Capitão Manuel Pestana Coimbra
This topic is classified in the following rooms
Capitão Manuel Pestana Coimbra
Caros amigos
,
Pedindo desculpa por me imiscuir neste tópico, devo confessar o meu interesse por a dedução feita pelo confrade Lourval , já que não tinha ainda avançado além do casal Gaspar Pires e Catarina Pestana, meus antepassados directos (12 gerações).
Descendo de sua filha ISABEL PESTANA, nascida em Tavarede em 20 de Março de 1759. Do seu casamento com JOÃO RODRIGUES, o Bicudo, em 2 de Dezembro de 1600 (Tavarede), houve um filho - ANTÓNIO PESTANA (COIMBRA) - nascido em Tavarede, mas que casou na Igreja de São Julião da Figueira da Foz em 13 de Janeiro de 1647, com MARGARIDA FRANCISCA FRANCO (ou JORGE), natural de Peniche.
É do seu filho JOÃO PESTANA ( São Julião, bp 20 Nov 1652) que provém a minha ascendência. Este casou na mesma freguesia em 15 de Abril de 1677, com ANTÓNIA FRANCISCA NETA, filha de João Colaço da Silva e Maria Neta. Este João Pestana é irmão de ANTÓNIO PESTANA COIMBRA (1660 - 1712), casado com MARIA de BAIROS (ou BARROS).
Não são eles, no entanto, a razão da minha intervenção. A dificuldade de entroncar o Capitão Manuel Pestana Coimbra fez-me aqui vir pedir a vossa ajuda e conselho.
Em mensagens anteriores, foi identificado o Manuel Pestana Coimbra com um Manuel Pestana casado com Guimar Ferreira, em São Martinho de Tavarede em 30 de Maio de 1634. Esta também é a opinião do Prof. Doutor Rui Cascão, pessoa que estudou e indiscutivelmente conhece a população das freguesias da Figueira da Foz. Ora sucede que, em Montemor-o-Velho, se encontram referências ao Capitão Manuel Pestana Coimbra, que podem (ou não) contrariar essa identificação.
No livro de Correia Góis "Concelho de Montemor-o-Velho: A Terra e a Gente", editado em 1995 pela Câmara Municipal, a propósito das igrejas desaparecidas da vila fala da Igreja de São Miguel, onde [e transcrevo] "Na parede norte (ao Evangelho) estava a capela de N. Sra. da Conceição mandada erigir pelo Capitão Manuel Pestana Coimbra ostentava um arco simples, quinhentista, enquadrado de colunas dóricas, sobre pedestais e ao lado um epitáfio tumular
"ESTA CAPELA MANDARÃO/ FAZER O CAPITAM MANOEL PE/ STANA COIMBRA E SVA MOL/ ER MARIA CARDOZA COM MISAS/ SABADOS E DOMINGOS E DIAS SA/ NTOS E AS TR(E)S DO NATAL E OVTO M/ ISAS PELOS DEFVNTOS PERA SEMPRE/ E OBRIGARÃO SVAS FAZENDAS"
[pp. 179 -181]
Pode-se depreender que Manuel Pestana Coimbra seria pessoa com cabedais suficientes para erigir uma capela sua numa das igrejas da vila de Montemor-o-Velho. A. Santos Conceição já o dissera na monografia "Terras de Montemor", na pag. 193: "Esta capela foi mandada construir pelo capitão Manuel Pestana Coimbra e nela se fixou uma lápide com instituição de missas." Não transcreveu porém a lápide.
Com certeza, fica-se a saber que teve a patente de Capitão no regimento de ordenanças da vila.
Seria certamente uma pessoa da governança da vila, pois foi escrivão da Misericórdia no biénio 1686-1687, conforme indica Mário José Costa da Silva no seu livro " A Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho Espaço de Sociabilidade, Poder e Conflito (1546 - 1803), pág.155.
Refere a lápide que era casado com Maria Cardosa. Ora, a menos que esta seja um segundo matrimónio, afasta-de a identificação de Manuel Pestana Coimbra com o Manuel Pestana casado com a Guimar Ferreira. Assim, podem colocar-se as hipóteses:
- o capitão Manuel Pestana Coimbra não é o Manuel Pestana casado com Guimar Ferreira;
- o capitão Manuel Pestana Coimbra foi casado com Guimar Ferreira, e contraiu um casamento posterior com Maria Cardosa;
- o capitão Manuel Pestana Coimbra, de Montemor-o-Velho e o Manuel Pestana Coimbra (assim identificado), de Tavarede, são pessoas distintas; é apenas um caso de homonimia.
Gostaria que me pudessem ajudar e esclarecer esta minha questão, que talvez se me afigure complicada por não dispor de acesso a outras fontes que poderiam eliminar esta dúvida.
Com os melhores cumprimentos,
MMesquita
Direct link:
Capitão Manuel Pestana Coimbra
Caro confrade M. Mesquita.
Vou averiguar melhor essa questão da origem dos "Pestanas Coimbras" e tenciono dar-lhe uma resposta minimamente satisfatória. Já agora, uma vez que teve acesso a essa informação relativa à igreja de S. Miguel de MMV, uma vez sabendo que o Manuel Pestana Coimbra assistente/natural de Tavarede casou aqui com Guiomar Ferreira em 04.09.1634, sabe, porventura, quando se deu o casamento do outro Manuel Pestana Coimbra assistente em MMV com Maria Cardosa? Eu descendo do casal de Tavarede e estou em crer que a capela em S. Miguel de MMV nos remete para um período bem anterior. Não ponho em causa a origem toponímica dos "Coimbras" mas coloco algumas dúvidas sobre o facto de haver uma coincidência onomástica em concomitância com os dois Manuel Pestana Coimbra, ou seja, que um e outro tenham coexistido. Já agora, a tal capela funerária em MMV tem data de construção? Isso explicaria já muita coisa. Uma coisa é certa: os Pestanas Coimbras em Tavarede radicam de dois casais possíveis: João Rodrigues (filho de António Fernandes Bicudo) casado com Isabel Pestana (filha de Gaspar Pires e de Catarina Pestana) recebidos em 02.12.1600 ou de um Gaspar Pires outro) filho daquele Gaspar Pires com Catarina Pestana, com uma Antónia Rodrigues, filha daquele Bicudo e recebidos a 03.08.1600. O que houver de ligação com MMV tem de vir de trás. Outra coisa, o Manuel Pestana Coimbra de Tavarede morre nesta freguesia a 18.01.1667. Guiomar Ferreira morre em Tavarede em 05.09.1646. Não se conhece outro casamento para o Manuel P. Coimbra, nem em Tavarede, Buarcos, Redondos e Figª da Foz que eu tivesse localizado. Sei da presença contínua desse Manuel por Tavarede e Figª da Foz mas porque ele aparece ligado ao António Pestana Coimbra que casou na Figª da Foz em 13.01.1647 (com Margarida Franca/o e chegou a ser padrinho de batismo de um por outro filho destes).
Bom, vou almoçar. Tocou a campainha. Terminou a aula de substituição. A contar com isto, trouxe já os meus canhenhos para a escola para, oportunamente, poder responder-lhe, se fosse caso disso. Está feito, por ora.
Então, vá. Diga coisas. Até mais.
Pedro França
Direct link:
Capitão Manuel Pestana Coimbra
Caro Pedro França,
Sua mensagem foi altamente esclarecedora. Tomei nota aqui do falecimento de Maria Luís, mulher de Gaspar Pires, em Tavarede, em 20.03.1567. Poderá ser um matrimônio anterior de Gaspar Pires cc Catarina Pestana, como também poderá ser o pai dele. Com toda a certeza, talvez nunca saberemos.
Também anotei os óbitos de dois Gaspar Pires: um em 09.01.1616 e outro em 23.09.1640.
Sebastião da Fonseca, neto de Catarina Pestana e Diogo da Fonseca, carregava o apelido Pinto, fato que poderia ajudar na tomada de conclusões.
Lourval
Direct link:
Capitão Manuel Pestana Coimbra
Prezados confrades Lourval e Pedro França,
é com interesse que venho acompanhando suas mensagens sobre os Pestanas de Tavarede, confrade Lourval, você deve ter tido conhecimento da ascendência de Sebastião da Fonseca Pinto pela minha pesquisa que mandei ao Projeto Compartilhar.
Haveria maiores elementos que pudessem comprovar que Catarina Pestana, casada com Diogo da Fonseca, fosse filha de Gaspar Pires e Catarina Pestana?
Cumprimentos, Vinícius.
Direct link:
Capitão Manuel Pestana Coimbra
Caro Pedro França,
Desde já agradeço o interesse pelas questões que coloquei. A minha pouca experiência neste forum fez com que a minha mensagem tenha aparecido como um novo tópico.
Respondendo à sua interrogação sobre a Igreja de S. Miguel de Montemor-o-Velho que actualmente já não existe, escreveu Correia Góis na obra citada na minha mensagem anterior que "A porta principal ostentava a era de 1667, ano de reformas na igreja". É provável que a capela de N. Sra. da Conceição tenha sido mandada erigir pelo Cap. Manuel Pestana Coimbra nessa data!
Mais interessante para se apurar quem foi o Manuel Pestana Coimbra de MMV, é o assento de casamento da freguesia de S. Miguel datado de 20 de Julho de 1665 que regista o matrimónio de MANUEL PESTANA, filho de FRANCISCO FERREIRA e ISABEL PESTANA, moradores na Figueira com MARIA CARDOSA, filha de ANTÓNIO MENDES CORREIA e MARIA CARDOSA. Não coloco aqui o link para o livro, porque julgo saber que tal não é permitido neste forum. O assento consta do livro misto da freguesia de São Miguel de Montemor-o-Velho, imagem 82.
A leitura que fiz, não sendo especialista em paleografia, é que FRANCISCO FERREIRA é o pai de Manuel Pestana. Agradecia uma segunda opinião que validasse esta leitura (ou não)!
Se este Manuel Pestana for o Cap. Manuel Pestana Coimbra de MMV, fica-se a saber a sua filiação e que era natural da Figueira. Ora, se o apelido do seu pai for Ferreira (como li) talvez possa algum dos confrades relacioná-lo com os Ferreira Coimbra... e ficaria afastada a sua relação com os meus ascendentes.
Melhores cumprimentos,
MMesquita
Direct link:
Capitão Manuel Pestana Coimbra
Vinícius,
Como você com certeza percebeu, os casamentos em Tavarede naqueles anos não declaram os pais, lamentavelmente.
Mas tudo leva a crer que Catarina Pestana casada com Diogo da Fonseca em 1595, logo nasceu cerca de 1577, seja filha de Catarina Pestana e Gaspar Pires. É claro, não podemos afirmar com base nos paroquiais, mas é grande a possibilidade. Gaspar Pires e Catarina Pestana casaram-se em 1570 e Catarina nasceu aproximadamente em 1577. Ter o nome da mãe era comum naqueles anos. Além de Gaspar Pires e Catarina Pestana, somente um outro casal em que um dos dois é Pestana é o casal Diogo Fernandes e Branca Pestana mas estes casaram-se em 1581.
Ando tentando localizar um batismo que indique uma Catarina, filha de Gaspar Pires, como madrinha. Já localizei batismos em que uma outra filha de Gaspar Pires foi madrinha.
Também anotei o batismo de Filipa em 16.02.1579 filha de Mateus da Fonseca e Ambrósia da Fonseca, candidatos a pais de Diogo da Fonseca.
Sim, percebi sua pesquisa publicada no Projeto Compartilhar com surpresa e satisfação.
Desenvolvi pesquisas semelhantes à sua com relação a outros primeiros povoadores. Por exemplo, cito Francisco José Pinto Mourão, nascido em Arnóia (Celorico de Basto). Recuei diversas gerações e publiquei no Family Search. Vide GP Vol. 5 página 288 e Vol. 7 página 112.
Avancei tanto que o entronquei ao Nobiliário de Famílias de Portugal (Felgueiras Gaio).
Lourval
Direct link:
Capitão Manuel Pestana Coimbra
Caríssimo MMesquita.
Está desvendado o mistério. O Manuel Pestana Coimbra de MMV não é o Manuel Pestana Coimbra de Tavarede.
Tendo feito uma incursõ nos parouiais de S. Miguel/MMV, localizei o casamento do Manuel Pestana Coimbra da referida capela funerária com Maria Cardosa(o), casamento esse que se deu a 20.07.1665 [tif81] do M1 dessa freguesia. Felizmente que o assento traz os pais dos noivos: ele, filho de Francisco Pereira e de Isabel Pestana, "moradores no lugar da Figueira, termo deste bispado (de Coimbra)", e ela filha do licenciado António Mendes Correia e de Maria Cardosa, desta vila (de MMV).
Encontrei no mesmo livro M1 os óbitos de ambos: ela, a 05.02.1698 [tif282] e ele a 26.11.1698 [tif283]. Em ambos os assentos vem referido que jazem - "na sua capela que fez nesta igreja". Só ela é que era freguesa desta capela. Ele fez testamento mas não sei em que notário ou tabelião. Dada a época em questão, então, a capela tem de ser enquadrada no estilo barroco ainda que no que este estilo possa ter de mais sóbrio (não sendo esse o traço geral).
Só uma coisa: o Manuel Pestana Coimbra aparece por várias vezes como padrinho de batismo - 21.08.1666 (tif34), 22.04.1672 (tif42), 09.05.1674 (tif44), 21.02.1679/com Maria Cardosa e 17.05.1679 (tif51) e 05.06.1680 (tif52), mas não encontrei, numa primeira análise, filhos nesta freguesia. Nem sei se os houve noutra.
Remetendo-me para Tavarede, é possível que este Manuel Pestana Coimbra tenha nascido em Tavarede mas ainda não tropecei nele. De toda a maneira, este casa numa altura em que o "meu" Manuel Pestana Coimbra está quase a morrer (18.01.1667). Daí que um e outro não são a mesma pessoa.
Abraço,
Pedro França
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 19 Dec 2024, 13:54