Auxílio para encontrar filhos de Maria Albertina Pereira de Sousa e Abílio Marques

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas

Auxílio para encontrar filhos de Maria Albertina Pereira de Sousa e Abílio Marques

#405498 | afbelchior | 17 Jul 2018 21:32

Meus bisavós eram portugueses e quando vieram para o Brasil (1911), minha bisavó deixou uma filha aos cuidados de sua mãe em Portugual. Sempre ouvimos dizer que a menina não quis vir para o Brasil pois já era grandinha (16 anos) e era muito apegada a avó materna. Minha bisavó era quem mantinha contato com a filha por cartas e quando ela faleceu a família perdeu todo o contato com Albertina.
Minha avó sempre teve loucura para conhecer a irmã que ficou para trás, mas infelizmente não tínhamos nenhuma pista do paradeiro de Albertina e ambas faleceram sem se conhecerem.
Um mês atrás estive em Portugual e decidi tentar esclarecer essa história que sempre se pareceu mais com um conto infantil já que sempre a ouvimos através da boca de minha avó que ouviu essa história dos irmãos já que era muito pequena quando a mãe faleceu.
Juntando a história que minha avó contava com os registros de batismo dos meus bisavós que encontrei no Arquivo Distriatl do Porto os dados que tínhamos eram os seguintes:
Nome: Albertina
Mãe: Laurinda Pereira de Sousa
Pai: icógnito (através do registro de casamento de meus bisavós e do nascimento do filho mais velho que veio com eles para o Brasil, não havia tempo hábel para nascer duas crianças!!)
Data de nascimento: algum momento entre 1897 e 1907, pois há registros digitalizados da Freguesia de Covas anteriores a 1897 e não havia registro do que procurávamos e os meus bisavós se casaram em 1907.
Me dirigi à Conservatória de Lustosa e por sorte encontrei dois anjos que me ajudaram muito e foleando os livros de registro de batismo encontramos a irmã perdida de minha avó!!
Dados, Maria Albertina Pereira de Sousa, nascida 21 de abril de 1905 (mesmo dia de nascimento de minha avó, sua irmã que nasceu 22 anos depois!!!).
No registro de Maria Albertina havia averbamento de casamento e óbito, ambos ocorridos em Bragança. Fomos à Conservatória de Bragança continuar nossa busca, mas apesar de conseguir tanto o registro de casamento como o assento de óbito de Maria Albertina não conseguimos localizar se há algum filho ou qqualquer outro descendente vivo!
Minha mãe, que me acompanhou nessa busca em Portugual, quando encontramos os registros de Albertina, estava muito esperançosa de poder conhecer os primos, mas ficou um pouco desesperançosa com nossa busca infrutífera. Prometi a ela que continuaria a busca para descobrirmos se Albertina deixou descendentes, mas confesso que estou um pouco perdida. Como encontrar certidões de nascimento em Portgual para pessoas nascidas após 1941? Gostaria de saber se há algum descendente de Maria Albertina Pereira de Sousa (mãe) e de Abílio Marques (pai). Na Conservatória de Bragança a atendente não quis fazer busca alguma e quando questionei sobre pesquisa ela não me esclareceu se seria possível.
Seguem os dados que tenho, se alguém puder me ajudar ou tiver alguma ideia de como conseguir alguma informção ficarei muito grata!

Dados
Maria Albertina Pereira de Sousa
Mãe: Laurinda Pereira de Sousa
Pai: icógnito
Cônjuge: Abílio Marques.
Casamento: 13/04/1941
Óbito do conjuge: 31/01/1957

Desculpem p texto enorme, mas só pra poder passar um pouquinho do contexto da busca pra vcs!

Qualquer ajuda será bem vinda!!!

Reply

Direct link:

Auxílio para encontrar filhos de Maria Albertina Pereira de Sousa e Abílio Marques

#405510 | saintclair | 18 Jul 2018 09:28 | In reply to: #405498

-
Na Localidade onde a Maria Albertina P. Sousa viveu e morreu, é que
deve procurar os descendentes.
Vc. tem em seu poder Registo Casamento e o Registo de Óbito, então
deve entrar em contacto com o Presidente Junta Freguesia dessa Terra,
será por intermédio da Junta que pode vir a saber se a Maria Albertina
teve descendentes e se ainda existem primos etc.
Quando esteve em Portugal, se tivesse sido bem aconselhada, teria com
certeza resolvido o assunto, sem perdas de tempo, e sem grandes gastos.
Boa sorte
Sc.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 02:46

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen