Trocas nos registos paroquiais
This topic is classified in the following rooms Arquivos
Trocas nos registos paroquiais
Caros Confrades
Por vezes ao consultar livros que deviam ser só de batizados, encontro autênticos "capítulos"
de óbitos e casamentos ou vice-versa. Esta semana o erro foi mais monumental,mas também
de mais fácil resolução.
Foi posto "online", o livro de registos mistos do Colmeal (freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo) do período 1678-1721, que é "ipsis verbis" o livro de óbitos (1757-1811) de Almofala.
Mais erros devem haver, pelo que seria útil os confrades, irem alertando para estes casos.
Cumprimentos
miguel monteiro
Direct link:
Trocas nos registos paroquiais
Excelente ideia, confrade Miguel!
Darei aqui o meu contributo:
O livro de casamentos de Moreira de Rei, Trancoso, do período 1759-1826 contém batismos (TIFs 01-160), folhas rasuradas ou em branco (TIFs 161-248), matrimónios (TIFs 249-288) e óbitos (TIFs 289-394).
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1215137
Seria mais apropriadamente descrito, em verdade, como livro de registos mistos...
Cordiais cumprimentos,
Filipe
Direct link:
Trocas nos registos paroquiais
Filipe,
Tem ascendente em Moreira de Rei, Trancoso?
Tenho ascendente paterno por lá...
Cumprimentos.
Mila
Direct link:
Trocas nos registos paroquiais
Tenho sim, Mila. É um ramo da família que ainda estou pesquisando, mas não excluo a possibilidade (bastante provável, considerando a pequenez da freguesia) de que sejamos primos distantes.
Manuel Bernardo, meu 5º avô, foi batizado em Moreira de Rei no dia 02 de novembro de 1777. É filho de Bernardo José Ribeiro e de Maria da Assunção, neto paterno de José Ribeiro da Cruz e de Mariana Rodrigues e neto materno de Martinho Ribeiro e de Maria Simões.
Cumprimentos,
Filipe
Direct link:
Trocas nos registos paroquiais
Caro Miguel Monteiro
Numa obra da envergadura do projecto Digitarq, os erros são, diria, inevitáveis, mormente quando este projecto tem sido levado a cabo com grandes contingências de todo o tipo, nomeadamente de recursos humanos.
Resultado de um protocolo celebrado entre o Arquivo Nacional e a Associação dos Amigos da Torre do Tombo desde o nascimento do projecto "Nós, Portugueses", esta Associação vem, paulatinamente, informando o Arquivo Nacional de todos os erros que vai encontrando à medida que vai avançando na indexação dos livros paroquiais e, com grande celeridade, os correspondentes serviços, têm realizado essas correcções que, na sua esmagadora maioria, escapam aos utilizadores.
Não tendo sido definido previamente um plano detalhado para a uniformização dos critérios a serem seguidos por todos os arquivos distritais no momento de disponibilizarem os seus seus próprios acervos na internet, todos notámos já que, sobre o assunto em concrecto que refere - os livros mistos - os diferentes arquivos optaram por diferentes soluções: uns, mantêm a designação original de livros mistos e aí ficam alojados. Outros, omitem no menu a designação de "livros mistos" e colocam o mesmo livro tanto na secção de baptismos, como na de casamentos e de óbitos. E finalmente outros, omitindo também a designação de "livros mistos", separam as imagens de cada livro e distribuem-nas pelas correspondentes secções de baptismos, casamentos e óbitos.
A referência ao que encontrou parece encaixar-se na segunda "metodologia".
O processo Digitarq vai tão avançado que já não haverá condições de voltar atrás e uniformizar os critérios. Teremos de conviver com isso e, apesar de tudo, dar graças a Deus que, todos os dias, novos livros surjam digitalizados e que os sites dos vários arquivos não estejam permanentemente, e sobretudo ao fim de semana, off line.
Já quanto a erros pontuais e em concrecto, que podem ter origens muito diferentes, estamos sempre a tempo de os corrigir. Através da indexação dos livros que vimos fazendo sistematicamente, apercebemo-nos recorrentemente que os microfilmes realizados pelos Mormons - a partir dos quais foi agora feita a conversão para o formato digital - contém inúmeras falhas de folios que foram "saltados", ou seja, que não foram fotografados. Sempre que, na consulta de paroquiais on line, encontrar, por exemplo, um tiff 249 e, depois, um tiff 249a e um 249b, significa que foram acrescentados, intercalados, os folios que detectámos em falta.
Muito recentemente, por exemplo, nos livros das conservatórias do registo civil de Lisboa que o Arquivo Nacional tem vindo a disponibilizar a bom ritmo e começámos já a indexar, detectámos falhas do mesmo tipo que, em regra, resultam do excesso de manuseamento desses livros nas conservatórias e de folios que se soltaram e que, com alguma falta de cuidado, foram recolocados dentro de livros a que não correspondiam (assentos de 1915 colocados em livros de 1912 e coisas assim). Mas, além deste nosso trabalho que resulta, afinal, num verdadeiro "controlo de qualidade", com a colaboração de todos, é possível corrigir todas as grandes ou pequenas anomalias.
Não parecendo muito viável nem práctico manter um tópico no Geneall com a referência a estas anomalias, atrevo-me a sugerir que sejam comunicados directamente para infooarrobaaattpontoorg sem necessidade de qualquer texto adicional, limitando-se a indicar sucintamente o erro.
Depois de ter escrito isto, ocorreu-me uma solução ainda mais práctica e eficaz: incluir no site "Nós, Portugueses" um formulário exclusivo para a comunicação de erros em livros paroquiais ou civis, que facilite ao mesmo tempo a sua centralização e organização e, também, a sua posterior comunicação aos competentes serviços da Torre do Tombo. Iremos avançar quanto antes nesse sentido! Até lá, utilizem por favor o email da AATT.
Melhores cumprimentos do
Luis Amaral
AATT
Direct link:
Trocas nos registos paroquiais
Obrigado pelo esclarecimento.
Cumprimentos
Miguel Monteiro
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 03 Dec 2024, 22:17