Familia Arantes
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas
Familia Arantes
Boa noite, desculpem a hora tardia mas não podia deixar a publicação para amanhã.
Alguém tem conhecimento rigoroso acerca da familia arantes, é que apesar de eu saber que ela está bastante dispersa no concelho de Amares com maior importância nas freguesias de Besteiros e de Ferreiros, não consigo encontrar o registo de casamento entre uma tal Margarida de Arantes e um António Rodrigues sendo que ela faleceu em Ferreiros, Amares em 1707.
Qualquer ajuda relativa a este tópico seria bem-vinda.
Obrigado
Direct link:
Familia Arantes
Não há mesmo ninguém que saiba alguma coisa sobre esta familia de pertinente que possa comentar, tudo o que for dito pode ajudar na resolução desta questão. Obrigado
ReplyDirect link:
Familia Arantes
Neste momento não poderei responder de concreto a sua duvida, mas poderei dar-lhe os elementos em que trabalho para lá chegar:
1º - Antonio Rodrigues, é natural de Carrazedo, oficial de pedreiro e como tal esta profissão poderia o levar a fazer a cerimonia em outro local;
2º - Margarida de Arantes, é natural de Ferreiros e filha de Domingos de Arantes;
3º - A filha deste casal, a Angela, casou com Manoel Fernandes, viuvo de Isabel Dias, com a profissão de pedreiro e com geração em Prozelo;
4º - Manoel Fernandes, nasceu e foi baptizado em Figueiredo como engeitado, filho de Andre Fernandes, natural de Estremoz, almocreve, combatente nas guerras passadas, ficando com a alcunha de 'Campanha', viveu durante 8 anos, em Darque e com uma natural desta de nome Ana Gonçalves, solteira, teve pelo menos o Manoel Fernandes e a irmã Francisca Ferreira, casada com Bento Ferreira Gomes.
5º - Bento Ferreira Gomes e Francisca Ferreira, viveram muito tempo na rua direita, em Barcelos, com passagens por Prozelo e Ferreiros;
6º - O Andre Fernandes, como almocreve, foi morto em Vila do Conde e lá sepultado;
Perante estes elementos soltos e sem existência do registo de casamento de Antonio Rodrigues e Margarida de Arantes, só ha um meio de se vir a saber! É procurar ... com estes elementos ... força, vamos a isto !!!
Melhores cumprimentos
Direct link:
Familia Arantes
Obrigado, de qualquer maneira eu esqueci-me de mencionar que eu sou descendente desse casal através de uma filha natural da tal Angela de Arantes filha esta do casal Antonio Rodrigues e Margarida de Arantes. Essa filha da Angela de Arantes foi perfilhada por um tal Manoel Ferreira.
Ainda assim eu já comecei a procurar minuciosamente nas freguesias vizinhas pois já não se trata da primeira vez que encontro um casamento entre pessoas de uma determinada paroquia a casarem noutra por vezes sem ligação alguma com os nubentes.
Direct link:
Familia Arantes
Bem, depois de uma pesquisa rapida e digamos com alguma sorte à mistura, encontrei dois filhos do casal Antonio Rodrigues e Margarida de Arantes.
João baptizado em 9.11.1664 e Domingos baptizado 1.1.1667
No registo do filho João ela aparece como Margarida Denantes.
Até agora nenhum sinal da Ângela de Arantes filha do mesmo casal moradores em viverelos, freguesia de Ferreiros.
Toda esta conjectura me faz suspeitar então que eles terão casado noutra freguesia e tido lá a primeira filha, a tal Ângela, mudando-se depois para o lugar de viverelos em Ferreiros.
Está é a ser dificil encontrar tanto o registo de casamento dos pais como o registo de baptismo da Ângela de Arantes.
Esta linhagem interessa-me particularmente porque se trata da minha linha directa feminina passada de mãe para filha durante inumeras gerações e agora para filho, ou seja a linhagem que me passou o ADN mitocondrial, tendo eu um pouco mais adn da tal Margarida de Arantes do que qualquer outro antepassado tão remoto tirando claro os da linha directa masculina.
Direct link:
Familia Arantes
Este tópico é de 2017, portanto creio que as pesquisas devem ter avançado.
Não faço parte da Família Arantes, porém o marido de Ângela de Arantes é meio irmão de minha 10ª avó Maria de Lima.
Assim com Antonio Gonçalves, muitas informações retirei do processo de inquirição de genere de Padre Bento Ferreira Lima, filho mais velho de Ângela, porém como meu interesse maior é do lado paterno, admito que não me detive muito nos pais de Ângela, principalmente porque a caligrafia não é das melhores.
Inquirição de Bento - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L92F-5SC9?cc=2125025
A maioria das informações sobre a descendência dela NÃO são informações que EU coletei/comprovei, mas o perfil dela está no site FamilySearch, com as devidas Fontes do que consigo encontrar.
Abraços.
Direct link:
Familia Arantes
Manoel Fernandes, marido de Ângela, pelo que li no processo, nasceu em Darque (Viana do Castelo) (principalmente entre as imagens 13-16 que tratam da origem da mãe dele, Ana Gonçalves), mas foi batizado no dia de Santo Amaro (15/Jan) de 1661 em Prozelo (conforme testemunhas nas imagens 95-102).
ReplyDirect link:
Familia Arantes
Mas estão errados, pois conforme disse Antônio Gonçalves, ele foi batizado em Figueiredo aos 06/Fev/1664.
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 11 Nov 2024, 18:44