Ajuda para encontrar meu bisavô

This topic is classified in the following rooms Pessoas

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390611 | rlima1 | 02 Apr 2018 16:01

Bom dia pessoal,

Estou a procura do registro do meu bisavô em portugal.

Os documentos mostram apenas que ele é de "Açores - Portugal".

Após muitas pesquisas e ajuda de alguns, achamos algumas informações a mais, seguem abaixo:

Nome do Bisavô: Julio Andrade
Nome do Pai: Adelino Andrade
Nome da Mãe: Carmina Augusta
Data de nascimento: 24/08/1911

Pedido de passaporte em Portugal:
- Ano de 1912
- Distrito da Guarda
- Concelho de Celorico da Beira
- Freguesia de Açores

Chegada no Brasil:
- Partindo de Lisboa (aparentemente)
- Vapor Tucumann
- 27/04/1912

Obs.: Tenho toda a documentação dele escaneada, caso queiram para analisar eu envio por e-mail.

Já solicitei do Aquivo Distrital da Guarda a busca do assento dele, porém sem sucesso.

Já não sei mais como encontrar ele em Portugal... Espero conseguir com a ajuda de vocês.

Com os melhores cumprimentos.

Rafael Lima.

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390615 | mila1000 | 02 Apr 2018 17:24 | In reply to: #390611

Rafael,

Deve solicitar o registo civil à Conservatória , pois, seu avõ nasceu em Agosto/1911.

Conservatória do Registo Civil e Predial
Pç. República Celorico Beira
6360-306 Celorico da Beira
Telefone: 271742150 Fax: 271741354
Celorico da Beira – Guarda – Portugal
crcpcom.celorico-beira@dgrn.mj.pt


Boa sorte

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390616 | rlima1 | 02 Apr 2018 17:58 | In reply to: #390615

Oi Mila, boa tarde como vai?

Eu já entrei em contato com eles, e eles me encaminharam para o Arquivo Distrital da Guarda, informando que todos os registros até 1912 foram para lá.

Com os melhores cumprimentos.

Rafael Lima.

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390621 | saintclair | 02 Apr 2018 18:55 | In reply to: #390611

Terá que verificar convenientemente; o seu bisavô nasceu em
1911 e decorridos 8 meses foi tirado o passaporte?
Aguardamos suas notícias
Saintclair
-

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390628 | rlima1 | 02 Apr 2018 19:40 | In reply to: #390621

Boa tarde Saintclair,

Segue abaixo o link do meu dropbox contendo os documentos do meu Bisavô e de seu Pai para análise:

https://www.dropbox.com/sh/tkop6we8lve8a8n/AAAm-U_lhmtIxHIlawdTVCLAa?dl=0

Lista de Bordo do Vapor:
BR_RJANRIO_BS_0_RPV_ENT_010838_d0001de0001_LISTA_BORDO_PAI_BISAVO.pdf

Certidão de Casamento do Bisavô no Brasil:
certidao_casamento_bisavo.jpg

Pedido de passaporte do Pai do Bisavô:
PT-ADGRD-ACD-GC-H-HD-005-00004_m0006_derivada_PEDIDO_DE_PASSAPORTE_PAI_BISAVO.jpg

Cartão de Imigração emitido pelo Departamento de Policia Brasil:
record-image_3QS7-L9J7-G99V-T_CARTAO_IMIGRACAO_BISAVO.jpg

RG do Bisavô no Brasil frente e verso:
RG_FRENTE_BISAVO
RG_VERSO_BISAVO

Com os melhores cumprimentos.

Rafael Lima.

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390630 | rlima1 | 02 Apr 2018 19:46 | In reply to: #390628

Informação complementar sobre o "Pedido de Passaporte" é que é numero "696" na folha.

Informação complementar sobre o a "Lista de bordo" é que a informação esta na "pagina 6" escrito a "mão" no canto superior direito das folhas, "ordem numerica de 428 a 431" ou "pagina 8 do PDF folha direita".

Com os melhores Cumprimentos.

Rafael Lima.

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390633 | saintclair | 02 Apr 2018 20:27 | In reply to: #390630

Rafael;
O seu avô tinha 8 meses quando foi levado pelos pais
para o Brasil:
Em casos idênticos houve crianças que não foram registadas
em Portugal, mas sim no país para onde emigraram.
A meu ver tem que analisar o assunto convenientemente.
Boa sorte
Sc.

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390634 | rlima1 | 02 Apr 2018 20:33 | In reply to: #390633

Mas se este fosse o caso, como o documentos deles poderiam ter informações de estrangeiros? não bastasse ele dizer ser estrangeiro, tinha algum documento para comprovar isso.

Alguma sugestão?

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390635 | saintclair | 02 Apr 2018 21:33 | In reply to: #390634

...O Processo do seu avô teve origem quando a família desembarcou no Brasil.
Nessa altura a Alfândega registou as entradas, e a partir dessa data começou
a contar o tempo; ....[ para ir ao serviço de Imigração Brasil,etc.] conforme se pode
ver pelos documentos que postou neste tópico.
Esta é a hipótese que parece ser a mais provável, no entanto pode ter acontecido
o contrário, ....O seu avô ter sido registado em Portugal, e no meio da confusão. os
seus bisavós, pais do seu avô já não se lembrarem de o terem registado em Portugal,
e partiram da posição que chegou ao Brasil sem ser registado.
Como o seu avô nasceu em Agosto de 1911, 10 meses após a Revolução de 5 Outubro
1910, em Portugal, creio que em 1911 ou 1912, nasceu o Registo Civil Português, e no
meio da barafunda, alguma coisa deixou de ser tratada como devia......
Se precisar de mais esclarecimentos, esteja à sua vontade para o fazer. Terei todo o
gosto em o ajudar.
Melhores cumprimentos
Sc.

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390636 | rpas35rcma | 02 Apr 2018 21:37 | In reply to: #390634

Boa noite

No pedido de passaporte deve ter os documentos dos acompanhantes como o numero do pedido pergunte para o arquivo da Guarda se eles têm o processo de passaporte para consulta.

Boa sorte

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390637 | mila1000 | 02 Apr 2018 22:29 | In reply to: #390611

Rafael,

A familia desembarcou em Santos, passando pela hospedaria dos imigrantes em SP.
Consta o nome da filha Mabilia e Julia (?). Adelino estava com 40 anos, pois, mo livro da hospedaria consta a data de nascimento de todos.

http://www.inci.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=05A&pagina=131&familia=48290

http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L05A_131.pdf

No pedido de passaporte, não consegui "decifrar" a freguesia onde ele nasceu. Há varias freguesias em Celorico da Beira que possuem livro de batismo em 1872 . Pode tentar localizar Adelino,e, ver se há anotado onde casou.

10 abril de 1911 - Julia
14 abril 1907 - Mabilia
Carmina Augusta -21 08 1884
Adelino - 6 3 1872 - pai Antonio

Mila

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390645 | rlima1 | 03 Apr 2018 13:31 | In reply to: #390635

Realmente @saintclair esta é uma hipótese do que poderia ter ocorrido, mas oque realmente me intriga é que temos os registros paroquiais até 31/03/1911 então a partir dai ele ja tinha que ter sido registrado em registro civil, e se seguirmos a trajetória da minha familia este deveria estar registrado no concelho de Celorico da Beira o qual eu ainda não encontrei.

Com os melhores cumprimentos.

Rafael Lima.

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390646 | rlima1 | 03 Apr 2018 13:33 | In reply to: #390636

Obrigado pela dica @rpas35rcma eu abri uma solicitação pedindo analise do processo de pedido de passaporte para ver quais documentos estão juntos com o pedido de passaporte. Vamos ver não custa tentar.

Com os melhores cumprimentos.

Rafael Lima.

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390647 | rlima1 | 03 Apr 2018 13:38 | In reply to: #390637

Oi @Mila sim realmente no livro da hospedaria esta como "Julia" mas em comparação com a Lista de Bordo do Vapor esta Julio e o pedido de passaporte diz-se que ele veio acompanhado de 1 esposa, 1 filha e 1 filho, acreditamos que apenas foi um erro de quem escreveu o livro e pelo fato do meu bisavô ter vindo com no maximo 1 ano de idade não deram muita atenção pra isso na hora.

Na freguesia esta escrito Açores la no pedido de passaporte, pelo menos ampliando a imagem conseguimos ver bem isso.

Estou tentando localizar o nascimento do tatarávô que é o Adelino, mas esta bem dificil essa parte, ainda mais levando em consideração que muitas freguesias não tem o livro de baptismo disponivel no ano de 1872.

Com os melhores cumprimentos.

Rafael Lima.

Reply

Direct link:

Antiga Freguesia Concelho Celorico Bastos- " AÇORES"

#390649 | saintclair | 03 Apr 2018 14:29 | In reply to: #390645

-
https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7ores_(Celorico_da_Beira)
Sc.

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#390651 | saintclair | 03 Apr 2018 14:41 | In reply to: #390649

https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_das_Freguesias_de_A%C3%A7ores_e_Velosa
---
História
Antiga vila, Açores conserva ainda traços da sua longevidade. Situada a Nordeste de Celorico da beira, confronta com freguesias do Baraçal, Velosa, Ratoeira e Lajeosa do Mondego no concelho de Celorico da Beira e Vila Cortês do Mondego e Sobral da Serra no concelho da Guarda. Outrora designada por Freixial, a actual designação deriva da ave com o mesmo nome, associada aos mitos em torno da Senhora do Açor. A freguesia é constituída pelos aglomerados de Aldeia Rica e Açores.
Sc.

Açores terá sido uma importante fortificação antiga, tendo sido identificado o castro de Açores, tendo a actual aldeia sido edificada a partir do castro existente ou expandindo-se em seu redor. Pode assim inferir-se com alguma segurança que constituiu um importante santuário dos visigodos, um dos povos “godos” (chamados bárbaros) que dominaram grande parte da Península nos séculos VI e VII d.C.. Encontra-se sepultada na Igreja uma princesa visigoda – Suintiliuba –, datada de 666 d.C. (704 era de César). Na medievalidade, dividia-se em duas partes: a vila que se governa conforme a sua jurisdição e a lameira à qual pertenciam os lugares da Aldeia Rica e Massa. Em 1758 tinha 10 fogos com uma população de 10 homens e 13 mulheres.

A freguesia de Açores tem vindo a perder população, fruto da emigração para países como os Estados Unidos da América, Suíça e França, principalmente. Os que ficaram retiram principalmente à construção civil e ao comércio de produtos agrícolas, o sustento do dia a dia.

A produção da batata e a pecuária, com o seu expoente máximo no famoso queijo de ovelha, constituem a base da actividade agrícola. O presunto também tem grande importância na freguesia, sendo o lugar de Aldeia Rica o principal responsável pela produção de queijo e presunto na freguesia.
A aldeia desenvolveu-se a partir de um amplo e muito agradável espaço verde – o Largo de Açores. Situado à entrada da aldeia (no sentido da Lajeosa), o largo recebe o visitante através de “corredores” delimitados por belas árvores de copa imponente que desembocam no Largo do Pelourinho e Solar dos Cabrais. Assume também este largo o papel de palco principal das festas e eventos que preenchem o calendário local. Serve ainda de pano de fundo à realização do mercado mensal no qual se transacciona grande variedade de produtos.
Em suma, a terra de Açores que outrora foi uma relevante vila é hoje aldeia importante pelo seu importante largo, património histórico-cultural que nos faz a todo o momento recuar no tempo. [2]

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#392153 | rlima1 | 15 May 2018 13:39 | In reply to: #390611

Gostaria de agradecer muito aos meus Confrades que aqui prestam um trabalho incrivel de ajuda e esclarecimentos sobre as nossas ancestralidades. É um trabalho voluntário realmente muito incrível e ao qual tomei gosto de participar, e que não tinha um pingo de noção quando resolvi pesquisar sobre, e o desejo brotou após saber de minha família sobre ter antepassados Portugueses.

Em meio a todas as formas de busca eu encontrei o assento de baptismo do meu bisavô e agora a minha arvore genealógica esta mais completa, e vou tentando ver até onde consigo chegar.

Dou graças a D'us e para Ele toda honra e toda a glória por nos usar como instrumentos para ajudar o próximo.

Com os melhores cumprimentos,

Rafael Lima.

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#392154 | saintclair | 15 May 2018 15:03 | In reply to: #392153

-
Rafael;
....Só uma pergunta;
Onde encontrou o assento do seu bisavô?
Obrigado
Saintclair

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#392177 | rlima1 | 15 May 2018 19:41 | In reply to: #390611

Olá SaintClair,

Eu estava pesquisando no sitio do Arquivo Distrital da Guarda, pela pesquisa avançada, pelos nomes dos meu antepassados.

Acontece que em uma das buscas eu coloquei o nome da irmã do meu bisavô, a então Mabilia, e nisso um dos resultados das buscas foram este "Inventário por óbito de Mabilia de Jesus" no qual a Inventariada era Mabilia de Jesus, de Amoreiras, Sobral da Serra e o Inventariante era Adelino de Andrade, de Amoreiras.

Adelino de Andrade era o nome do meu trisavô pai do meu bisavô Julio.

Achando curioso a proximidade de nomes, eu fui pesquisar nos mapas onde ficava Sobral da Serra ou Amoreiras, foi então que descobri que basicamente é uma freguesia vizinha da freguesia de Açores, porém a freguesia de Açores é pertencente ao concelho de Celorico da Beira e Sobral da Serra, Amoreiras é pertencente ao concelho da Guarda.

Foi então que sabendo mais ou menos a data de nascimento da irmã de meu bisavô em 1906 tive a dica de tentar pesquisar o casamento de meus trisavós, então comecei por 1905 e fui até 1910 nos livros de Sobral da Serra, não encontrei nada.

Ai fui descendo, para 1904, e quando cheguei em 1903 lá estava o assento de casamento deles.

Então lá dizia que o meu trisavô era viuvo de Mabilia de Jesuz já falecida e tinha morada nesta freguesia quando se casou. Entendi então que meu bisavô colocou o nome de sua falecida esposa em sua filha com a nova esposa.

Resolvi então pedir uma busca por acaso no Arquivo Distrital da Guarda tanto para tia-bisavó Mabilia quanto para meu bisavô Julio.

1 semana depois para minha surpresa o resultado foi positivo e retornaram os devidos assentos de baptismo.

Eis que essa é minha história. Um pouco mais complexa que isso, mas isto foi oque deu para passar em tão poucas linhas.

Um grande abraço.

Reply

Direct link:

Ajuda para encontrar meu bisavô

#392201 | saintclair | 16 May 2018 11:10 | In reply to: #392177

Caro Rafael;
Obrigado pela sua simpatia.
Melhores cumprimentos
Saintclair

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Jul 2024, 13:20

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen