Cidadania portuguesa - certidão de nascimento/batismo

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Cidadania portuguesa - certidão de nascimento/batismo

#361768 | eglantina | 23 Sep 2015 15:34

Olá!

A fim de solicitar a cidadania portuguesa para meu pai, estou tentando achar a certidão de nascimento/batismo de meu avô que era português, nascido na Sertã (conforme consta no passaporte). No livro de registro de passaportes que encontrei diz também que era do Concelho da Sertã e da Freguesia da Sertã. Ele migrou para o Pará (Brasil) entre os anos de 1912 (quando teve o passaporte emitido) e 1920 (quando casou-se em Belém).

Como o passaporte dele foi emitido no dia 13/09/1912, e na época ele tinha 13 anos, sabe-se então que ele nasceu em algum momento entre setembro de 1898 e setembro de 1899, o que vem a confirmar ainda mais a data que achamos provável de nascimento: 13/06/1899.

Os dados dele são:

- Conforme passaporte:
Nome: ANTONIO DOS SANTOS;

- Conforme certidão de óbito:
Nome: ANTONIO DOS SANTOS JUNIOR;
Pai: ANTONIO DOS SANTOS;
Mãe: MARIA DE JESUS SALES;

- Conforme certidão de nascimento de meu pai:
Nome: ANTONIO DOS SANTOS JUNIOR;
Pai: ANTONIO DOS SANTOS;
Mãe: MARIA DE JESUS SANTOS;

Solicitei pesquisa no Arquivo Distrital de Castelo Branco mas tive esta resposta:

"...foi localizado um registo, no ano de 1899 referente a Antonio, ass. 25 de 1899, filho de Antonio dos Santos e de Maria Joaquina (e não Maria de Jesus Sales ou Maria de Jesus Santos conforme indicou).''

Então, acredito que este não era o documento do meu avô.


Agradeço qualquer ajuda!

Reply

Direct link:

Cidadania portuguesa - certidão de nascimento/batismo

#361770 | mila1001 | 23 Sep 2015 16:53 | In reply to: #361768

Eglantina,

REGISTO DE PASSAPORTE DE ANTONIO DOS SANTOS
NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Documento simples
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/ADCTB/ACD/GCCTB/H-D/005/0004/000241
TIPO DE TÍTULO
Atribuído
DATAS DE PRODUÇÃO
1912-09-13 a 1912-09-13
DIMENSÃO E SUPORTE
1 doc., papel.
ÂMBITO E CONTEÚDO
Requerente: Antonio dos Santos.
Filiação:
Idade:
Profissão:
Estado Civil:
Lugar:
Freguesia: Sertã.
Concelho: Sertã.
Acompanhante(s):
Local de embarque/passagem:
Destino: Pará, [Brasil].
COTA ATUAL
Reg. n.º 203, f. 29v. (parte), liv. 4, mç. 277.

Você possue todos os dados,bem como o passaporte,sendo assim,escreva ao Arquivo Distrital Castelo Branco,e,peça cópia do processo de passaporte ,pois,deve constar onde foi o batismo,e,autorização para viajar.De posse dessas cópias,poderá saber se o batismo que foi localizado corresponde ao de Antonio.
Informe tudo que consta no Registo acima.

Há alguma Igreja dos Mormons perto de sua casa?Se tiver,ligue,e,pergunte se eles possuem Centro Historia da familia,onde voce poderá consultar os livros de Sertã,pois,somente eles possuem senha para liberar a consulta

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1971-35421-23626-76?cc=2013604&wc=M6DC-2NP:285858401,286552101,286601101,285904302,285861901

Nem sempre os nomes coincidem com os documentos que temos.

Mila

Reply

Direct link:

Cidadania portuguesa - certidão de nascimento/batismo

#361775 | eglantina | 23 Sep 2015 17:32 | In reply to: #361770

Obrigada Mila!

Já escrevi ao Arquivo Distrital de Castelo Branco pedindo o processo do passaporte, mas as respostas foras essas:

"Na sequência do Seu correio-e de hoje, somos a informar que se desconhece a existência (ou não) da documentação que terá originado o processo de passaporte cujo registo tem o código de referência PT/ADCTB/ACD/GCCTB/H-D/005/0004/000241."

"Na sequência de Seu correio-e de hoje, somos a informar que em relação ao registo de passaporte com o código de referência PT/ADCTB/ACD/GCCTB/H-D/005/0004/000241, não é possível fornecermos informação adicional em virtude de neste Arquivo Distrital os processos de passaporte iniciarem em 1916."


Irei tentar conseguir a senha de acesso para os livros da Sertã conforme o link.


Obrigada mais uma vez,
Eglantina

Reply

Direct link:

Cidadania portuguesa - certidão de nascimento/batismo

#361777 | mila1001 | 23 Sep 2015 21:05 | In reply to: #361768

Eglantina,

voce tem que ir no Centro Hist. Familia,e,consultar lá os livros,pois,eles não fornecem a senha para ninguem,ou seja,eles abrem os livros para que sejam consultados.

Espero que algum confrade saiba sobre os passaportes anteriores a 1916.

Mila

Reply

Direct link:

Cidadania portuguesa - certidão de nascimento/batismo

#361783 | mila1001 | 23 Sep 2015 21:26 | In reply to: #361768

Eglantina,

Procure saber se houve casamento religioso.Em caso afirmativo,Antonio deve ter informado onde foi seu batismo,e,a igreja tem o certificado de batismo.Talvez esse documento esteja na curia ,mas,terá que saber a igreja.

Procure localizar a certidão de casamento no cartório,e,veja também, se eles não possuem a Habilitação para Casamento,onde constam os dados dos nubentes.O cartório costuma ter esse arquivo.

Mila

Reply

Direct link:

Cidadania portuguesa - certidão de nascimento/batismo

#361797 | eglantinasantos | 24 Sep 2015 00:59 | In reply to: #361768

Mila,

meu avô casou-se no Brasil. No cartório só constava o passaporte dele. Acredito que não tenha tido o casamento religioso mas irei procurar saber disso. Poderia procurar também pelo casamento dos meus bisavós em Portugal (não sei se ajudaria), porém não teria nem um intervalo de datas para começar a procurar.

Já entrei em contato com a Igreja dos Mormons e pediram que eu fosse pessoalmente no domingo para falar com alguém sobre isto.

Caso ajude também na busca de algum documento, informo ainda que meu avô veio ao Pará provavelmente no vapor "Hilary".

Obrigada,
Eglantina


*não consegui mais responder/criar novos tópicos. Tive que criar novo username pois não encontrei ajuda em lugar algum. Se alguém inclusive souber como consertar isso também agradeço.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 10:33

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen