ribeiro não ser o pai mas sim o padrasto de sua avó.

Mas isso teria de ser confirmado, e com os livros paroquiais indisponíveis como é a situação actual não é possível fazê-lo.

Pode por favor dizer-nos a data e o local do casamento de sua avó com seu avô (e o nome dele) a fim de o tentar procurar ? Gostaria de ver esse assento.

Outra coisa que pode fazer é pedir ao Arquivo Distrital de Vila Real uma cópia do processo de inventário ou que, pelo menos, eles fornecessem a informação que lá consta sobre o nome dos herdeiros.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Ajuda com Freguesia

#361254 | Ymsantos | 09 Sep 2015 23:13 | In reply to: #361237

Os links do site www.advrl.org.pt estão quebrados.

para o batismo (tif 10): http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1078754

para o casamento (tif 6): http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1078905


Sidney Moreira

Reply

Direct link:

Ajuda com Freguesia

#361324 | rosannare | 11 Sep 2015 18:19 | In reply to: #361253

vamos Lá Mario, os dados do casamento são:

Avô: Querino Pavanello
Avó: Aurora de Sousa Ribeiro
Casaram-se no Brasil em 26/11/1914 no estado de São Paulo - Cidade Posse de Ressaca (atualmente chama-se Santo Antonio de Posse - o nome da cidade mudou) Município de Mogi Mirim.

Reply

Direct link:

Ajuda com Freguesia

#361325 | rosannare | 11 Sep 2015 18:20 | In reply to: #361254

Muito obrigada Sidnei

Reply

Direct link:

Ajuda com Freguesia

#361326 | rosannare | 11 Sep 2015 18:22 | In reply to: #361324

nº 55, fls. 28 à 29, livro 05

Reply

Direct link:

Ajuda com Freguesia

#361519 | rosannare | 16 Sep 2015 22:13 | In reply to: #360992

Olá Mário,


Alguma informação nova?

Reply

Direct link:

Ajuda com Freguesia

#361547 | MCNN | 17 Sep 2015 19:53 | In reply to: #361519

Boa tarde rosannare

Não tenho qualquer informação nova.

O assento de casamento no Brasil não está acessível no site dos Mormons, pelo que não o pude consultar.

Se o seu objetivo é a obtenção da cidadania por via da sua avó, se aquele assento de batismo que eu lhe indiquei for mesmo o da sua avó então pode estar perante um problema, que é o facto de que o nome do pai da sua avó nesse assento de batismo não coincide com o que constará no seu casamento no Brasil.

Tal como já lhe disse, eventualmente o melhor será pedir ao Arquivo Distrital de Vila Real a cópia daquilo que parece ser o inventário por morte da sua bisavó Olívia, cujo link é este:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/details?id=1235264

Peça cópia não autenticada para pagar o mínimo possível. Como esse inventário deve conter a relação dos herdeiros da senhora, eventualmente se se tratar mesmo do óbito da sua bisavó conseguirá dessa forma esclarecer o mistério sobre o nome do pai de sua avó.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Ajuda com Freguesia

#361569 | rosannare | 18 Sep 2015 19:34 | In reply to: #361547

Muitíssimo obrigada Mário, vou seguir sua orientação.

Abraços fraternos!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Jun 2024, 10:48

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen