Ajuda decifrar assento de baptismo,Garfe, P. Lanhoso
This topic is classified in the following rooms Pessoas
Viva,
Recorro novamente aqui para ajuda num assento de baptismo:
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1014180
pg60
o primeiro assento completo da banda direita,
i) João ou Joana?
ii) 3ºlinha: ...pela parte paterna de Romano (?) Veloso e pela materna de ? Francisca...
iii) 4ª linha: ...freguesia e materna neta de Alexandre (?) da Fonseca e de Antónia (?) da Fonseca...
iv) Dado que na 4ª linha surgem os dois avós maternos não vos parece que a ? Francisca é a avó paterna?
Muito obrigado pela ajuda,
Alex
Direct link:
Caro confrade,
Posso estar equivocado, mas leio: "Joana, filha legítima de João Veloso e de sua mulher Antónia da Fonseca, do lugar dos [...] dessa freguesia de São Cosme e Damião [...], neta pela parte paterna de Amaro Veloso e pela materna de Ana Francisca desta freguesia e materna neta de Alexandre da Fonsea e de Antónia da Fonseca [...]".
i) Parece-me Joana com certeza.
ii) O que o confrade tomou por um R de Romano parece nada mais ser do que a preposição "de" na forma estilizada do escriba. Repare também que ele não distingue as formas maiúscula e minúscula da letra "A". Até pensei que poderia se tratar de "Romano" ou "Ramiro", mas agora parece-me que é um nome masculino curto escrito como "Amro", o que, por exclusão, só poderia ser Amaro. Quanto à avó paterna, só pode ser Ana Francisca (na ortografia da época "Anna").
iii) Parece-me que seja Alexandre da Fonseca e Antónia da Fonseca realmente. O nome "Alexandre" aparece como "alixande[r?]" (assim mesmo, tudo em minúsculas) e o apelido "da Fonseca" creio que esteja na forma arcaica "de Afonseca" ou "d'Afonseca", o que causa certa confusão na leitura.
iv) Ana Francisca é a avó paterna. O erro ficou e o padre nem se lembrou de retificar! Como dizemos cá no Brasil, devia "andar com a cabeça nas nuvens"...
Cordiais cumprimentos,
FilipeFlard
Direct link:
Muito obrigado pela ajuda Filipe.
Alex
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Dec 2024, 10:22