O meu tetravô João Veríssimo de Moraes Cabral, que abaixo descrevo, teve pelo menos um filho, de seu nome José Maria Veríssimo de Moraes, de quem fiz já a biografia. Deixo aqui este tópico para o caso de alguém descender de algum outro filho/a ou souber da sua existência, agradecendo informações.
João Veríssimo de Moraes Cabral, nascido em Aveiro a 2 de Agosto de 1797, era filho de António Veríssimo de Moraes Cabral, natural de Aveiro, e de Rosa Margarida; era neto paterno de Veríssimo de Moraes Cabral, de Paço de Sousa, Penafiel, e de Josefa da Silva, do Barreiro, Lisboa.
Era oficial da 4ª companhia do Batalhão de Voluntários Realistas de Aveiro .
«A officialidade d’este batalhão era escolhida d’entre os melhores proprietários e das pessoas de mais representação de Aveiro, como se averigua pelos nomes de todos os officiaes.» – lê-se no jornal O Noticioso, n.º 2.740, de 14 de Setembro de 1906.
O livro Aveiro – origens, brasão e antigas freguesias faz referência, a páginas 77, a um indivíduo de apelido Veríssimo de Moraes Cabral: «Em 30 de Agosto (1807) estava feito o pálio. Importou em trezentos mil réis. (...) E António Veríssimo de Morais Cabral, tesoureiro do Legador abonou mil trezentos e vinte réis.» Na página 84 refere: «Eram então (1786): juiz, António Veríssimo de Morais Cabral (...)».