Busca por certidão de Nascimento enquanto Cabo Verde ainda era colônia Portuguesa

This topic is classified in the following rooms Arquivos

Busca por certidão de Nascimento enquanto Cabo Verde ainda era colônia Portuguesa

#415328 | larysilva03 | 03 Jun 2019 15:02

Bom dia,
gostaria de uma ajuda, estou procurando a certidão de nascimento do meu bisavó que era de Cabo Verde,natural de Ribeira da Torre, freguesia de Nossa Senhora do Rosário, concelho de São Vicente, Cabo Verde enquanto esse ainda era colônia Portuguesa. O nascimento dele consta do dia 27/04/1902 cuja nacionalidade apresenta-se nos documentos como Portuguesa. Tenho todos os dados, os registros de desembargue de estrangeiro, o prontuário, seu passaporte e sua certidão de casamento (aqui do Brasil), mas não estou conseguindo achar sua Certidão de Nascimento, da qual necessito. Caso alguém saiba onde procurar e como fazer para achar, se puder me ajudar, agradeço.
Obrigada

Reply

Direct link:

Busca por certidão de Nascimento enquanto Cabo Verde ainda era colônia Portuguesa

#415335 | mila1000 | 03 Jun 2019 23:57 | In reply to: #415328

Só esqueceu do nome, filiação...

Reply

Direct link:

Busca por certidão de Nascimento enquanto Cabo Verde ainda era colônia Portuguesa

#415336 | larysilva03 | 04 Jun 2019 00:07 | In reply to: #415328

Nome: MARTINIANO ANDRÉ DA GRAÇA
Nome do Pai: André José da Graça
Nome da Mãe: Margarida Maria Gomes
Data de nascimento: 27/04/1902
Naturalidade: Ribeira da Torre
Freguesia: Nossa Senhora do Rosário
Concelho: São Vicente
Nacionalidade: Portuguesa

Reply

Direct link:

Busca por certidão de Nascimento enquanto Cabo Verde ainda era colônia Portuguesa

#415341 | mila1000 | 04 Jun 2019 11:28 | In reply to: #415328

Já tentou no consulado?

Consulado RJ
Av. das Américas 3333 Grupo 209 Barra da Tijuca

Reply

Direct link:

Busca por certidão de Nascimento enquanto Cabo Verde ainda era colônia Portuguesa

#415350 | GoldenDays | 04 Jun 2019 18:42 | In reply to: #415336

Boa tarde,

Sugiro que contacte através de email o Arquivo Nacional de Cabo Verde para o efeito que pretende disponibilizando a informação de que dispõe. São bastante cooperantes e tentarão encontrar o assento que procura.

O endereço de contacto é o seguinte: iancv@arquivonacional.cv

Parecem-me existir contudo algumas incongruências na informação que aqui referiu:

- Ribeira da Torre não é na ilha de São Vicente. Existe na Ilha de Santo Antão
- Na ilha de São Vicente não existe a freguesia de Nossa Senhora do Rosário
- Existe uma freguesia com esse nome na ilha de Santo Antão cujos batismos estão online no FamilySearch mas na data que referiu não aparece o batismo de nenhum “Martiniano”.

As paróquias de Cabo Verde estão listadas aqui:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Par%C3%B3quias_de_Cabo_Verde

Sugiro que antes de efetuar o pedido ao Arquivo Nacional verifique a exatidão da informação que obteve a fim de aumentar a probabilidade de o registo ser encontrado.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Reply

Direct link:

Busca por certidão de Nascimento enquanto Cabo Verde ainda era colônia Portuguesa

#415352 | larysilva03 | 04 Jun 2019 20:12 | In reply to: #415350

Quem me mandou os documentos foi o próprio Arquivo Nacional. O passaporte emitido em Cabo Verde no ano de 1921 que consta com essas informações. No registro dele feito aqui no Brasil pela polícia está dizendo que ele era Natural de Santo Antônio, Cabo Verde-Portugual, nacionalidade Portuguesa. E na parte superior do nome dele, tem tipo uma marca d'água escrita MARTINHO. Entretanto, o passaporte emitido em Cabo Verde constam os dados:
Natural da Ribeira da Torre, freguesia de Nossa Senhora do Rosário deste concelho, e na parte superior consta dizendo o nome do concelho de São Vicente, 16 de Maio de 1921 e a assinatura do administrador do concelho.

Reply

Direct link:

Busca por certidão de Nascimento enquanto Cabo Verde ainda era colônia Portuguesa

#415353 | larysilva03 | 04 Jun 2019 20:15 | In reply to: #415341

Quando entrei em contato com o cônsul de Cabo Verde aqui no Brasil, ele me disse que não me aconselhava procurar a certidão direta pelo consulado de Cabo Verde no Brasil, pois a partir do momento que pedisse a busca pela certidão de nascimento por lá, eu poderia perder o direito a Nacionalidade Portuguesa, então ele me aconselhou que eu entrasse em contato direto com o consulado de Portugal, o que eu fiz e não consegui encontrar a certidão.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 06:55

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen