vocábulo Zé em Assentos de Baptismo/casamento/óbito, etc. Portugal.

This topic is classified in the following rooms Arquivos

vocábulo Zé em Assentos de Baptismo/casamento/óbito, etc. Portugal.

#365040 | RicardoBrochado | 12 Jan 2016 11:26

Bom dia

Estou em luta com o Instituto dos Registos e do Notariado para poder chamar ao meu filho Zé, não sendo aceite por haver uma lista predefinida de vocábulos aceites como tal.

Defendem-se com o argumento de ser um diminutivo de José mas, se aceitam nomes como Berto, Mel, Beto e até Xico, porque não aceitar o nome Zé, que possui tradição na literatura e na cultura popular - Zé do Telhado, Zé Povinho, etc. Para além disso todos os Josés são tratados por Zé.

Para além disto, se um dos progenitores fosse estrangeiro, poderíamos chamar qualquer coisa, como por exemplo Taison, Taís ou Deneide (Colegas de infantário do meu filho) ou os mais populares de 2016 como Shakira.

Agradecia imenso que quem tivesse encontrado um Assento qualquer em que o registrados seja Zé, que me comuniquem.

Grato desde já

Ricardo

Reply

Direct link:

vocábulo Zé em Assentos de Baptismo/casamento/óbito, etc. Portugal.

#365044 | Cerqueira Ventura | 12 Jan 2016 14:57 | In reply to: #365040

Olá Ricardo, o "Zé do Telhado" é alcunha de José Teixeira da Silva, eu também sou José, tenho 2 irmãos também José e tenho muitos ascendentes José mas nos assentos nunca vi nenhum tratado por Zé, mas desejo-lhe boa sorte

Reply

Direct link:

vocábulo Zé em Assentos de Baptismo/casamento/óbito, etc. Portugal.

#365048 | saintclair | 12 Jan 2016 18:31 | In reply to: #365044

-
Zé pode ser aceite como segundo elemento
de nome próprio pelos Registos Centrais.

http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/vocabulos-admitidos-e/downloadFile/file/Lista_de_nomes31-12-2015.pdf?nocache=1452254578.62
Sc.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 23:41

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen