Família: Novais - Miguel Joaquim Xavier de Novais

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas

Família: Novais - Miguel Joaquim Xavier de Novais

#426748 | Mariannafranca | 27 Aug 2020 22:09

Caros colegas,

Sou pesquisadora brasileira e estou procurando alguns documentos para a minha tese de mestrado que acredito que estejam com a família Novais.

Eu estudo as cartas pessoais do autor Joaquim Maria Machado de Assis e estou procurando as cartas dele endereçadas ao cunhado, o português Miguel Joaquim Xavier de Novais. Mais especificamente as cartas do período de 1880 a 1904.

Vocês poderiam me ajudar? Acredito que essas cartas foram herdadas por alguém da família junto com a documentação pessoal dele.

No Brasil só temos catalogadas as cartas de Miguel para o Machado de Assis. As cartas escritas por Machado para o Miguel devem estar em algum lugar em Portugal.

Sobre Miguel de Novais:
Miguel de Novais nasceu no Porto, estudou belas artes no Porto e era pintor diletante. Ele morreu em 1904. Seu testamento foi publicado em 26 de novembro de 1904, no o Diário de Notícias de Lisboa.

Ele é filho de Antonio Luiz Novaes e Custódia Emília Xavier, irmão do poeta Faustino Xavier de Novais, Carolina Augusta Xavier de Novaes Machado de Assis (esposa do Machado de Assis), Henrique Xavier de Novais, Adelaide Xavier de Novais e Emília Xavier de Novais; Miguel foi casado, em 1876, com D. Joanna Maria Ferreira Felício, viúva do conde de S. Mamede, e casado em segundas núpcias com D. Rosa Augusta de Paiva Gomes.

Ele não teve filhos. Contudo ele teve afilhados: Lina, filha e seu sobrinho Arnaldo Braga, residente no Porto, o afilhado Francisco de Campos, filho do visconde de Carcavelos, residente em Braga e Nuno de Campos filho do mesmo visconde.

Imagino que se esses arquivos não estiverem em domínio público, talvez estejam com os descendentes da família Novais ou com descendentes dos afilhados dele.


Melhores cumprimentos,
Marianna França Monteiro

Reply

Direct link:

Família: Novais - Miguel Joaquim Xavier de Novais

#426752 | Vasco Briteiros | 27 Aug 2020 23:02 | In reply to: #426748

Tente a Porbase - Base Nacional de Dados Bibliográficos.
Cumprimentos
Vasco

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Jun 2024, 11:51

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen