António Máximo Homem da Costa Corte-Real
This topic is classified in the following rooms Famílias
António Máximo Homem da Costa Corte-Real
Tive uma bisavó cujo nome “completo” era Ana Margarida Homem da Costa Corte-Real Cardoso Gomez. (https://geneall.net/pt/nome/1291802/ana-margarida-homem-da-costa-corte-real-cardoso-gomez/)
O Cardoso vinha da sua mãe e o Gomez do seu pai mas o Homem da Costa foi “buscar” à sua bisavó Ana Clementina Homem da Costa Leitão (https://geneall.net/pt/nome/125912/ana-clementina-homem-da-costa-leitao/).
Já o Corte-Real só o encontramos na mãe desta Ana Clementina - Rosa Angélica Homem da Costa Côrte-Real (https://geneall.net/pt/nome/125911/rosa-angelica-homem-da-costa-corte-real/)
O apelido Homem da Costa vem já de há mais 9 gerações, pelo menos desde Sebastião Homem da Costa (cerca de 1525) (https://geneall.net/pt/antepassados/216053/miguel-homem-da-costa/?b=)
Já o apelido Corte-Real aparece apenas com António Máximo Homem da Costa Corte-Real (pai de Rosa Angélica) (https://geneall.net/pt/nome/130086/antonio-maximo-homem-da-costa-corte-real/) e recuando várias gerações não encontro este apelido nos seus ascendentes.
De onde terá surgido o Corte-Real nesta família?
Como pôde a minha bisavó ter usado estes apelidos quando havia já uma diferença de 3 gerações em relação ao Homem da Costa e de 4 gerações em relação ao Corte-Real?
Nos dias de hoje seria possível usar, legalmente, um apelido de um bisavô que não nos chegou directamente através de pais ou avós?
Agradeço quem me possa elucidar.
Obrigado
Direct link:
António Máximo Homem da Costa Corte-Real
Sim, seria possível. O que a lei portuguesa diz é que se podem escolher até quatro apelidos de entre os que tiver direito de usar. Nada estabelece quanto à definição de “direito” mas se tiver uma árvore de costados onde esses apelidos existam nada obstará
Cumprimentos
João Cordovil Cardoso
Direct link:
António Máximo Homem da Costa Corte-Real
Obrigado João Cordovil.
A minha questão era apenas pura curiosidade.
Não tenho nenhum interesse em acrescentar ou mudar de apelidos.
Até porque nem saberia qual escolher entre vários que tenho na minha ascendência.
No entanto se por acaso escolhesse um ou mais apelidos não seriam certamente estes.
A minha escolha seria para um apelido que o meu pai tinha mas que não passou aos filhos.
Um apelido que curiosamente encontro também na sua ascendência - Aboim.
Somos ambos descendentes de António Corrêa Manoel de Aboim e de sua mulher Maria Correia de Vasconcelos.
Reparo aliás que o João tem ascendência dos 2 ramos Aboim - por um lado destes Correia Manoel de Aboim e por outro dos Guerreiro de Aboim.
Encontrei ainda uma outra coincidência - tenho um ascendente - João Rosado (https://geneall.net/pt/nome/2453630/joao-rosado/) nascido em Nossa Senhora de Machede por volta de 1750 e o João tem um João Rosado (https://geneall.net/pt/nome/1146951/joao-rosado/) que terá nascido por volta de 1760/70 em S. Miguel de Machede ... Será que haverá parentesco entre estes 2?
Cumprimentos
Fernando Sarzedas
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 15 Nov 2024, 01:18