Baltazar Soeiro Vilão

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Pessoas

Baltazar Soeiro Vilão

#410912 | cruzzz | 02 Jan 2019 23:24

Caros Confrades,

Gostaria de saber se alguém tem informação de Baltazar Soeiro Vilão, nascido nos Vicentes (Pereiro, Alcoutim).

Consigo encontrar 3 filhos do casamento dele com Maria Dias:
- Francisco (20/04/1722 em Pereiro)
- Aniceto (17/04/1726 em Pereiro)
- Manuel Dias Vilão (de quem descendo, mas sem encontrar o assento de batismo)

Em outro forum encontrei informação de um Baltazar Soeiro Vilão casado com Catarina Mestre (falecida em 1715).
Julgo que seja o mesmo e que a Maria Dias seja a 2a esposa, tendo casado algures entre 1715 e 1722.
Não estou a conseguir encontrar mais informação, e toda a ajuda será bem-vinda.

Obrigado,
Luis Cruz

Reply

Direct link:

Baltazar Soeiro Vilão

#410924 | josemariaferreira | 03 Jan 2019 17:28 | In reply to: #410912

Caro Luís Cruz

Descendo de Baltazar Soeiro Vilão e de Catarina Mestre, meus 8.º avós, primeiro casamento de ambos. Depois de enviuvar de Catarina Mestre, Baltazar Soeiro Vilão casou em segundas núpcias com Maria Dias, filha de Manuel Dias e de Maria Dias, o casamento foi celebrado no dia 27 de Setembro de 1716 na Igreja dos Montes de Santa Ana, na freguesia de S. Miguel do Pinheiro, tendo como testemunhas Domingos Rodrigues e Domingos Ramos. Maria Dias, já viúva de Baltazar Soeiro Vilão, dos Vicentes, faleceu no dia 2/10/1752. Baltazar Soeiro Vilão foi Provedor da Santa Casa de Alcoutim, assim como o seu filho Manuel Dias Vilão. Na Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Alcoutim está a sepultura de Martim Vilão, um ascendente de ambos que foi fundador e Provedor da mesma.
Tenho pesquisado em todas as freguesias em redor de Alcoutim e ainda não consegui encontrar o casamento dos meus avós Baltazar Soeiro e Catarina Mestre, qualquer ajuda será sempre bem-vinda.

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

Baltazar Soeiro Vilão

#410949 | cruzzz | 04 Jan 2019 10:56 | In reply to: #410924

Caro Zé Maria,

Desde já muito grato pela sua ajuda, que foi preciosa, pois não me lembraria de ir procurar a S. Miguel do Pinheiro.

Na sua mensagem indica que Maria Dias faleceu a 02-10-1752, mas não encontro em S. Miguel do Pinheiro, nem Pereira. Pode-me indicar em que freguesia foi?

Por acaso não encontrou o falecimento de Baltazar também e que me possa facultar?

Em relação ao casamento com Catarina Mestre, também ainda não o encontrei, mas posso partilhar outra informação que provavelmente já tem, tudo da freguesia de Pereiro:
1. Catarina Mestre faleceu a 06-03-1715
2. filhos no casal:
2.1. Maria Mestre casada com João Manuel Teixeira, que tiveram uma filha Ana nascida a 12-04-1746
2.2. Manuel Mestre Vilão casado com Maria da Conceição em 15-05-1729. Posteriormente casou com Ana de Horta com quem teve o filho João nascido a 01-07-1745 e Baltazar nascido a 21-12-1747
2.3. Baltazar Soeiro Mestre nascido a 30-12-1714, casado com Apolónia Marques, com os filhos Baltazar nascido a 29-07-1752 e Clemente 23-11-1754.

Vou continuar a procurar pelo casamento de Catarina e se encontrar informo-o.

Muito obrigado,
Luis

Reply

Direct link:

Baltazar Soeiro Vilão

#410966 | josemariaferreira | 04 Jan 2019 23:09 | In reply to: #410949

Caro parente Luiz Cruz

Por lapso meu indiquei-lhe o casamento de Baltazar Soeiro Vilão com Marias Dias filha de Manuel Dias e Maria Dias, em vez de Maria Dias filha de Diogo Dias e Maria Dias, peço desculpa pois posso tê-lo induzido em erro.
Sobre este casal Diogo Dias e Maria Dias do qual descende posso já partilhar mais alguns dados sobre os mesmos.

Já tenho referenciados três lugares onde este casal morou: Montes de Santa Ana na freguesia de S. Miguel do Pinheiro, Furnazinhas na freguesia de Odeleite e por último no lugar do Soeiro da Vinha na freguesia do Pereiro, onde no dia 20/8/1725 faleceu Maria Dias mulher de Diogo Dias.

Nos Montes de Santa Ana da freguesia de S. Miguel do Pinheiro morava outro casal Manuel Dias e Maria Dias, que tinham também uma filha chamada Maria Dias, possivelmente parente da Maria Dias, filha de Diogo Dias e Maria Dias, assistentes no mesmo Monte, e que casou com Baltazar Soeiro Vilão. A Maria Dias filha de Diogo Dias e Maria Dias, sua ascendente, em 20/10/1747 morava no Monte dos Vicentes e já era viúva de Baltazar Soeiro Vilão, data em que faleceu Ana filha de Gregória, escrava de Maria Dias. Possivelmente Maria Dias, então já viúva de Baltazar Soeiro Vilão terá falelido cerca de 12/10/1763 (registo borrado) PT-ADLSB-PRQ-PACT04-003-O2_m0083.jpg


Ainda não encontrei o registo do óbito do nosso ascendente Baltazar Soeiro Vilão, os registos no livro da freg do Pereiro anteriores a 1747 encontram-se muito borrados e de muita difícil leitura senão impossível. Pode ser que o registo do seu óbito esteja num deste registos borrados.

O Domingos Ramos que foi testemunha do casamento de Baltazar Soeiro Vilão com Maria Dias, poderá ser o mesmo Domingos Ramos Guerreiro que apadrinhou Baltazar Soeiro Mestre, filho de Baltazar Soeiro Vilão e Catarina Mestre que nasceu no dia 30/12/1714 e foi baptizado no dia 6/1/1715. Foram padrinhos Domingos Ramos Guerreiro, casado, da Corte dos Pereiras, freg de Alcoutim e Luzia Madeira mulher do capitão António Nobre Teixeira do Sítio do Tesouro.


Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

Baltazar Soeiro Vilão

#411025 | cruzzz | 07 Jan 2019 09:04 | In reply to: #410966

Caro Zé Maria,

Muito obrigado pela resposta tão detalhada.

Apenas fiquei ainda com a dúvida a que Maria Dias se refere o falecimento de 2/10/1752 e aonde?
Pergunto isto, porque não encontro nenhum falecimento na freguesia de Pereiro, nem S. Miguel do Pinheiro para essa data.

Em relação ao assento de 12/10/1763 também já tinha colocado como possível assento de falecimento de Maria Dias, casada com Baltasar.

Obrigado,
Luis

Reply

Direct link:

Baltazar Soeiro Vilão

#411034 | cruzzz | 07 Jan 2019 14:32 | In reply to: #411025

Já agora, aproveito também para lhe perguntar quais os descendentes que até agora encontrou do Baltasar Soeiro Vilão. Que eu encontre, tenho:

Casamento com Catarina Mestre:
Catarina Mestre - ??
Maria Mestre - ??
Manuel Mestre Vilão - 07/01/1710
Baltasar Soeiro Mestre - 30/12/1714

Casamento com Maria Dias:
Francisco - 20/04/1722
Aniceto - 17/04/1726
Manuel Dias Vilão - ??

Obrigado,
Luis Cruz

Reply

Direct link:

Baltazar Soeiro Vilão

#411058 | josemariaferreira | 07 Jan 2019 23:30 | In reply to: #411034

Caro Luís Cruz



Do nosso ascendente Baltazar Soeiro Vilão encontrei os seguintes filhos:

1.1. a) Manuel Mestre Vilão - baptizado no dia 5/1/1710.

1.2. a) Catarina Mestre Vilão - casou em Cachopo no dia 7 de Julho de 1734 com João Rodrigues
Cavaco, meu 7.º avô.

1.3. a) Maria Mestre - casou com João Manuel Teixeira, filho do Cap. João Manuel Teixeira e Maria de
São José, da Corte das Sedas, Alcoutim.

1.4. a) Baltazar Soeiro Mestre - nasceu no dia 30/12/1714 e foi baptizado no dia 6/1/1715.

1.5. b) Francisco - nasceu aos 20/4/1722 e foi baptizado a 30 do dito mês.

1.6. b) Aniceto - nasceu no dia 17/4/1726 e foi baptizado no dia 28/4/1726.

1.7. b) Manuel Dias Vilão - casou com Maria Pereira na Igreja Paroquial do Pereiro no dia 30 de
Setembro de 1742.


Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

Baltazar Soeiro Vilão

#411082 | cruzzz | 08 Jan 2019 14:35 | In reply to: #411058

Caro Zé Maria,

Mais uma vez muito obrigado pela partilha.

Fui consultar os registos que indicou e não sei se reparou, mas o Baltazar Soeiro Mestre também casou no mesmo dia e local da Catarina Mestre Vilão.

Também estou à procura de mais informação do nosso ascendente, mas até agora sem resultados.
Pode-me indicar em que freguesias já esteve a pesquisar, para por um lado tentar seguir a linha de raciocinio e por outro também alargar a pesquisa a outras freguesias.

Estou bastante interessado também em informações de Manuel Dias Vilão, uma vez que é de onde descendo. Também tenho andado à procura do batismo dele, mas sem grande sucesso.

Obrigado,
Luis Cruz

Reply

Direct link:

Baltazar Soeiro Vilão

#411093 | josemariaferreira | 08 Jan 2019 23:38 | In reply to: #411082

Caro Luís Cruz

Sim já tinha constado o facto de se terem casado no mesmo dia na Igreja do Cachopo um filho e uma filha do capitão João Rodrigues Cavaco com uma filha e um filho do capitão Baltazar Soeiro Vilão. O casamento foi uma aliança entre famílias.

Já procurei o casamento de Baltazar Soeiro e Catarina Mestre em todas as freguesias que confrontam com a do Pereiro, mas sem sucesso. Falta-me procurar na freg. de Almodôvar pois existe uma ligação familiar entre as gentes dos Montes de Santana e as da herdade dos Corvatos em Almodôvar. Também estou a pensar procurar nas freguesias de S. Marcos da Ataboeira e depois na de Castro Verde.


Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

Baltazar Soeiro Vilão

#428035 | josemariaferreira | 15 Oct 2020 22:57 | In reply to: #411082

Caro Luís Cruz

Finalmente encontrei o registo de óbito da sua ascendente Maria Dias. Está aqui: PT-ADLSB-PRQ-PACT04-003-O3_m0022.jpg


O registo de óbito do nosso ascendente Baltazar Soeiro, parece-me ser este:
PT-ADLSB-PRQ-PACT04-003-O2_m0021.jpg


Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 18 Jun 2024, 14:59

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen