Auxilio na interpretação de uma possivel referência á Casa da Moeda do Porto

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Pessoas

Auxilio na interpretação de uma possivel referência á Casa da Moeda do Porto

#390780 | 1385 | 07 Apr 2018 20:58

Caros Confrades
É sabido que a Restauração Bragantina reabriu uma Casa da Moeda no Porto. A referência lacónica a
Manuel Vaz Torres da Moeda poderá sugerir que se trate de um funcionário ou artesão da mesma.
Por acaso algum de vós tem conhecimento de como será possível aceder a eventuais referências a indivíduos ligados a esta instituição em finais de XVII, inícios de XVIII
Muito obrigado a todos
Manuel Lamas de Mendonça

Inácia de Torres, mulher de Manuel Vaz Torres da Moeda (admito que possa tratar-se do oficio e não da naturalidade ou residência na área da) faleceu da vida presente aos 4 de Dezembro de 1720 recebeu os sacramentos e foi sepultada na capela da Ordem Terceira de S. Francisco. fez testamento e é testamenteiro o seu marido.testamenteiro.
Igreja Católica Portuguesa, registos paroquiais, Porto, Porto, São Nicolau, óbitos de 1720, fl. 100v
slide : PT-ADPRT-PRQ-PPRT13-003-0044_m0280.tif

Reply

Direct link:

Auxilio na interpretação de uma possivel referência á Casa da Moeda do Porto

#390789 | tmacedo | 07 Apr 2018 22:51 | In reply to: #390780

Caro confrade Manuel Lamas de Mendonça,

Sugiro-lhe que contacte o Arquivo Municipal do Porto que está instalado no edifício onde funcionou a antiga casa da moeda. Certamente que lhe poderão dar as informações que têm. E lhe poderão dizer onde pesquisar outras.

Com os melhores cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

Auxilio na interpretação de uma possivel referência á Casa da Moeda do Porto

#390792 | 1385 | 08 Apr 2018 11:32 | In reply to: #390789

Caro Confrade António Taveira
Muito obrigado pela sua ajuda pronta. Vou tentar a via que fez o favor de me indicar
Manuel Lamas de Mendonça

Reply

Direct link:

Auxilio na interpretação de uma possivel referência á Casa da Moeda do Porto

#416691 | JMoeda | 29 Jul 2019 20:25 | In reply to: #390780

Olá, tudo bem?

Sou novo aqui. Estou interessado na sua pesquisa.
Um dos meus sobrenome é Moeda e estou pesquisando sobre a origem.
Pode me ajudar?

Reply

Direct link:

Auxilio na interpretação de uma possivel referência á Casa da Moeda do Porto

#416727 | 1385 | 01 Aug 2019 10:44 | In reply to: #416691

Caro Confrade muito bons dias seja bem vindo

Se fizer o favor de reler as ,mensagens anteriores verificará ser minha convicção que o apodo "da Meda"
relativo ao meu ancestral Manuel Vaz de Torres não constitua um apelido, nem uma referência topográfica, porque sabemos onde ele morava, mas possivelmente uma indicação respeitante á entidade onde desempenharia qualquer tipo de funções.
Tenha-se em atenção que o "da Moeda", não volta a surgir, tanto quanto consegui apurar , em nenhum membro da sua descendência conhecida .
Desejo-lhe as maiores felicidades na sua investigação
Manuel Lamas de Mendonça

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 20:02

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen