Pai portugues declarante do nascimento do filho brasileiro com a mãe portuguesa solteira
This topic is classified in the following rooms Famílias | Património | Pessoas
Pai portugues declarante do nascimento do filho brasileiro com a mãe portuguesa solteira
Boa noite à todos!!
Meus avós paternos eram portugueses não eram casados no Brasil e tinham 6 filhos. Eles não casaram por que o meu avô já era casado em Portugal e tinha 2 filhos lá.(bigamia era crime naquele tempo)
Na certidão de nascimento do meu avô, em Portugal, constam as averbações do casamento, do falecimento dele e da esposa portuguesa e o nome dos 2 filhos portugueses..
Ele foi declarante de 5 dos 6 filhos brasileiros na certidão de nascimento. E obrigatório pedir a cidadania por ele ser o declarante ou posso pedir pela minha avó que também era portuguesa apesar de não ser a declarante.
Tenho as certidões repográficas dos assentos de batismo deles (1890 /1903).
Gostaria muito da ajuda, do conhecimento de vocês, por favor.
Abs e muito obrigada!!
Miriam
Direct link:
-
Deve expor o seu caso na respectiva Repartição, aí no Brasil,
Consulado, Embaixada etc.
Sc.
Direct link:
Boa tarde Miriam
Se o declarante do nascimento do seu pai foi o seu avô, tem toda a conveniência em pedir a atribuição da nacionalidade portuguesa pelo lado do seu avô.
Não peça pela sua avó, porque relativamente à sua avó não ficou estabelecida a filiação.
Se seu pai ainda for vivo ele deverá pedir a atribuição da nacionalidade portuguesa na qualidade de filho de português.
Caso contrário pede a Miriam na qualidade de neta de português (mas terá de provar a ligação efetiva a Portugal).
Boa sorte
Mário César Navarro
Direct link:
Boa tarde!!
Agradeço imensamente a orientação e o retorno tão eficientes.
Mais uma dúvida: mesmo o meu avô sendo casado em Portugal, e isso está averbado no assento de batismo dele, eu posso pedir a atribuição da nacionalidade portuguesa sem fazer qualquer transcrição?
A certidão de Inteiro Teor Apostilhada do meu pai (sendo o meu avô declarante, após 4 dias ao nascimento) será suficiente para provar a paternidade?
Mais uma vez muito obrigada,
Abs.
Miriam
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 10 Nov 2024, 03:18