Baptizados em casa pela propria família | Cristãos-Novos |

This topic is classified in the following rooms

Baptizados em casa pela propria família | Cristãos-Novos |

#361641 | Pedro SP | 20 Sep 2015 19:31

Caros confrades,

Surgiu-me um aspecto curioso num assento de nascimento de 14/Nov./1877 de Juncais, Fornos de Algodres, num ramo que tenho suspeitas de serem cristãos novos, pois um tio da baptizada do assento que refiro casou com uma judia de ascendência holandesa. No assento aqui em questão o padre refere que baptizou a criança na Igreja pois tinha sérias dúvidas da veracidade do que a avó materna lhe dissera sobre o baptismo que fez em casa. Será isto reflexo de judaismo?

Muito obrigado,

Pedro

Reply

Direct link:

Baptizados em casa pela propria família | Cristãos-Novos |

#361642 | Pedro SP | 20 Sep 2015 19:32 | In reply to: #361641

14/NOV/1867 - Anunciação, filha de Maria da Conceição. Neta de Sebastião Rodrigues e de Maria dos Santos.

Reply

Direct link:

Baptizados em casa pela propria família | Cristãos-Novos |

#361644 | AntonioGonçalves | 20 Sep 2015 20:30 | In reply to: #361642

Prezado Pedro

Estes casos ocorriam muitas vezes, no nascimento de crianças, principalmente quando era o primeiro filho.

Nessas situações a mãe grávida, tinha além de familiares próximos, a parteira da freguesia e por vezes o padre, pois sempre que nascia um criança que corria riscos, de morte, era baptizada, por quem estivesse nas proximidades e que tivesse conhecimento das praticas que a igreja exigia.

Depois desse ato em casa ('baptizada por necessidade'), é que se deslocavam a igreja para restantes cerimónias, indagando então o padre como procedeu ('no botar da água'), pois poderia considerar o batismo bem feito e ficar por aí, ou batizá-lo de novo, sob condição.

Do meu ponto de vista, se não encontrar outros elementos que comprovem o que suspeita, penso que o que se passou, se deveu à criança nascida vir muito debilitada e perante isso a primeira preocupação é dar-lhe o ideal religioso que os pais professavam.

Melhores cumprimentos

Reply

Direct link:

Baptizados em casa pela propria família | Cristãos-Novos |

#361670 | Rita Freitas | 21 Sep 2015 16:01 | In reply to: #361644

Caro Pedro SP,

Só para acrescentar que ja me deparei com bastantes criancas baptizadas em casa "por necessidade" ou "por perigo de vida". Poderá haver outra razao, mas o perigo de vida era uma razao suficiente. Corroboro a opiniao de António Goncalves.

Com os melhores cumprimentos,

Rita Freitas

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 08:39

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen