Dificuldade em ler um apelido
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões
Caros confrades, não consigo perceber o apelido de Felipa no assento de baptismo de Caetano.
Passo a citar:
Miguel Teixeira… filho que ficou de Joseph da Costa e de sua mulher Felipa ......? do lugar de Valpaços...
Deixo o link, agradecendo imenso a Vossa ajuda.
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-003&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-003/PT-ADVRL-PRQ-PSBR12-001-003_m0015.jpg
Cumprimentos,
Paulo Braga
Direct link:
Caro confrade, Vaz, Salvo melhor opinião.
Atentamente, nuno de m.
Direct link:
Boa tarde,
Concordo com Vaz.
Muito semelhante em Valpaços.
Cumprimentos
Pedro Bandola
Direct link:
Caros Confrades NISGM e Pedro Bandola, muito obrigado pela ajuda.
Não estava mesmo a conseguir ler o apelido de maneira alguma.
Cumprimentos,
Paulo Braga
Direct link:
Dificuldade em ler um nome e apelido
Boa tarde caros Confrades.
Tem-me surgido com frequência em Valpaços, princípios do séc. XVII, o nome P º, ficando eu na dúvida se será Paulo, Pedro…
O mesmo se passa por exemplo no apelido a º em letras minúsculas. Será António como apelido? Quando é nome próprio escrevem sempre António.
Se algum confrade me puder ajudar nestas duas dúvidas muito agradeço.
Cumprimentos,
Paulo Braga
Direct link:
Prezado Paulo Braga
A minha leitura desses nomes abreviados, são:
- Pº - Pedro
- Aº - Afonso
Melhores cumprimentos
Direct link:
Caro António Gonçalves, muito obrigado pela sua pronta resposta.
Já agora saberá quando é Paulo como será?
Cumprimentos,
Paulo Braga
Direct link:
Caro Paulo Braga
As abreviaturas, muito comuns nessas épocas, tinham uma justificação práctica que facilmente entenderá: poupar tinta. Ou, melhor dito, poupar o gesto incómodo (o "esforço braçal") de voltar com a pena ao tinteiro. Mas só eram utilizadas para os nomes mais frequentes cujas abreviaturas eram facilmente reconhecíveis e utilizadas por todos: Mª para Maria, M.nª para Mariana, M.dª para Margarida, Aº para Afonso, Antº para António, Dºs para Domingos, Pº para Pedro, Jº para João, etc., etc.
Paulo era um nome próprio muito menos comum e não é provável que alguém o abreviasse. E a acontecer, poderia eventualmente ser P.lº. Mas nunca encontrei...
Cumprimentos
José Gomes
Direct link:
Dificuldade em ler o nome da terra de assento de baptismo.
Boa tarde caros confrades,
Não consigo de maneira alguma entender o nome da terra a seguir a Maria Sobrinha na segunda linha do primeiro assento da segunda página.
Deixo aqui o link:
http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR11-001-157&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PSBR11-001-157/PRTC0808D_PT-ADVRL-PRQ-PSBR11-001-157_M_00023.jpg#
Agradeço antecipadamente a ajuda.
Cumprimentos,
Paulo Braga
Direct link:
J. Fes, ( J. Fernandes, será ?) ), ... aos dous de novembro....
ReplyDirect link:
Será São Lourenço? (leio "de S. Lço"). Veja de nessa freguesia ou concelho há freguesias, lugares ou oragos que condigam.
ReplyDirect link:
Muito obrigado. Realmente é S. Lourenço, no caso, de Riba Pinhão.
Desculpe ser aborrecido, mas agora surgiu-me outra situação que não consigo entender. Na primeira página, no segundo assento, logo de início qual o nome do menino que nasceu?
O link é o seguinte:
www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR11-001-157&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PSBR11-001-157/PRTC0808D_PT-ADVRL-PRQ-PSBR11-001-157_M_00016.jpg#
Cumprimentos,
Paulo Braga
Direct link:
Muito agradeço a sua ajuda.
As abreviaturas por vezes não as compreendo.
Cumprimentos,
Paulo Braga
Direct link:
Não tenho a certeza mas penso que é António (Nasceu Antº).
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Nov 2024, 16:46