Registo do óbito e onde foi sepuktado
This topic is classified in the following rooms Pessoas
Registo do óbito e onde foi sepuktado
Boa tarde. Um italiano de nome Vicenzo Lunardi faleceu em Lisboa no antigo Hospício dos Capuchinho Italianos (1 de Agosto de 1806). Há em Lucca (Italia) um clube de balonistas que pretendem encontrar os seus restos mortais para a sua trasladação. Fiz várias pesquisas mas não tive sucesso. Alguém me pode ajudar?
ReplyDirect link:
Registo do óbito e onde foi sepultado-Vicenzo Lunardi
-
Já consultou a Igreja Loreto em Lisboa?
http://arqueologiavistapordoiscanudos.blogspot.pt/2008/07/igreja-italiana-de-nossa-senhora-do_15.html
Saintclair
Direct link:
VICENZO LUNARDI
-
"Era natural de Lucca, uma terra situada na zona do Golfo de Génova, um pouco ao norte de Pisa, entre Riviera do Levante e o Apenino toscano, onde chegou ao mundo a 11 de Janeiro de 1759.
Aos 24 anos estava em Londres, como secretário do príncipe de Caramanico, embaixador do reino de Nápoles na capital inglesa. Desafortunado e sem meios materiais, mas senhor de um espírito irrequieto e vivo, personificou a alegria inocente e curiosa dos finais do século XVIII.
Influenciado pelos feitos de Pilare de Rozier e cativado pela magia da ascensão, que ao homem permitia voar, abandonou a carreira diplomática, começando, pouco depois, com o apoio mecenático de um milionário inglês, a carreira de aeronauta, na qual alcançou notoriedade em pouco tempo, o que, para o tempo, não era difícil, pois o balão era uma novidade e qualquer pessoa que se atrevesse a meter-se num destes engenhos estava irremediavelmente condenada à fama, ainda que efémera.
A sua estreia como aeronauta deu-se, após diversos contratempos, na grande praça do Artillery Ground, em Londres, a 15 de Setembro de 1784, menos de um ano depois da ascensão de Rozier, tendo sido esta, simultaneamente, a primeira ascensão tripulada realizada em Inglaterra. Por tal façanha recebeu da coroa inglesa a patente de capitão, com o direito a usar uniforme. A esta primeira experiência seguiram-se onze ascensões em várias cidades britânicas. Regressando à terra natal, efectuou mais duas ascensões, a primeira em Nápoles, na presença do Rei, e a segunda na Sicília, em Palermo. Em Agosto de 1792 realizou nova ascensão,mas agora em Madrid, na presença do príncipe herdeiro.
No Outono de 1793, proveniente de Madrid, com o propósito de prosseguir as suas proezas, chegou a Portugal. Pouco tempo depois de se instalar em Lisboa pediu autorização para se exibir; como a resposta ao pedido, porém, tardou, fez anunciar uma futura ascensão, mandando colocar cartazes nas ruas por sua conta e risco. O facto de ter publicitado a intenção sem ter licença para o efeito não agradou à Intendência e valeu-lhe uns dias de prisão no Limoeiro, para onde foi levado de imediato e sem cerimónias como se de um vulgar ladrão se tratasse.
Para sair de tal incomodidade valeu-lhe a intervenção pessoal do príncipe herdeiro, futuro rei D. João VI, que na época apenas contava 27 anos e ainda não havia assumido a regência do reino. Restituído à liberdade começou logo a procurar apoios que lhe permitissem levar a cabo o projecto de uma ascensão na cidade de Lisboa, o que apenas aconteceria no Verão de 1794, a 24 de Agosto. Nesse dia, elevou-se do Terreiro do Paço, em apoteose e perante uma multidão em delírio. Pouco depois de ter descolado, o balão foi arrastado mansamente pelo vento que vinha da barra e o empurrava para Leste. Aliás, este era o vento que mais lhe convinha, pois, se o vento soprasse do quadrante contrário, a experiência não se teria realizado e o engenho seria arrastado para Oeste, onde o mar lhe punha em risco a vida.
O seu acto, considerado na época enorme façanha, levou-o pela pena dos poetas ao Olimpo, e o seu nome foi inscrito pelos seus contemporâneos na galeria dos imortais, tendo a sua proeza sido motivo de conversa por muitos anos. Apesar de todo o seu passado foi rapidamente esquecido e, doze anos depois, a 1 de Agosto de 1806, morria com apenas 47 anos num catre no Hospício dos Capuchinhos Italianos, em Lisboa, na mais negra miséria, como um simples desconhecido."
Saintclair
Direct link:
Registo do óbito e onde foi sepuktado
Eu estou em contacto com um escritor italiano de Lucca (autor de uma biogrfia incompeta e um video) e também ele está fazendo pesquisas sobre o Vicenzo Lunardi em Lisboa - esta é a parte da vida do balonista para completar a sua obra.
Vou tentar na Igreja do Loreto.
Muito obrigado pelas ajudas. Creio que na época não havia cemitérios e talvez não seja possível recuperar os seus restos mortais.
Direct link:
Registo do óbito e onde foi sepultado
-
Como sabemos em 1806 os enterramentos eram nas Igrejas.
Sugiro que tente saber junto da Igreja do Loreto, onde teria sido
sepultado o Vicenzo Lunardi, por qualquer motivo poderá ainda
existir essa campa.
Se conseguir encontrar o assento de óbito será uma boa ajuda...
https://www.youtube.com/watch?v=MFe-13HkPv8
Obrigado
Melhores cumprimentos
Saintclair
Direct link:
Registo do óbito e onde foi sepuktado
-
http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.pt/2011/03/calcada-dos-barbadinhos-iv.html
Direct link:
Registo do óbito e onde foi sepultado
-
.... Já são dois Balonistas; Vicenzo-- e o Padre Bartolomeu de Gusmão, que infelizmente
acabaram na miséria!
O Bartolomeu Gusmão até sabia da matéria....
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bartolomeu_de_Gusm%C3%A3o
http://www.balonismo.biz/index.php/8-historia-do-balonismo
Direct link:
Festival Internacional Rubis Gás Balões de Ar quente
-
http://www.ambitur.pt/alto-alentejo-recebe-19o-festival-internacional-rubis-gas-baloes-de-ar-quente/
Direct link:
Astronauta fotografa Portugal e Espanha a partir do Espaço
-
http://jornaldoluxemburgo.com/2015/12/astronauta-fotografa-portugal-e-espanha-a-partir-do-espaco/
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 16 Nov 2024, 00:41