Procura por Registro de Nascimento
This topic is classified in the following rooms Arquivos
Venho por meio desta solicitar informações de registro de nascimento (cópia de certidão) de minha bisavó paterna, cujos dados encaminho abaixo:
Nome completo (nome de solteira): Argentina do Carmo Alpande
Data de nascimento: 9 de maio de 1907*
Local provável de nascimento : Santiago da Ribeira de Alheriz
Filiação:
Pai: Antônio Alpande**
Mãe: Anna Augusta Alpande
* Para a varredura, solicito que estendam o período cronológico de busca para 1907, 1908, 1909, 1910 e 1911, considerando que a informação verbal dada por familiares no Brasil é de que Argentina do Carmo Alpande teria alterado o ano de nascimento para parecer mais velha e poder casar. A data acima referida (9 de maio de 1907) é a que consta em sua certidão de casamento em território brasileiro, no ano de 1927, e em seu documento de identidade brasileiro.
** Fazendo uma busca rápida na base de dados online do Arquivo Distrital de Vila Real , encontrei registro referente a testamento do pai de Argentina do Carmo Alpande (Antônio Alpande) que pode auxiliar a busca por demais informações sobre ela.
Atenciosamente,
Sandro
Direct link:
Sandro,
Não encontrei em Santiago da Ribeira de Alhariz nas datas extremas -1907/1911.
Quando foi a emigração? - http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1114038
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1112166 - tif 227 tem foto da Ana Augusta.
Direct link:
-
Será aconselhável escrever ao Arquivo Distrital Vila Real.
Sc.
Direct link:
Obrigado a todos pela ajuda.
Já tinha entrado em contato com o Arquivo Distrital Vila Real com as informações que mandei anteriormente para vocês. Entretanto, eles me sugeriram contractar a Conservatória do Registo Civil de Valpaços.
Ao fazer isso, fui informado que nada foi encontrado para o respetivo assento.
Qualquer nova sugestão de onde devo continuar a busca, estarei aberto a tentar.
Atenciosamente,
Sandro
Direct link:
Prezada Mariza,
Infelizmente não tenho está informação com respeito a data da emigração de minha bisavó.
Atenciosamente,
Sandro
Direct link:
Talvez procurar no Arq. Dist./ Conservatória, nas datas de;
1912/13/14, aquando do casamento a sua avó teria entre
13 a 18 anos, conforme se pode sintetizar do seu post.
Saintclair
Direct link:
Sandro
O raciocínio de Saintclair tem sentido pois se a Argentina era menor em 1927 pode nascido após 1911.
No registro de casamento em 1927 diz que os noivos moravam na Ladeira do Barroso, 220 - Rio. Sugiro que procure a paróquia do bairro e pesquise o casamento religioso.
Se o histórico da emigração é desconhecido é preciso considerar que a Argentina pode ser filha de mãe solteira. À época do casamento é dito que o pai já era falecido sem especificar o local.
Direct link:
Obrigado novamente,
Vou escrever mais tarde para Conservatória do Registo Civil de Valpaços novamente e pedir uma nova busca nestes períodos.
Abraços,
Sandro
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Dec 2024, 16:15