Gonçalo Anes da Fonseca, de Lagos, Fidalgo da Casa de Dom Manuel I e povoador da Terceira

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Pessoas

Gonçalo Anes da Fonseca, de Lagos, Fidalgo da Casa de Dom Manuel I e povoador da Terceira

#415365 | 1385 | 05 Jun 2019 10:24

Estimadas Confreiras e Confrades

https://geneall.net/pt/nome/34087/goncalo-anes-da-fonseca/

Deste povoador da ilha Terceira descendem todos os Machado das ilhas de Baixo e da Diáspora americana
Trata-se pois de um genearca com milhões de descendentes, milhares dos quais conhecidos.
Agora que a reforma me proporcionou algum vagar posso pedir-vos ajuda para tentar corrigir ou enriquecer algumas tentativas de investigação publicadas ao longo de décadas, por acaso uma das quais na Universidade dos Açores, e sobre este povoador e sua mulher
Peço pois a vossa ajuda para limpar eventuais erros em que tenha incorrido
1 Poderiam fazer favor de me ajudar indicando em que fontes primárias figura este Gonçalo Anes da Ribeira Seca com o apelido Fonseca e com a prestigiosa ascendência de Fonseca/Coutinho que consta no Genea?
2 Porventura teriam a paciência de me ajudarem a conferir se a naturalidade que lhes dão é mesmo Lagos no Algarve?
3 São relativamente abundantes as fontes sobre foros e moradias da Corte de Dom Manuel I mas devem existir, (existirão seguramente) outras, que nunca alcancei, já que nunca encontrei este Gonçalo Anes como Fidalgo da Casa do Rei Venturoso.
4 Com todo o respeito além das discordantes versões dos linhagistas Açorianos tradicionais (repartidos sobre esta questão, tal como a historiadora do Povoamento Professora Doutora Vanda Belém) existe alguma pista segura donde possamos confiar para uma ascendência de Machados Carregueiros que, tal como nos é apresentada,, parece não coincidir integralmente com os dados constantes em fontes primárias publicados sobre esta gens da oligarquia camarária ulissiponense?
Agradeço do fundo do coração qualquer ajuda que tenham a paciência de partilhar comigo.

Manuel Lamas de Mendonça

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 20:05

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen