Portimão - padre Lourenço de Sampaio

This topic is classified in the following rooms Regiões | Pessoas

Portimão - padre Lourenço de Sampaio

#17405 | LSV | 19 Feb 2002 20:47

Procuro qualquer notícia sobre o padre Lourenço de Sampaio, de Portimão, onde vivia provávelmente no séc. XVIII.
Luís Soveral

Reply

Direct link:

RE: Portimão - padre Lourenço de Sampaio

#17423 | LSV | 20 Feb 2002 02:55 | In reply to: #17405

Corrijo a mensagem anterior pois o padre Lourenço de Sampaio terá vivido nos séc.s XVII e XVIII. Estava ligado à Família Pacheco por se dizer bisneto de João Pacheco, de Monchique, e estará certamente ligado à Família Marreiros de Sampaio (Sampaio Pacheco).
Qualquer dado, inclusivé uma data em que ele surja, me é útil para procurar dados que me ajudem a localizá-lo na Família. Assim, a algum dos "forenses" que percorra normalmente os paroquiais de Portimão, se acaso "tropeçar" neste personagem, apelo a que disso me dê notícia.
Desde já grato
Luís Soveral

Reply

Direct link:

RE: Portimão - padre Lourenço de Sampaio

#17436 | alcal | 20 Feb 2002 12:39 | In reply to: #17423

Caro Luís Soveral
Aproveito a "boleia" do Padre Lourenço de Sampaio, para colocar uma questão que, em tempos, não encontrou resposta neste Forum:
- a minha 5ªavó Maria da Conceição Pacheco casou(18jun1732, Mexilhoeira Grande) com António Dias Barroso e foram pais do Capitão das Milícias de Lagos José Veríssimo Barroso
-Maria da Conceiçã Pacheco era filha de Simão Pacheco e Joana Rodrigues que casaram em Monchique em 2out1703. No registo do casamento aparecem como pais de Simão Pacheco, Gregório Paes e Grácia Dias. Qual destes seria Pacheco?
Com os meus melhores cumprimentos
Alexandre Callado

Reply

Direct link:

RE: Portimão - padre Lourenço de Sampaio

#17440 | LSV | 20 Feb 2002 12:58 | In reply to: #17436

Caro Alexandre Callado

Não lhe sei dar resposta à sua questão. Os seus Gregório Pais e Grácia Dias foram moradores nos Casais de Monchique.
Não encontro em Monchique nem particularmente em Casais nenhum Gregório cujos Pais tivessem apelido Pacheco e que possa satisfazer a hipótese de ser o seu antepassado. No entanto encontro uma Gracia nessas condições mas que não posso afirmar com segurança que seja a que procura.
Assim:I – Isabel Pacheco casou com Bartolomeu Luís e foram moradores em Monchique.
Filhos:
1(II) Gracia, baptizada em Monchique (não tenho a data mas a refª é B2, fl.s 43). Dada as datas de casamento das irmãs seria possível que fosse a sua.

2(II) Josefa Pacheco, casou a 5.2.1701 com Sebastião Dias da Silva, filho do alferes António Viana da Silva e de sua mulher Margarida Alvares, sendo testemunhas Pedro Andrez Duarte e Vicente Viana, e foi oficiante o padre António Duarte Marques. De quem foram filha:
2.1(III) Mariana da Silva, casada em Monchique com José Roiz, filho de João Roiz e de sua mulher Maria Lourenço.

3(II) Domingos Dias, casou a 13.1.1706 em Monchique com Francisca Bentes, sendo ambos naturais e moradores em Monchique, filha de Francisco Alvares e de sua mulher Cecília Bentes, sendo testemunhas André Luís Marques, casado, e Domingos Pacheco Duarte, todos desta freguesia, e foi oficiante o padre António Duarte Marques.

É o que tenho.
Luís Soveral

Reply

Direct link:

RE: Portimão - padre Lourenço de Sampaio

#17471 | alcal | 20 Feb 2002 22:20 | In reply to: #17440

Caro Luís Soveral
Muito obrigado pela sua rápida e esclarecedora resposta que aponta para uma pista que vou procurar investigar. No caso de se confirmar a possibilidade de ascendência que referiu, se não levar a mal, volto a bater-lhe à porta ...
Melhores cumprimentos
Alexandre Callado

Reply

Direct link:

RE: Portimão - padre Lourenço de Sampaio

#17558 | alcal | 22 Feb 2002 23:31 | In reply to: #17471

Caro Luís Soveral
A matemática arrumou uma hipotese genealógica que, à 1ª vista, parecia possível.
Vamos considerar situações quase limites, mas não raras naqueles tempos:
- O meu Simão Pacheco que se casou em 1703 (C3 de Monchique) teria apenas 18 anos. Nascera, pois, em 1685, e a mãe, a minha Grácia Dias, que tinha então só 16 anos nascera em 1669
- ora B2 de Monchique confirma que Grácia, filha de Isabel Pacheco e Bartolomeu Luís, nasceu em 18nov1683
Não há volta a dar, agradecendo a "boleia" ao Padre Lourenço de Sampaio, parece-me que os meus filhos se têm que contentar com a ligação materna aos velhos e nobres Pachecos...
Cumprimentos
Alexandre Callado

Reply

Direct link:

RE: Portimão - padre Lourenço de Sampaio

#17561 | LSV | 23 Feb 2002 00:32 | In reply to: #17558

Caro Alexandre Callado

É claro que é possível que sim, mas atente nessa dedução ao facto de que mas na minha base apenas consta uma única filha de Simão Pacheco casado em 1703 (com Joana Rodrigues, filha de Sebastião Lopes e de sua mulher Maria Esteves - TT, RP, Monchique, C3, fls 3), que foi Margarida Josefa, casada em Monchique com José da Silva, viúvo de Catarina Dias (TT, RP, Monchique, C4, fl.s 271). Nada mais consta do meu arquivo.
Por outro lado este Simão Pacheco é filho de Gregório Dias (ou Pais) e de sua mulher Gracia Dias, aos quais ignoro qualquer ligação aos Pacheco e apenas lhe posso adiantar que foram moradores em Casais de Monchique.

Entretanto identifiquei já e localizeri o padre Lourenço de Sampaio, aliás Lourenço Marreiros de Sampaio.

Cumprimentos
Luís Soveral

Reply

Direct link:

RE: Portimão - padre Lourenço de Sampaio

#17564 | alcal | 23 Feb 2002 01:13 | In reply to: #17561

Caro Lourenço Soveral
No sentido de completar a sua base de dados esclareço que o que me levou até aos Pachecos de Monchique foi o registo do casamento dos pais do Capitão José Veríssimo Barroso, 18jun1732 (C1-Mexilhoeira Grande, pág.35)onde consta:António Dias Barroso, filho de António Dias e de Maria (?) casou com Maria da Conceição ,filha de Simão Pacheco e Joana Rodrigues, moradores na freguesia de Monchique.
Margarida Josefa não foi assim , felizmente para ela, uma filha única ...
Cumprimentos
Alexandre Callado

Reply

Direct link:

RE: Portimão - padre Lourenço de Sampaio

#17565 | alcal | 23 Feb 2002 01:25 | In reply to: #17564

Caro Luís Soveral
Desculpe a troca do nome na mensagem anterior. Deve ter sido por causa do Padre Lourenço de Sampaio ...
Cumprimentos
Alexandre Callado

Reply

Direct link:

RE: Portimão - padre Lourenço de Sampaio

#18495 | rmfrp | 14 Mar 2002 00:16 | In reply to: #17561

Caro Luís Soveral Varella:

Não sei se já dispõe desta informação: o Padre Lourenço de Sampaio foi baptizado a 9 de Julho de 1673 em Portimão, sendo seus padrinhos de baptismo o Cap. Rodrigo Soares e sua esposa Isabel Jaques.

Isabel Jaques era parente deste seu afilhado, visto ser filha de Francisco Soares Pacheco e de Brites da Palma e Andrade e Sousa. Quanto a Rodrigo Soares, apenas sei que era natural do Alvor e filho de António Soares e Maria Rebelo, pelo que imagino seja também parente pelos Soares.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Portimão - padre Lourenço de Sampaio

#51804 | Luís Marreiros | 16 Nov 2003 01:33 | In reply to: #17564

Caro Alexandre Calado,

Creio que a mãe de António Dias Barroso é Maria Botta. Pela minha parte confirmo também que Maria da Conceição é filha de Simão Pacheco e Joanna Rodrigues.

Cumprimentos,

Luís Varela Marreiros

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 May 2024, 16:40

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen