Família Melendas: Por que apelidos "morrem" ?
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas
Família Melendas: Por que apelidos "morrem" ?
Caros,
Em minhas pesquisas por antepassados no concelho de Esposende, deparei-me com ancestrais deste apelido. A família Mellendas, ou na grafia moderna: Família Melendas, parece não ter prosperado. Mas encontrei um apelido Espanhol, bem difundido em Espanha e latino-america, e muito parecido: Melendez. Certas fontes dizem que este apelido deriva de "Melendo", nome de origem visigótica. *Outras, que trata-se da grafia antiga de Mendez que, por sua vez, deriva de "Mendo", também visigótico. Interessante porque "Esposende" também é um nome de origem visigótica.
Creio que, etimologicamente, Melendes seja a forma portuguesa correta para dizer "filho de Melendo", mas também não se encontram muitos Melendes por aí e, numa rápida pesquisa, os poucos que encontrei, eram hispanos ou brasileiros que podem ou não ser descendente de espanhóis. Daí me veio a curiosidade: Por que será que o apelido claramente prosperou na Espanha e "morreu" em Portugal?
*Assumindo esta corrente, tratando-se ou não da grafia antiga de "Mendez", o fato é que são difundidos em Espanha tanto "Mendez" quanto "Melendez". Enquanto que em Portugal apenas Mendes teria prosperado. Assim, a dúvida persistiria.
Direct link:
Família Melendas: Por que apelidos
No Concelho da Figueira da Foz, Ferreira a Nova e Alhadas, nas minhas pesquisas, existe o apelido Melanda.
Vera
Direct link:
Família Melendas: Por que apelidos
Penso que Melendas seja uma corruptela de Melendez(s), então Melanda pode ser que o seja também.
Acabei por esquecer de colocar os meus Melendas, pode ser que venha a ser útil:
1 - Domingos Pires Melendas(nasc?), casou-se com Maria Martins(nasc?), (?), provavelmente em Marinhas, Esposende, tiveram pelo menos;
1.2 - Domingos Pires Melendas(nasc?), casou-se com Maria Antonia(nasc?), (?), ela filha de Manoel Antonio do Monte e Domingas Gonçalves, provavelmente em Marinhas, Esposende, tiveram pelo menos:
1.2.1 - Padre Manuel Martins do Monte(31.jan.1709)
1.2.2 - Maria Pires Melendas(23.out.1713)
1.2.3 - Domingos Pires Melendas(14.fev.1717)
1.2.4 - Custódio Martins do Pilar( nasc?), casou-se com Ana Martins (Martins da Torre) (nasc?), (?), ela filha de Antonio Pires da Torre e Maria Martins da Torre, tiveram descendência sem o apelido Melendas.
Direct link:
Melandas
-
Melandas;....."LAN"....
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/portugal/who/Melandas/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Sc.
Direct link:
Família Melendas: Por que apelidos
Os que pesquisei estão na base de dados do geneall.
ReplyDirect link:
Família Melendas: Por que apelidos
Quanto a origem/significado do apelido Melanda você chegou a alguma conclusão? Olhando as estatísticas no site forebears, o principal país onde se encontram é o Brasil seguido de Portugal. Já Melendas não aparece nenhum resultado, enquanto que Melendes o único país de língua portuguesa que aparece é o Brasil, na sexta colocação. Concluo que Melanda deva ter origem portuguesa enquanto Melendas seja mesmo uma corruptela de Melendez.
ReplyDirect link:
Família Melendas: Por que apelidos
Se bem que, pelo link do Saintclair, existe uma família Melanda nos aredores da freguesia de Oliveira São Mateus, que fica relativamente perto de Esposende. Pode ser que Melendas seja, afinal, uma corruptela de Melanda...
ReplyDirect link:
Família Melendas: Por que apelidos
Desconsiderem a última mensagem. Quando cliquei no mapa só apareceu uma pessoa na localidade.
ReplyDirect link:
Família Melendas: Por que apelidos "morrem" ?
Confrade Manotorres,
Creio que os motivos sejam diversos. Posso estar enganado, mas penso que o mesmo processo tenha eliminado da lusofonia o apelido Willoughby, de origem inglesa.
Por quê? Considerando que, nos assentos de casamento de minhas tias-tetravós, o nome aparece como "Whilloughby", "Willousighby", "Vilovi", "Willis", "Willongbhy", "Vilougbhy", dentre outras dezenas de variações, penso que os descendentes abandonaram o apelido pelo simples fato de utilizá-lo exigir um constante exercício de soletração...
Cordiais cumprimentos,
FilipeFlard
Direct link:
Família Melendas: Por que apelidos
Obrigado FilipeFlard pela sua contribuição.
Aliás, obrigado a todos. Agora que sei da existência da família Melanda, tenho mais uma hipótese a considerar quanto a origem dos meus Melendas.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 25 Dec 2024, 18:50