Sanfins do Douro / Mondego / Presandães

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões

Sanfins do Douro / Mondego / Presandães

#372638 | AnaLuizaMiranda138 | 28 Jul 2016 17:52

Boa Tarde,

Meu nome é Ana Luiza e procuro documentos, e parentes na região de Sanfins do Douro / Mondego / Presandães.

As informações que possuo:

Tataravó: Gracinda de Jesus / ou Gracinda Teixeira - nascida em Presandães por volta da década de 1860 e 1870. Procuro sua certidão de batismo e casamento.
Minha bisavó (filha de de Gracinda) contava a seguinte história: Gracinda era apaixonada por um rapaz chamado João, porém sua família já havia acertado o casamento dela com outro rapaz da região (minha família é toda da região de Favaios e Sanfins do Douro). Gracinda foi obrigada pela família a casar com esse outro rapaz, porém no dia de seu casamento, João (por quem era apaixonada) estava esperando do lado de fora da igreja e assim que ela saiu eles fugiram juntos. Pelos meus cálculos isso aconteceu por volta de 1875, e dessa união nasceram filhos.
Depois de alguns anos morando com meu tataravó João (aquele que fugiu com ela), o moço que foi abandonado por ela na igreja (após o casamento ele foi para o Brasil) voltou para se vingar (cerca de 7 ou 8 anos depois).
Um dia Gracinda estava indo buscar água em uma fonte (provavelmente em Sanfins do Douro) e o rapaz que foi abandonado na igreja deu um tiro nela. O tiro pegou no peito mas não foi fatal.
O rapaz foi preso e condenado, mas não permaneceu por muito tempo na cadeia.
também gostaria de saber onde procura registro de crimes da época.

Porém, na certidão de batismo de minha bisavó, Maria Luiza Teixeira, não consta o nome do pai, e aparece "filha natural" de Gracinda de Jesus. Oque significa que minha tataravó não se casou com ninguém, até o nascimento de minha bisavó. Então não sabemos se a história contada pela família é verdadeira ou fantasia. Por isso estamos atrás de informações.

Dados de minha bisavó: Maria Luiza Teixeira - nascida em Sanfins do Douro em 03/03/1897, batizada no mesmo mês.
Filha de Gracinda Texeira / Gracinda de Jesus e não consta nome do pai.
Avô Maternos: Manoel Teixeira e Ana Augusta Teixeira
Avôs Paternos: Incógnita
Padrinhos: Luisa/Luiza Teixeira Martinho/Moutinho (provavelmente irmã de Gracinda Teixeira) e Antonio Pereira Machado.
Minha bisavó casou com Frutuoso da Silva nascido em 07/05/1894. Cujo os pais são Antonio da Silva e Olivia da Conceição. Batizado em Favaios, concelho Alijós. Avós maternos: Eugenio Pereira e Violeta Durão (não tenho certeza da primeiro nome da avó esta ilegível). Avós fraternos: nomes ilegíveis. Padrinhos: Floriano da Silva e Antonio Pereira Marques (viúva).

Minha bisavó teve 9 filhos, 3 deles (os primeiros) nascidos em Portugal. Segue informações da certidão da minha tia avó, também de nome Maria Luiza.
Nascida no dia 07/05/1925 numa casa em Mondego da freguesia de Favaios. Na certidão dela também consta avô materno incógnito.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Jul 2024, 08:42

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen