Certidão de Nascimento de António Maria dos Santos e/ou Máximo Rodrigues dos Santos

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Regiões

Certidão de Nascimento de António Maria dos Santos e/ou Máximo Rodrigues dos Santos

#361811 | MARCIASCARAMELA | 24 Sep 2015 14:40

Bom dia!

Venho aqui neste fórum solicitar ajuda para a busca do Assento de Nascimento ou Batismo de “Antonio Maria dos Santos” e/ou “Máximo Rodrigues dos Santos” (bisavôs de meu marido).

1. ANTONIO MARIA DOS SANTOS
Sabemos que ele nasceu no Distrito de Coimbra, mas desconhecemos o Concelho e Freguesia. Informo abaixo os dados disponíveis:
Pai: Adriano dos Santos
Mãe: Thereza (grafia duvidosa) Ferreira
Esposa: Cecilia de Jesus (pais: Manoel do Nascimento e Thereza de Jesus)
Data de nascimento: 15/09/1887 (Fonte: certidões de casamento e óbito no Brasil)
Data de chegada ao Brasil: 22/12/1910 (Fonte: Carteira Profissional de trabalho no Brasil)
Data de casamento: 12/02/1916 (Fonte: certidão de casamento no Brasil – casaram-se no Rio de Janeiro/RJ)
Data de óbito: 13/12/1956 (Fonte: certidão de óbito no Brasil)
Cidade/Estado de residência no Brasil: RIO DE JANEIRO/RJ
Distrito: Coimbra

A informação mais importante a ser obtida no momento é a identificação da Freguesia ou, ao menos, do Concelho. Como há a informação de que ele chegou ao Brasil no final de 1910, creio que a melhor forma de identificar sua localidade é através do REGISTRO DE PASSAPORTE EM COIMBRA. Cremos que ele tirou o passaporte próximo a 1910!!!

Uma vez identificada a localidade, penso que tudo será mais fácil.

OBS:
Em relação à bisavó Cecília, há pouquíssima informação. Descobrimos apenas que ela veio de Portugal no ventre da mãe dela e nasceu no Brasil, em São Paulo (SP). Após algum período ela foi para Portugal (não sei onde) e voltou ao Brasil. Desconheço se ela conheceu meu bisavô lá ou aqui.

Meu marido localizou a provável chegada de sua bisavó no navio a vapor Italie, desembarque dia 17/01/1912, em Santos/SP. Link: http://200.144.6.120/memoriaimigrante/descricao.php?fam=52430&liv=04A&pag=174&tipo=Desembarque%20com%20base%20nos%20Livros .

Ela teria vindo com seu irmão JOÃO e consta assim: CECILIA DE JESUS, casada (será que ela se casou com Antonio Maria em Portugal antes de se casar no Brasil?!), portuguesa (talvez dupla nacionalidade), 19 anos (idade compatível) e a localidade de origem é: SIGIRSI.

Evidentemente, não existe tal lugar em Portugal, então ele procurou a Lista de Bordo do documento original. Link: http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/listas/BR_APESP_MI_LP_004691.pdf , página 15/63, número de ordem 178.

Infelizmente, não conseguimos decifrar o nome da localidade de procedência. Toda essa procura seria para talvez localizar a origem de Antonio Maria dos Santos, mas, a bem da verdade, não temos sequer certeza absoluta que a referida CECILIA DE JESUS presente neste navio é, de fato, a bisavó.


2. MÁXIMO RODRIGUES DOS SANTOS
Desconhecemos o Distrito, temos pouquíssima informação, apenas a certidão de casamento (inteiro teor) no Brasil:
Pai: Manoel Rodrigues dos Santos
Mãe: Emilia Rosa dos Santos
Esposa: Angelina Jorio (italiana)
Data do Casamento: 23/12/1916. Máximo com 21 anos, Angelina com 17. Teoricamente, então, ele nasceu entre 23/12/1894 e 22/12/1895.


Assim sendo, por gentileza, peço a ajuda de todos na busca dos documentos de ANTONIO MARIA DOS SANTOS e/ou MÁXIMO RODRIGUES DOS SANTOS, pois é de extrema importância para mantermos a história e a cultura portuguesa em nossa família.

Desde já agradeço pela compreensão, e fico no aguardo de retorno!

Com os melhores cumprimentos,

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento de António Maria dos Santos e/ou Máximo Rodrigues dos Santos

#361896 | adrmacieira | 26 Sep 2015 14:18 | In reply to: #361811

Oi Sidney, favor me procurar, por gentileza.
Meus cumprimentos,
Adriano.

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento de António Maria dos Santos e/ou Máximo Rodrigues dos Santos

#361932 | MCNN | 27 Sep 2015 22:05 | In reply to: #361811

Boa noite Márcia

António Maria dos Santos pediu passaporte em Coimbra em 24/10/1910:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1961-25479-20339-51?cc=1928596&wc=9VH2-4WL:222782401

Ele era natural do concelho de Soure, freguesia de Figueiró do Campo.

De acordo com o seu assento de batismo, nasceu exactamente um ano antes daquilo que a Márcia indicou:

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=44716

(seleccione a imagem 72)

O seu assento de batismo, no entanto, tem uma indicação estranha, pois tem uma referência a este registo de óbito:

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=44731

(seleccione a imagem 87)

É aparentemente o assento de óbito de um irmão do António Maria, de 3 anos e meio de idade, chamado Joaquim Maria. No entanto, alguém aí escreveu que quem havia falecido tenha sido o António Maria !!!

E, se formos ver, o António Maria teve de facto um irmão chamado Joaquim Maria com idade compatível com a do óbito:

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=44717

(seleccione a imagem 165)

Enfim, é um mistério essa anotação !!!!

Passando agora à Clotilde de Jesus, a localidade que vem indicada no livro de bordo é Sigirei, que fica na freguesia de São Vicente da Raia, concelho de Chaves.

Conseguimos encontrar um pedido de passaporte para o Brasil de um Manuel do Nascimento:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1017771

(seleccione a imagem 181.tif)

Ele pediu o passaporte em 26/09/1890 e ia acompanhado de Teresa de Jesus (esposa, 24 anos), Albertina (filha, 5 anos) e Júlia Gardénia (?) (filha, 9 meses).

A ser assim, quem Teresa de Jesus transportaria no ventre quando foi para o Brasil teria sido João do Nascimento (que deve ter nascido perto de 1890) e não a Cecília de Jesus.

Finalmente, o Máximo Rodrigues dos Santos, por consulta à base de dados do Cepese, deve ter nascido em Vila do Conde:

ID: 445941
Nome: Máximo Rodrigues dos Santos
Naturalidade: Vila do Conde
Concelho: Vila do Conde
Pai: Manauel Rodrigues Dos Santos
Mãe: &bnsp;
Profissão: &bnsp;
Idade: 13
Destino: Rio de Janeiro
Estado Civil: Solteiro

Peça ao Cepese a informação que têm sobre este pedido de passaporte. Ele tinha 13 anos quando pediu passaporte para o Brasil. Tenho muitas dúvidas na idade dele quando casou. Quando receber a informação do Cepese, que inclui a data do pedido de passaporte, ficaremos com mais certezas sobre quando ele nasceu.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento de António Maria dos Santos e/ou Máximo Rodrigues dos Santos

#361951 | adrmacieira | 28 Sep 2015 14:02 | In reply to: #361932

Caro Mário,

Agradeço imensamente sua pesquisa! Eu nunca teria encontrado tais informações sozinho...

Vou correr atrás com os dados que eu tenho.

Mais uma vez muito obrigado!!!

Adriano Macieira.

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento de António Maria dos Santos e/ou Máximo Rodrigues dos Santos

#361960 | MCNN | 28 Sep 2015 21:34 | In reply to: #361951

Adriano

Se quiser, quando receber a resposta do Cepese coloque aqui a informação que eles enviarem, nomeadamente a data do pedido de passaporte, o Arquivo onde está esse pedido e o livro e o registo de onde foi tirada a informação.

Dessa forma poderemos ajudá-lo melhor a descobrir o batismo do Máximo.

Eu, tomando por boa a idade que o Máximo disse ter quando se casou, dei já uma primeira busca nas diversas paróquias de Vila do Conde e não encontrei o batismo.

Claro está que eu posso ter visto mal. Mas a resposta do Cepese irá esclarecer melhor quando é que ele nasceu. E eu arrisco que, caso se comprove que idade está errada, ele era mais novo do que dizia.

Abraço

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento de António Maria dos Santos e/ou Máximo Rodrigues dos Santos

#361967 | adrmacieira | 29 Sep 2015 13:40 | In reply to: #361960

Caro Mário,

Obtive a seguinte resposta do CEPESE:
Arquivo: Arquivo Distrital do Porto
Livro: 3373
Passaporte: 1085
Data do Passaporte: 1905/08/19
Tipo: ida
Nome: Máximo Rodrigues dos Santos
Apelido: sem indicação
Concelho: Vila do Conde
Naturalidade: Vila do Conde
Pai: Manauel Rodrigues dos Santos
Sexo: Masculino
Estado Civil: Solteiro
Destino: Rio de Janeiro
Idade: 13
Profissão: -
Escreve: sem indicação
observações: -

Então, verifiquei o Registro de Passaportes de Emigrantes do Arquivo Distrital do Porto, conforme o link: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411731 (184.tif), e as informações são essas mesmas.

Pela indicação de 13 anos em 19 de agosto de 1905 é possível inferir que ele nasceu entre:
20 de agosto de 1891 e 19 de agosto de 1892.

Há mais algum tipo de pesquisa em que podemos localizar a freguesia? Caso contrário, a busca terá que ser feita em todas as freguesias do Concelho, correto?

Abraços,
Adriano Macieria.

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento de António Maria dos Santos e/ou Máximo Rodrigues dos Santos

#361971 | MCNN | 29 Sep 2015 15:40 | In reply to: #361967

Boa tarde Adriano

Claro está que se optar desde já por pesquisar nos paroquiais, isso é sempre uma opção válida. O problema maior é que são mais de 30 freguesias que terá de pesquisar e em cada freguesia são dois os anos em que tem de pesquisar.

Eu no seu lugar optava primeiro por uma alternativa mais interessante. Assim, inscreva-se como utilizador no site do Arquivo Distrital do Porto e depois peça uma cópia não autenticada do processo de passaporte número 1085/1905, de 19/08/1905 em nome de Máximo Rodrigues dos Santos. No pedido escolha a opção que permite o download da informação a partir do site.

A partir desse momento tudo se passa na sua área de utilizador do Arquivo. Eles procuram o processo de passaporte e, caso o encontrem, enviam-lhe um orçamento para aprovar. Depois pedem-lhe para fazer o pagamento. Finalmente, enviam-lhe um link de onde poderá fazer o download do processo de passaporte que eles entretanto digitalizaram. Todo a tramitação costuma demorar poucos dias.

Esse processo de passaporte, entre outras documentos, deverá conter a transcrição do assento de batismo do Máximo, pelo que ficará imediatamente a saber qual a freguesia de onde ele era natural, as datas de nascimento e batismo, etc.. Mas contém outros documentos interessantes com toda a certeza. Por exemplo, deve conter a autorização do pai (ou da mãe) para ele viajar uma vez que ele era menor. Alguns processos trazem inclusive a carta de chamada.

De todas as formas trata-se em minha opinião de informação com grande valor histórico para os familiares.

Abraços


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento de António Maria dos Santos e/ou Máximo Rodrigues dos Santos

#361973 | adrmacieira | 29 Sep 2015 16:25 | In reply to: #361971

Ok, farei a consulta. Obrigado!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 02:27

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen