Ajuda na leitura de assento de casamento
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Pessoas
Boa tarde
Solicito ajuda na leitura que faço de um assento de casamento na freguesia do Rego - Celorico de Basto. Trata-se do 1º do lado esquerdo do seguinte endereço:
http://pesquisa.adb.uminho.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/01AECC4B180F669FFDB8441511A28DA5&r=0
A leitura que eu faço é a seguinte: aos 28 dias do mês de janeiro de 1685 anos, se receberam em minha presença Domingos Cerqueira filho legitimo de João Cerqueira e de sua mulher Maria?? (ou Hierónima)?? Gonçalves do lugar de???? com Maria Gonçalves de Araújo filha legitima de Francisco Gaspar??? e de sua mulher Ana??? Gonçalves de Araújo (...o resto eu entendo).
Desde já agradeço qualquer ajuda.
Cumprimentos
Canuta
Direct link:
Prezado Canuta
A leitura, com alguma dificuldade, que faço é a seguinte:
- Aos 28.1.1685, Domingos Cerqueira, filho de João Cerqueira e Maria Gonçalves, ribaboa, casou com Maria Gonçalves de Araujo, filha de Francisco Guas? e Ana Gonçalves de Araujo, foram testemunhas Sebastião Pires, Domingos Cerqueira, Luis de Sousa, Francisco Cerqueira, Gonçalo Lopes, da bio? e Antonio Lopes, todos testemunhas, vigario Gracelio? de Vasconcelos
Melhores cumprimentos
Direct link:
Bom dia,
Guãs parece ser nasalado. Será abreviatura de Guimarães? Deverão existir casamentos de outros irmãos dos nubentes, para confirmar.
Cumprimentos
Vera
Direct link:
Boa tarde
Caros António Gonçalves, Vera e Saintclair
Agradeço a vossa ajuda. De facto a leitura feita pelo António ajudou-me a dissipar algumas dúvidas e a que subsistiu, também me tinha ocorrido a possibilidade de ser Guimarães (como a Vera sugere)... leitura que também vai de encontro à sugestão do Saintclair. Procurei por outros assentos de possíveis irmãos, mas não encontrei nada (por um lado porque a caligrafia/estado das folhas não permitem uma leitura fácil e porque um grande número dos assentos de casamento nem faz referência aos pais dos noivos...).
Assim, fui procurar o assento de casamento do dito casal e julgo que o encontrei (apesar da noiva aparecer só como Maria Gonçalves)... (último da direita)
http://pesquisa.adb.uminho.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/344B5CE8E29A584813136E352866E500&r=0
mas as dúvidas subsistem... Pelo registo na margem, parece-me Gaspar mas a escrita no corpo do assento, para dizer a verdade, nada me sugere... Mas vou continuar a procurar...
De qualquer forma, mais uma vez aqui ficam os meus agradecimentos.
Cumprimentos
Canuta
Direct link:
Caro Canuta
A minha leitura e transcrição do assento de casamento referido:
Aos 11.4.1646 recebi Francisco Gaspar, com Maria Gonçalves, de bolada, foram testemunhas Gaspar Antunes, Gonçalo Lopes, de bolada e outros . O vigario Martim Ferreira
Melhores cumprimentos
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 15 Nov 2024, 21:35