Família Judia de Lisboa – Fonseca
This topic is classified in the following rooms Famílias
Família Judia de Lisboa – Fonseca
Caros Compadres,
Gostaria de saber se alguém tem dados acerca de uma família Judia de apelido Fonseca, que viveu em Lisboa até ao início do século XVII. Segundo a informação que tenho, Lopo da Fonseca nasceu em Lisboa em 1565, eventualmente filho de António. Casou com Isabella Castagna e foram pais de António, nascido em 1602 e de Simão, nascido em 1604. A mulher morreu em 1604 e ele saiu de Portugal nesse ano, com destino a Itália.
Obrigado e cumprimentos,
GP Porto
Direct link:
Família Judia de Lisboa – Fonseca
Boa tarde, GP Porto
O seu tópico despertou-me uma atenção especial porque tenho alguns Lopo da Fonseca nos ancestrais, xxnn.
O meu antepassado na linha directa, que se situa na faixa temporal alargada do seu, foi avô paterno de Miguel da Fonseca de Seixas.
Como Miguel teve processo do SO, ficamos a saber um pouco da sua própria genealogia. Assim, resumidamente, para o situar a si nos meus dados:
- Miguel terá nascido cerca de 1580, dado que em julho de 1670 disse ter 88 anos de idade;
- Foi baptizado em Celorico da Beira, na igreja de Nª Sª da Assumpção;
- O seu apelido Seixas vem do lado materno;
- Vivia de sua fazenda, assim como pais e avós paternos e maternos;
- Nomes dos pais: António da Fonseca e Simoa de Seixas, ambos naturais de Celorico da Beira;
-Avós paternos: Lopo da Fonseca e Beatriz Pinheira, ele natural de Celorico da Beira e ela de Trancoso;
- Avós maternos: Manuel de Seixas e Branca do Vale, ambos naturais de Celorico da Beira;
-Teve vários tios paternos, um dos quais Manuel da Fonseca casado com Clara da Costa, de quem teve um filho chamado, também, Lopo da Fonseca; um outro tio chamado Francisco da Fonseca, morreu em Lisboa e que ele, Miguel, desconhece se foi casado e se teve filhos (talvez aqui possa existir qualquer ligação ao seu Lopo da Fonseca...);
- Teve um irmão chamado Lopo da Fonseca que morreu no Peru;
- Esteve em Roma para arranjar dispensa matrimonial para casar com a sua primeira mulher Brites Pinheira; casou segunda vez com Brites Rodrigues.
Lancei estes dados pois poderá existir qualquer ligação aos seus, talvez ao nível de colaterais. Se tiver mais elementos dos que apresentou no seu tópico, pode ser que eu consiga ver um pouco mais além. Tenho centenas de processos analisados e por vezes um simples dado pode ser uma excelente pista para investigação.
Aguardarei que se pronuncie. Não sei se vou conseguir responder mais vezes, por uma questão de dificuldades de acesso. Mas se tal for impossível, irei socorrer-me de outros confrades que o farão em meu nome
Cumprimentos
Dona Briolanja
Direct link:
Família Judia de Lisboa – Fonseca
Boa tarde cara Dona Briolanja,
Agradeço a sua resposta e comentários.
Este pedido de informação acerca deste Lopo da Fonseca não é um antepassado meu, mas sim antepassado de uma pessoa em Itália que me ajudou com a minha pesquisa acerca dos Ranito, que terão no passado uma ligação a Itália.
Tirando a informação que enviei no meu e-mail anterior, os únicos dados adicionais que possuo de Lopo da Fonseca são o facto de o destino dele, quando saiu de Portugal, ter sido Veneza, e que quando lá chegou passou a chamar-se Lopo Camis da Fonseca. Adicionalmente, tinha escrito que ele saiu de Portugal em 1604, quando a informação correcta é a de que ele terá saído de Portugal a partir de 1604, mas não necessariamente nesse ano.
De qualquer das formas vou pedir informação adicional.
Obrigado e cumprimentos,
GP Porto
Direct link:
Família Judia de Lisboa – Fonseca
-
http://geneall.net/pt/forum/13191/sabugal-distrito-da-guarda/#a369605
Sc.
Direct link:
Família Judia de Lisboa – Fonseca
Saintclair
Muitíssimo obrigada pela chamada de atenção. Com a continuação deste status quo....estou a desinteressar-me da frequência assídua a este espaço. Ainda ontem, no nosso habitual jantar de genealogia, se comentou a vivência actual deste site. O desânimo é geral, as queixas múltiplas... não há paciência!
Calhou ter passado aqui e ter lido o tópico. Respondi como Dona Briolanja, pois tentei com o meu principal nick, que é, afinal, o meu nome - Maria David - e nada consegui.
Espero que a minha mágoa regrida, para voltar à assiduidade diária, que tinha dantes.
Os meus cumprimentos
Maria David
Direct link:
Família Judia de Lisboa – Fonseca
Maria David: Viu o livro do Doutor João Braz sobre os Judeus da Guarda? O LEJ vai publicar uma série.: Trancoso, Arraiolos, Serpa, Bragança, Lamego. Não quer incluir um seu sobre a terra que mais lhe interessar?
Seria excelente.
Seu parente que desde já agradece,
Conde
Direct link:
Família Judia de Lisboa – Fonseca
Bom dia cara Maria David,
Paralelamente ao tópico que levou à sua resposta, aproveito ter vindo ao Geneall para lhe perguntar se porventura lhe terá surgido alguma referência ao apelido Ranito, desde a última vez que falamos, há já alguns anos.
Cumprimentos,
GP Porto.
Direct link:
Família Judia de Lisboa – Fonseca
Ranito não vi e não me esqueço.
OUm amigo meu vai-lhe dar os meus emails .
Até breve e obrigado.
Direct link:
Família Judia de Lisboa – Fonseca
Boa tarde, GP Porto
Parece que o Dona Briolanja está estável...até ver. Isso deixa-me um pouco tranquila.
Sobre o apelido Ranito, penso que em tempos lhe falei de um que entroncava na minha ancestralidade, ao nível dos colaterais. Com a alternância entre Lisboa e Castelo Branco e temporadas mais demoradas no interior que na capital, levei para lá algumas pastas para ter alguns dados à mão e trabalhar com algum conforto. De cor, posso adiantar que esse dito Ranito se liga, por casamento, com uma descendente do ramo Elias da Costa, século XIX. De momento nada mais posso acrescentar. Contudo, já encontrei alguns Ranitos em freguesias da Covilhã, Idanha Nova e, se não me falha a memória, até no Fundão. Penso, sem querer jurar, que até no Teixoso apareceram alguns.
Sou sincera, a minha preocupação em acabar com as investigações necessárias para a publicação do livro que tenho entre mãos, tem me levado a passar como cão em vinha vindimada por tudo aquilo que não está relacionado comigo.
Se quiser, mande-me um apanhado dos seus Ranitos e as falhas que tem, pois vou aproveitar esta estadia em Lisboa para voltar à TT e, com a sua lista na mão, sempre que me deparar com algum Ranito, farei a respectiva recolha de informação.
Desejo que o seu trabalho continue de vento em popa! Disponha sempre, caso esteja interessado em processos do SO. Tenho algumas centenas já investigados.
Cumprimentos
Maria David
Direct link:
Família Judia de Lisboa – Fonseca
Boa tarde cara Maria David,
Agradeço a sua rápida resposta e disponibilidade, e desejo-lhe toda a sorte com o seu livro!
Não a irei maçar, pois acredito que esteja muito ocupada, pelo que ia apenas lhe pedir, quando tiver oportunidade, se me poderia enviar documentação onde lhe apareça o apelido Ranito. Do que recolhi desde o início da minha pesquisa, deu para fazer umas 15 árvores genealógicas, que não consigo ligar entre si, já para não falar das várias dezenas de Ranito que tenho "soltos". Terei todo o gosto em partilhar consigo os dados que tenho, mas são várias centenas de elementos...
Ficarei então a aguardar o seu contacto, quando tiver maior disponibilidade para falar deste tema. Se porventura me quiser enviar documentação, a qual desde já agradeço, por favor utilizar a minha conta de e-mail search.ranito, arroba, gmail.com
Cumprimentos,
GP Porto
Direct link:
Família Judia de Lisboa – Fonseca
Cara Maria David,
Queria só acrescentar um dado, de forma a focalizar a procura de informação no meu ramo familiar em particular, caso me possa fazer esse favor: o meu maior interesse, no que diz respeito aos Ranito, será qualquer referência a um Ranito anterior a 1700. Tenho a certidão de casamento do meu 9º avô, que refere o seu pai, o meu 10º avô, Domingos Rodrigues Ranito, que por sua vez é referido num processo da inquisição por ser avô materno de um candidato a familiar. Mais antigo que isso, não tenho dados, mas acredito que possa existir um qualquer documento da Inquisição que refere algum Ranito.
Mais uma vez muito obrigado pela sua disponibilidade e boa sorte com o seu livro!
Cumprimentos,
GP Porto
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Jan 2025, 23:25