Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385742 | beatriz_barrozo | 23 Oct 2017 21:56

Saudações!

Tenho pesquisado a alguns meses sem muito sucesso e agradeço toda e qualquer ajuda que receber!

Meu bisavô nasceu em Portugal e se casou antes de vir para o Brasil, após o falecimento da primeira esposa, se casou novamente no Brasil.
Depois de muitas pesquisas e conversas com a família, consegui algumas informações, mas nada concreto sobre o local de nascimento.
Na certidão de casamento brasileira diz que ele é português, mas não diz o local e nem o nome do pai dele. O nome da mãe está diferente na certidão de casamento e na certidão de óbito.

Seguem os dados:
Nome bisavô: João Pereira Barroso (ou Barrozo)
Mãe: Joaquina Gonçalves Barroso ou Joaquina Pereira Barroso
Pai: João Pereira Barroso (está na certidão de óbito)
Data nascimento: 13/06/1884
Local: Celorico de Basto ou Trás-os-Montes
Nome primeira esposa: Henriqueta Collares Barroso (casamento em Portugal)
Data segundo casamento: 12/069/1934
Data óbito: 28/06/1961

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385748 | silvestre | 24 Oct 2017 09:57 | In reply to: #385742

http://tombo.pt/f/cbt06

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385756 | mila1000 | 24 Oct 2017 12:06 | In reply to: #385742

Datas sem o local do casamento, do óbito, circunscrição não ajudam.

Celorico tem muitas freguesias para pesquisar.

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385762 | beatriz_barrozo | 24 Oct 2017 14:03 | In reply to: #385756

Oi Mila,

estou procurando o máximo de informações possíveis sobre o nascimento e primeiro casamento em Portugal, mas até isso é difícil pois uma parte da família diz que ele era de Celorico de Basto e a outra parte diz que era Trás-os-Montes.
O óbito foi no Brasil e essa semana ainda irei pegar a certidão, mas não acrescenta muita coisa, infelizmente.

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385763 | mila1000 | 24 Oct 2017 14:24 | In reply to: #385742

Poderia dizer a cidade, a circunscrição /cartorio do óbito?

Qual era o nome da segunda esposa? O casamento foi em que cidade? Tem o cartório?

Como citou datas, presumi posse dos documentos.

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385766 | silvestre | 24 Oct 2017 15:09 | In reply to: #385762

Beatriz,
Partindo do geral para o particular:
Portugal está dividido em regiões, sendo uma delas Trás-os-Montes que integra os Distritos de Vila Real e Bragança.
A região do Minho é vizinha de Trás os Montes e inclui os distritos de Viana do Castelo e Braga.
https://geneall.net/pt/mapa/-100/portugal/
O Distrito de Braga (tal como os outros), subdivide-se em vários concelhos, entre os quais Celorico de Basto que faz fronteira com a região de Trás os Montes:
https://geneall.net/pt/mapa/3/braga/
Finalmente, o Concelho de Celorico de Basto, subdivide-se em freguesias:
https://geneall.net/pt/mapa/58/celorico-de-basto/
No seu lugar, começaria por seguir as indicações da Mila relativamente às pesquisas no Brasil e também pesquisar em Celorico de Basto, não apenas no ano que indica mas dois antes e depois.
Na base de dados do geneall á uma família Pereira Barroso, natural do concelho vizinho de Cabeceiras de Basto, da freguesia de Abadim, a pesquisar depois de esgotar Celorico:
https://geneall.net/pt/nome/2153940/antonio-joaquim-pereira-barroso/
Cumprimentos
Vera

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385770 | gustavomorgado | 24 Oct 2017 16:14 | In reply to: #385742

Beatriz, boa tarde.

A dica abaixo me foi passada pela Mila em outro tópico e pode ser muito útil.

Tente obter o registro de casamento religioso no arquivo da Cúria. Se tem a certidão de casamento, verifique quais eram as igrejas da região onde o registro civil foi feito e faça uma busca nos registros da cúria. Os registros de casamento religiosos tem como pré requisito a declaração de batismo dos noivos e a cidade / igreja onde foram batizados, apesar que documentos comprobatórios não eram requiridos à imigrantes em meados de 1930, portanto, eles apenas declaravam-se batizados.

No caso do meu avô eu consegui o registro religioso no arquivo da Cúria de São Paulo, que fica na PUC, ele se declarou batizado na igreja de São Martinho de Gebelim, não encontrei nada lá, mas no seu caso pode constar informação correta e te ajudar nesta busca.

Só por curiosidade, veja abaixo como é um assento de registro de casamento religioso, esta baixo é do meu avô:

https://www.dropbox.com/s/oc9nn1p86b0o1l1/CASAMENTO-RELIGIOSO-JORGE.jpg

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385781 | beatriz_barrozo | 24 Oct 2017 18:22 | In reply to: #385770

Muito obrigada Gustavo!

Já entrei em contato com o arquivo da cúria metropolitana do RJ e se for necessário, irei lá também.
Nunca tinha ouvido falar nessa possibilidade e agradeço sua dica e da Mila!

Como eu tenho uma foto da certidão de casamento, eu já tinha solicitado ao cartório uma cópia de inteiro teor na expectativa de ter algo que não está na certidão.
A cidade que meu bisavô se casou foi desativada e alagada por uma represa (São João Marcos de Rio Claro), então os registros foram todos transferidos para outros lugares, dificultando as vezes as buscas.

Todas essas dicas são muito importantes e agradeço muito!

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385782 | beatriz_barrozo | 24 Oct 2017 18:23 | In reply to: #385766

Obrigada Vera!

Estou procurando com o máximo de detalhes todos os lugares que você falou. Obrigada pela explicação e dicas!
Espero ter sucesso com essas informações!

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385783 | beatriz_barrozo | 24 Oct 2017 18:33 | In reply to: #385763

Oi Mila,

eu tenho uma cópia da certidão do segundo casamento, que foi no Brasil.
Nome da esposa: Maria Vianna Barrozo ou Maria José Barrozo (consta dessa forma na certião de óbito do meu avô)
Data do casamento:12/09/1934
Local: Distrito de São João Marcos, comarca de Itaverá

Eu entrei em contato com o cartório em posse desses documentos, após o alagamento da cidade, e solicitei uma certidão de inteiro teor na esperança de ter alguma informação a mais.

A certidão de óbito está com um tio-avô que é mais velho, então eu peguei algumas informações por telefone e irei lá pegar uma cópia da certidão. Meu bisavô faleceu em Nova Iguaçu e foi enterrado em Queimados (RJ).

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385797 | mila1000 | 24 Oct 2017 23:59 | In reply to: #385742

O municipio de Rio Claro/RJ possui livros de S.João Marcos.
Procure saber se há arquivo de documentos apresentados por João , por ocasião do segundo casamento.
Como era viúvo, apresentou o óbito da falecida,ou, onde este ocorreu,e, quando.

O municipio de R. Claro deve pertencer à Diocese de Volta Redonda, não tenho certeza. O arquivo dos livros de 1934 podem estar na diocese, ou, continuam na igreja. Não há livro digitalizado.

óbito de João:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-D163-WCQ?i=20&wc=9GYH-N3F%3A113333301%2C119265001%2C120230901&cc=1582573

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385844 | beatriz_barrozo | 25 Oct 2017 20:19 | In reply to: #385797

Muito obrigada Mila!

Já fiz a solicitação de busca pelo processo de habilitação para o casamento dele nos arquivos de São João Marcos, a fim de tentar localizar a certidão de óbito da primeira esposa.

E naquela página do familyserach acabei achando a página do livro do casamento dele, sem maiores informações acerca de onde ele nasceu.

Também estou em contato com o Arquivo da Cúria responsável pelos registros da extinta cidade.

Continuarei as buscas.

Agradeço toda a ajuda!

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385845 | mila1000 | 25 Oct 2017 20:27 | In reply to: #385742

Toda vez que encontrar algo, por favor, indique a data, página, gosto de olhar o documento.

Mila

Reply

Direct link:

Busca por local de nascimento ou certidão de batismo

#385847 | beatriz_barrozo | 25 Oct 2017 20:45 | In reply to: #385845

Esse foi o documento que encontrei

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-X29H-L4?i=7&wc=9GBP-RM6%3A113331301%2C113331302%2C114140601&cc=1582573

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jul 2024, 19:51

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen