Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369354 | Romy Eble | 15 May 2016 03:58

Prezados, boa noite.

Há várias décadas busco a certidão de nascimento de meu avô, sem sucesso.
Meu bisavô era marítimo e veio para o Brasil, antes da minha bisavó. Tempos depois, ela veio com os 3 filhos, Maria, Carlos (meu avô) e Antônio, o mais novo (deficiente).
Não sei a data certa do nascimento dele e só consegui o certificado de batismo da tia Maria, a mais velha. Ela nasceu em 1909 Ílhavo/Aveiro, bem como meus bisavós.
Tenho completa e absoluta certeza que todos nasceram em Portugal, pois há uma foto com toda a família onde diz no verso da foto: "revelada no local X em Lisboa". Além dos relatos que dizem que minha bisavó e os filhos vieram em um dos navios do padrinho do meu avô.
Na foto, pude observar que entre a tia Maria que nasceu em 1909 e meu avô, haveria uma diferença de idade de no máximo 8 ou 9 anos. Então estimo que ele deve ter nascido entre 1912 a 1918.
Já escrevi para a conservatória de ílhavo e dentro deste período não encontraram nada.
Pesquisei se a família da minha bisavó morava em outra localidade e não, de acordo com as certidões viviam muito próximos.
Vou mandar um e-mail agora para a cepese@cepese.pt, solicitando se existe algum passaporte emitido em nome de Jeremias de Oliveira da Velha ou Maria do Carmo dos Santos Vidal, para saber se existe algum dado do meu avô Carlos Oliveira da Velha.
Alguém poderia me dar mais alguma ideia do que poderia ser feito, ou ainda me ajudar na busca, por favor? Caso alguém tenha alguma sugestão ou encontre algo, meu e-mail é romylogan@hotmail.com. Obrigada.

Com meus melhores cumprimentos,

Romy Eble

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369366 | saintclair | 15 May 2016 12:07 | In reply to: #369354

-
Romy;
Pode transcrever o assento baptismo da sua tia Maria!
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dlhavo
Fico a aguardar pelas notícias.
Saintclair

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369367 | Romy Eble | 15 May 2016 12:58 | In reply to: #369366

Bom dia Saintclair!
Em primeiro lugar, muito obrigada pelo interesse em ajudar.
Segue a minha tentativa de transcrição da certidão de batismo da Tia Mariazinha:

Aos vinte e um dias do mês de fevereiro, do anno de 1909, nesta Igreja paroquial de Salvador de Ílhavo, concelho de Ílhavo (de vem de C..., não entendi), batizei solenemente, um indivíduo do sexo feminino quem dei o nome de Maria, foi nasceu no lugar, digo, na Rua de Camões, desta Villa e freguesia, ás onze horas da noite, do dia treze do dicto mês e anno, filha legítima de Jeremias de Oliveira da Velha, marítimo, e de Maria do Carmo dos Santos Vidal, governanta de casa, naturais e paroquianos desta freguesia, nella "subidos" e moradores na referida Rua dos Camões, neta paterna de José de Oliveira da Velha e Maria (Luiza, Ligia, Luísa) Pereira e materna de Francisco Fernandes Maurício e de Jacintha dos Santos Vidal foram padrinhos, Domingos Ferreira Gordinho, solteiro, artista, e Anna dos Santos Vidal, solteira.... mandei lavrar em duplicado este assento....
Domingos Ferreira Gordinho
O Prior, Manuel...

Como disse, difícil ser muito fiel ao assento, pois não consigo identificar tudo o que está escrito.

Mais uma vez, muito obrigada.

Com meus melhores cumprimentos,

Romy Eble

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369368 | saintclair | 15 May 2016 13:22 | In reply to: #369367

-
Romy;
Sendo esta Maria Irmã do seu familiar, terá que se concentrar na Freguesia São Salvador-Ilhavo,para encontrar o assento do seu avô.
1909+ 10 anos--- talvez 1919
1909+ 07 anos--- 1916......
---
O concelho de Ílhavo está dividido em 4 freguesias:

Gafanha da Encarnação
Gafanha da Nazaré
Gafanha do Carmo
Ílhavo (São Salvador)
----
Sugiro que indique as quatro freguesias ao Arquivo Distrital Aveiro.Os seus BISAVÓS,
poderam ter vivido em várias freguesias.... etc.[eles eram pescadores em Ilhavo.]
Em Aveiro existem muitos locais onde havia pescadores..... [o Mar como pode ver está
mesmo ao lado!.....]
https://goo.gl/maps/9hKEfUyHSXU2

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dlhavo_%28S%C3%A3o_Salvador%29
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1186472
Boa sorte
Saintclair

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369370 | saintclair | 15 May 2016 14:18 | In reply to: #369368

-
"Já escrevi para a conservatória de ílhavo e dentro deste período não encontraram nada.
Pesquisei se a família da minha bisavó morava em outra localidade e não, de acordo com as certidões viviam muito próximos."
--
Romy;
Se vc. possui mais certidões dos seus familiares, queira indicar quais são, para se poder
entender em que data nasceu o seu avô.
Depois de analisar a sua primeira mensagem,chego à conclusão que deve estar enganada,
.... a diferença de idade do seu avô em relação à Irmã Maria, não pode ser de 8 ou 9 anos;
---Sugiro que a diferença de idades, será entre dois a três anos....!!....
Na expectativa das suas noticias,
Sc.

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369379 | MCNN | 15 May 2016 16:52 | In reply to: #369367

Boa tarde Romy

O que está escrito no assento não é "subidos" mas sim "recebidos", o que quer dizer que casaram naquela freguesia.

E de facto confirma-se, no link seguinte pode ver o assento de casamento dos seus bisavós:

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1084559

(tem de selecionar a imagem 59.tif)

Este casamento teve lugar em Ílhavo em 19/07/1905 e seu bisavô tinha então 20 anos de idade e sua bisavó 19 anos de idade. Eu mais tarde vou ver se encontro os respectivos assentos de batismo a fim de ver se fornecem quaisquer informações que interessem.

Agora, o mais provável é que seu avô tenha nascido já depois de 1911, pelo que o que terá de procurar será o seu assento de nascimento, o qual deverá estar ainda à guarda da Conservatória do Registo Civil do concelho onde ele nasceu.

Se a Conservatória de Ílhavo já procurou e não encontrou o assento de nascimento do seu avô, então o mais provável é que ele tenha nascido noutro qualquer concelho. O problema é saber qual.

Por outro lado, os assentos de nascimento nas Conservatórias não são pesquisáveis na internet, só recorrendo diretamente às Conservatórias. E o problema é que bastantes Conservatórias só procuram um assento se lhes der uma data em concreto para pesquisar.

Assim sendo, creio que é fundamental que obtenha uma ideia sobre quando é que o seu avô nasceu.

O seu avô casou no Brasil ? Em caso afirmativo sabe onde, quando e com quem ? O assento de casamento a existir contém, no mínimo, a idade dos noivos.

Outro assento que podia tentar procurar será o assento de óbito do seu avô, o qual também poderá conter informação relevante. Sabe onde e quando é que ele faleceu ?

Outra hipótese será procurar o desembarque da sua família no Brasil. Tem ideia sobre quando é que sua família foi para o Brasil ? Eles entraram pelo Rio de Janeiro ou por Santos ? E no Brasil fixaram-se em que cidade ?

Finalmente, queria sugerir-lhe algo, que é o de você procurar, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, pelos prontuários de emigrante de seus familiares (bisavós, avô e irmãos).

Creio que por um preço pouco mais do que simbólico eles fornecem os dados que eventualmente tenham deles, e acho que inclusive dispõem de um serviço de atendimento à distância.

Veja por favor esta página:

http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=151

Não sei se já fez isso mas, pelo sim pelo não, aqui fica a dica.

Desculpe o testamento, mas foi para tentar ajudar.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369390 | Romy Eble | 15 May 2016 22:40 | In reply to: #369379

Mário, boa tarde.
Só tenho a agradecer seu "testamento", sorvi cada palavra. Eu também havia feito um, minha descrição foi longa...
Eu já pesquisei as certidões de nascimento de meus bisavós. Caso queira posso transcrevê-las aqui. Possuo a de casamento também. Consegui pesquisando no arquivo distrital de Aveiro.
Assim que minha bisavó chegou ao Brasil, queimaram todos os documentos e registraram todos os filhos como brasileiros, inclusive tia Mariazinha. Esta por sua vez foi registrada como nascida em 1912 em Santos. Meu avô também registrado novamente como nascido em 1918, na mesma cidade.
Devido a desentendimentos meus bisavós resolveram ir para Paranaguá, outra cidade onde meu bisavô (prático de navios) poderia encontrar trabalho facilmente.
Nunca revelaram as verdadeiras datas de nascimento. Ouvia-se falar muito em Espinho, talvez Espinheira (vi este nome em uma das certidões de batismo, morada de um dos padrinhos, acho), e Trás os Montes. Há alguns anos, estive no arquivo distrital, e a responsável de lá, me disse que o apelido Vidal, era de Águeda.
Na certidão de casamento do meu avô Carlos, os dados são da certidão de nascimento feita no Brasil, por isso, não é possível encontrar evidência alguma em tal documento.
Diversas vezes meu avô comentou que veio com a mãe e seus dois irmãos atrás do meu bisavô, mas escondidos no casco do navio do padrinho dele.
Um último detalhe, no data de retorno que estava marcada a passagem da minha bisavó, ela faleceu. Acredito que deveria ter passaporte para retorno, não sei como confirmar isso, nem sei a data correta. Ela ia deixar meu bisavô aqui e partir sozinha.
Vou tentar os caminhos que me indicou, se souber de algo mais, por favor, me avise.

Com meus melhores cumprimentos,

Romy

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369391 | mila1000 | 15 May 2016 23:20 | In reply to: #369354

Romy,

Em Paranaguá existe um policial de nome Carlos Oliveira da Velha Netto,é muita coincidencia,mas,acredito que possa ser seu parente.

Mila

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369535 | Romy Eble | 19 May 2016 14:22 | In reply to: #369391

Mila, bom dia.

Sim Carlinhos é meu primo querido.

Obrigada pela resposta.

Abs.

Romy

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369544 | mila1000 | 19 May 2016 17:22 | In reply to: #369354

Romy,
E,ele não sabe nada sobre o avo?Por exemplo quando foi o casamento?Em que cidade?
Quantos anos tinha quando veio para cá?

Mila

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369547 | Romy Eble | 19 May 2016 17:52 | In reply to: #369544

Mila,
Ele tem as mesmas informações ou menos que eu.
A documentação faltante é de Portugal, a isso ele não tem acesso como policial civil.
Além disso, o complicado está que o meu avô foi registrado 2 vezes, como português e como brasileiro. Ele tem 2 certidões de nascimento, mas só achamos a brasileira.
Eu estou desconfiando que meus bisavós quando registraram ele no Brasil, trocaram o nome dele. Não consigo pensar em outra explicação.

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369548 | MCNN | 19 May 2016 18:04 | In reply to: #369547

Olá Romy

Um detalhe que me intriga é o da fotografia que teria sido tirada em Lisboa com a "família toda".

Quando fala em "família toda" quer dizer exatamente o quê ? Os seus bisavós e os três filhos ?

Naquela época não era nada habitual que uma família de um marítimo da zona de Aveiro fosse passear até Lisboa que dista a mais de 200 km de distância. Pura e simplesmente isso estava muito para além das suas posses, Se eles estavam em Lisboa, muito provavelmente residiam então na zona de Lisboa. Se o seu bisavô estiver na fotografia, então a fotografia não deve ter sido tirada imediatamente antes de embarcarem, pois segundo a Romy disse a família terá ido em momentos desencontrados para o Brasil.

Se for assim, o seu avô pode ter sido registado em Lisboa.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369549 | mila1000 | 19 May 2016 18:10 | In reply to: #369354

Romy,
Sei que o que falta é o documento portugues,mas,estou tentando estabelecer uma idade entre Mariazinha,Carlos.Voce disse que ela teve o registro em Santos como nascida em 1912,o que quero saber é:se foi no ano de 1912,quantos anos teria Maria?
O confrade Mario localizou o casamento de seus bisavós em 1905,portanto,pode ter tido um filho em 1906 ou 1907,sendo assim,se fosse Maria,ela teria uns 5 anos em 1912.
Carlos,pode ter nascido em 1909/1910,mas,está dizendo que o registro dele foi em 1918,é isso?

O ano do registro no cartório,para Maria,foi em 1912 ou foi em outro ano?

Mila

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369555 | Romy Eble | 19 May 2016 20:42 | In reply to: #369548

Mário,
Será que a situação deles era tão precária assim? O padrinho do meu avô era dono de frota de navios e provavelmente era algum tio dele ou algo assim.
Sei que meus bisavós quando vieram para o Brasil, deixaram um terço de uma quinta para um irmão.
Há uma doação de uma obra de arte feita por José de Oliveira da Velha (poderia ser trisavô da minha mãe ou o tal padrinho) para uma Paróquia em ílhavo.
A mãe da minha bisavó era padeira, poderia ser que tivesse uma padaria ou algo assim?
Será que a Viela da Manga onde a família da minha bisa morava, era um lugar humilde? E a Rua de Camões?
Olhando a emissão de passaportes no CEPESE, vi a emissão de passaporte em nome do meu trisavô, destino Rio de Janeiro. Será que lá tem alguma dica? Será que minha bisavó veio com o pai dela e as crianças para o Brasil e foram todos registrados no passaporte dele?
O nome dele é Francisco Fernandes Maurício e o registro é o de número: 332391
O motivo da viagem da minha avó com os filhos foi o abandono de Jeremias, meu bisavô e a notícia que ele teria formado nova família no Brasil. Poderia o meu bisavô vir ao Brasil para pressionar o genro a fazer-se cargo da família ou trazer a filha com os netos...
Como era a emissão de passaportes aos embarcados? O passaporte era igual para todo mundo? Será que os embarcados passavam no controle de passaportes comum aos outros viajantes? Pesquiso os passaportes dessa gente e não encontro nenhum...

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369556 | Romy Eble | 19 May 2016 21:19 | In reply to: #369370

Saintclair, boa tarde.

Desculpe, tardei a responder, pois só vi a sua mensagem agora pouco.
A confusão se dá por causa da data dos registros. Elas não são fiéis às datas e os mesmos foram feitos, muitos anos depois no Brasil.
Minha tia-avó nasceu e foi registrada em Portugal 1909, não sei em qual ano ela foi registrada no Brasil, mas declararam no assento que ela nasceu em 1912. O que sabemos não é verídico, esta data foi inventada.
Meu avô deve ter uma diferença de pelo menos 4 anos a menos que ela. Deve ter nascido, a partir de 1913 em Portugal, mas no momento do registro no Brasil, declararam que o nascimento ocorreu em 1918. Julgando que depois do meu avô, nasceu o tio Antoninho, devem ter declarado o nascimento dele um ou dois anos depois... Provavelmente a data do registro não foi antes de 1920...
Amanhã, tentarei entrar em contato com o cartório de Santos e perguntar sobre as datas dos registros.
Obrigada.

Romy

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369610 | mila1000 | 20 May 2016 22:38 | In reply to: #369354

Romy,

No Diario do Paraná(em 1981) há uma noticia de que 20 artesãos de Paranaguá,liderados pelo artesão Carlos Oliveira da Velha,fundaram a Associação dos Artesãos de Matinhos,e,com adeptos de Caiobá e Guaratuba.

Voce é de Cps?

Mila

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#369669 | Romy Eble | 22 May 2016 17:58 | In reply to: #369610

Oi Mila,
Nasci em Curitiba, mas moro em Campinas atualmente.

Romy

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#370157 | anamonteal | 31 May 2016 21:56 | In reply to: #369354

Olá,

O meu bisavô é português mas a única informação que tenho é o seu nome (Manoel Joaquim Monteiro) não sei o concelho que nasceu e nem a data de seu nascimento. O meu avô é falecido será que é possível somente com o nome descobrir o concelho que ele nasceu?

Obrigada.

Ana Cristina

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar certidão de Nascimento

#370159 | Romy Eble | 31 May 2016 22:09 | In reply to: #370157

Ana Cristina, boa tarde.

Por favor, pode abrir um tópico específico para o seu caso?
Creio que faremos confusão se o pessoal começar a responder às suas dúvidas no meu tópico. Obrigada!

Att.

Romy

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 08:34

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen