Magalhães em Cocheca-Ancêde

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas

Magalhães em Cocheca-Ancêde

#18729 | vbriteiros | 20 Mar 2002 19:38

Caro Manuel Maria
Conforme combinado aqui vai a relação desta Casa com os Alpendurada:
Na lista de possuidores teremos
10º- António Magalhães, recebedor em Baião, vendeu a Casa e Quinta de Cocheca ao Visconde de Alpendurada , que foi assim o 11º senhor. Passou a Quinta a sua filha D. Henriqueta Vieira de Magalhães que foi pelo seu casamento Viscondessa de Arneirós.
Os Viscondes de Arneirós venderam a Quinta a 16.1.1923 a António Cândido de Azeredo Pinto Melo e Leme e seus irmãos, antepassados dos actuais proprietários ( julgo que tem ligação aos Briteiros).
Um abraço
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Magalhães em Cocheca-Ancêde

#18732 | magalp | 20 Mar 2002 22:10 | In reply to: #18729

Meu Caro Vasco

Folgo em lêr a sua escrita, presumivelmente de boa saúde, depois daquela esquesita sardinhada com molho de tomate e com tão mau aspecto... Ainda por cima, " bem por riba" não quiz a Aveleda do António Gil Guedes, o melhor desinfectante para todas as possíveis maleitas!
Fiquei em cuidado, verdadeiramente.
Em relação à Cocheca há por aqui qualquer coisa q. não bate certo e que só poderei esclarecr devidamente depois de fazer perguntas à minha Mãezinha, verdadeira Bíblia (ou Corão... agora mais em moda).
Mas vamos por pontos. A minha Tia bisavó Henriqueta - pouco estimada tia e mulher do padrinho Pai, porque de difícil trato - era filha e, naturamente herdeira da sua parte, na herança do pai dela,João Baptista Pereira da Rocha, 2º Visc. de Alpendurada, pelo seu casamento. esta herança, tanto quanto sei, foi sobretudo em material sonante e acções do Banco de Espanha e Banco Inglez. Fez a dita Senhora, administradora de grande gabarito, compras de várias casas e quintas em "óptimos saldos" que então corriam em honradas casas de velhos miguelistas, então semi-arruinados. Foram eles, os morgados da Casa do Poço, bem como os Pintos Balsemão, na Quinta dos Varais e outras menores. Parece q. a idéia da dita e expedita Senhora D. Henriqueta Pereira de Magalhães, Viscondessa de Arneiroz, pelo seu casamento com Adolfo Pinto Osório, seria beneficiar os sobrinhos netos, filhos de Francisco António Pereira de Magalhães, seu irmão e meu bisavô paterno. Aconteceu que os meus pais, com o reconhecido "jeitinho" que tinham para "amigar" heranças, naturalmente não abicharam pevide. Depois, o facto de a m. Mãe ser tida como uma rica herdeira Álvares Ribeiro, não ajudou...
Mas, a celebrada Cocheca não terá sido nunca pertença Alpendurada, sequer por compra. Creio bem que era uma propriedade dos Arneiroz e que por testamento da dita Tia Henriqueta (sobreviva ao marido e sua herdeira universal) terá ficado para os primos Magalhães Girão. Curiosamente, quem para além da m/ Mãe, tem basto conhecimento de todos estes assuntos, diria o mais esclarecido, é o Gonçalinho V.S., - q. por cópia não nos lê, bem por certo - o qual, até os velhos retratos desta família, identifica melhor do que os netos! Foi provado e comprovado, com várias testemunhas. Espantosa a memória e raciocínio, deste jovem Mestre de História e Genealogia, honra lhe seja feita.
Prometo aprofundar o assunto.
Entretanto quem é este António Magalhães referido como recebedor em Baião? Não é bem por certo António Vieira de Magalhães, 1789/1859, 1º Barão e 1º Visconde de Alpendurada, etc, etc.
Grande abraço!
Manuel Magalhães

Reply

Direct link:

RE: Magalhães em Cocheca-Ancêde

#18760 | vbriteiros | 21 Mar 2002 16:11 | In reply to: #18732

Meu Caro Amigo.
Antes de mais muito obrigado pelo sua preocupação pela minha saúde,mas efectivamente acabei por não comer as ditas para evitar problemas. Tudo correu bem. A reunião foi um prazer muito agradável.
Quanto ao António Magalhães nada sei por enquanto ,pois o autor do livro só diz que foi "recebedor em Baião e que, por dificuldades económicas teve de vender a casa e quinta de Cocheca ". Como vou começar a investigar os registos de Ancede, é bem possível que venha a tropeçar nele outra vez.
Se tal acontecer será motivo para comemorarmos mas desta com o tinto do seu bispado.
Um grande abraço
Vasco

Reply

Direct link:

RE: Magalhães em Cocheca-Ancêde

#307747 | MMSA | 08 Jun 2012 18:16 | In reply to: #18760

Caros confrades
É possível que o António Magalhães, recebedor em Baião, seja António José da Cunha e Magalhães cuja filha Rita Albina de Magalhães casou em 14.9.1835 na Capela da Casa da Cochêca com José Manuel Crispiniano da Fonseca, de Ladário Soalhães?
António José da Cunha Magalhães era casado com Joana Maria de Azevedo. Na base de dados do Geneall os pais da Rita Albina aparecem com outros nomes Os meus dados são retirados dos paroquiais de Mesquinhata.
Com os meus cumprimentos
Manuela Alves

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 16 Jun 2024, 20:15

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen