Ajuda a encontrar algum registo

This topic is classified in the following rooms Arquivos

Ajuda a encontrar algum registo

#427159 | joanarevez | 15 Sep 2020 15:13

Boa tarde,

Tenho estado a pesquisar a origem do nome Revez da parte do meu avô materno, mas cheguei num ponto onde não consigo avançar mais.
Gostaria muito de ter alguma dica por quem fosse mais experiente nesta área, pois eu ainda desconheço muito dos sítios onde fazer a pesquisa, para além do site do Arquivo Distrital.

O meu bisâvo chama-se Anibal Policarpo Revez, nasceu no dia 3-11-1901, assento nº 110, no monte dos Fojós, em São Barnabé, apesar de ter sido registado na Igreja Paroquial de Santo Ildefonso.
Sendo filho natural.
Os seus pais eram Polycarpo Revez, nascido em Casto Verde e Izabel Gertrudes, nascida em São Barnabé.
No assento de nascimento do Anibal Policarpo Revez, diz que é neto paterno de avós incógnitos, não me deixando seguir a pesquisa, e saber quem são os pais de Polycarpo Revez.

A minha dúvida é, será que a pessoa em questão, sem mãe ou pai, não foi registada, é possível na altura?
Ou caso tenha sido, não era suposto as pessoas que a encontraram e foram registá-la, aparecerem como avós? Ou haverá algum sítio tipo igreja onde pudesse ter sido criado?


Lamento as perguntas pela falta de conhecimento que tenho.


Desde já,
Obrigada pela compreensão e resposta:)

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427160 | FbR0cha | 15 Sep 2020 15:59 | In reply to: #427159

Bom dia,

Quando surgem "avós incognitos" é provavel que seja exposto/enjeitado, ou seja, que tenha sido abandonado pelos pais, numa roda de uma instituição de caridade.

Certamente consegue encontrar o registo em Castro Verde, andando, em média 25 anos para trás. Neste caso por volta de 1875. No caso de ser realmente uma pessoa exposta, será essa a informação que aparecerá, o dia em que foi exposto e local.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427163 | Jorge Resende | 15 Sep 2020 19:17 | In reply to: #427159

https://digitarq.adbja.arquivos.pt/details?id=1241977


Um José irmão de Aníbal, nascido em Almodovar

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427164 | Jorge Resende | 15 Sep 2020 19:25 | In reply to: #427159

https://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1066302 tif imagem 60
Policarpo foi exposto (abandonado) em Castro Verde. Em 1910, data de nascimento deste filho, era solteiro tal como a mãe de José, Isabel

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427165 | Jorge Resende | 15 Sep 2020 19:29 | In reply to: #427159

https://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1048580 livros paroquiais de Castro Verde
Como não se sabe que idade tinha Policarpo nos nascimentos dos filhos, deve procurar de 1880 para trás no pressuposto que ele tivesse 20 anos em 1901......

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427166 | Jorge Resende | 15 Sep 2020 19:37 | In reply to: #427159

De qualquer forma creio não valer a pena perder tempo, pois se encontrar assento de batismo de um Policarpo, apenas encontrará a informação de que foi exposto sem que se saiba os nomes dos progenitores.

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427167 | Jorge Resende | 15 Sep 2020 19:54 | In reply to: #427159

https://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1042840 tif 7 batismo de Isabel Gertrudes em São Barnabé
1877

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427170 | joanarevez | 15 Sep 2020 20:54 | In reply to: #427159

Boa noite J.Resende,

Desde já o meu maior obrigada, por toda a informação que me deu, bem como a indicação das imagens dos registos paroquiais.

Fiquei super impressionada com a rapidez com que encontrou essas informações. Eu geralmente tenho tirado 18 anos do nascimento da pessoa em questão para encontrar os seus pais, percorrendo cada ano, imagem a imagem. E às vezes no meio dessas procuras, vou encontrando outros parentes. Mas já anotei a dica dos 25 anos.

Sobre o assento da Isabel, também já tinha gravado esse tiff como um possível que correspondesse. Porém, no assento de nascimento do Anibal Policarpo Revez, diz que os seus avós maternos são Manoel Barnabé e Gertrudes Maria. Nesse tiff o segundo nome de Gertrudes não me parece ser Maria... Mas creio, contudo, que haja uma grande possibilidade de ser esse!

Mais uma vez o meu maior agradecimento! Creio que já não tenha mais como seguir o rasto do nome Revez, nesta situação....

Já agora, saberá dizer-me se os nomes dados a estes indivíduos expostos, são dados pelos padrinhos ou são escolhidos na igreja na hora do batismo? E com quem permanecem os indivíduos durante o seu crescimento?


Muito obrigada!

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427174 | Jorge Resende | 15 Sep 2020 23:51 | In reply to: #427159

O tema dos expostos/enjeitados é muito vasto. Razões para uma mãe "despachar" uma criança ou à porta de igrejas, ou em sítios de passadio de muita gente, ou à porta de pessoas com vidas abastadas ou até à porta de quem talvez fosse progenitor dessas crianças há todo um mundo de casos sem esquecermos que propositadamente nas igrejas, conventos, havia uma roda onde as crianças eram postas no exterior e recolhidas no seu interior por alguém,Junto às crianças por vezes vinham papeis com o nome dessa criança, ou na falta dele, nos batismos dessas crianças, era-lhes dado o nome ou por parteiras que também levavam crianças a batismo, ou muitas vezes o sacristão era o padrinho e escolhia o nome. Mas como disse, são muitas as várias situações. O tema "A roda em POrtugal" tem surgido na imprensa e melhor que eu nesses artigos muito se conta sobre o dito tema.

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427175 | Jorge Resende | 15 Sep 2020 23:54 | In reply to: #427159

https://ionline.sapo.pt/artigo/663730/roda-dos-expostos-abandonar-um-filho-sem-que-ninguem-saiba-?seccao=Portugal

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427176 | Jorge Resende | 15 Sep 2020 23:56 | In reply to: #427159

https://pt.wikipedia.org/wiki/Roda_dos_expostos

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427177 | Jorge Resende | 16 Sep 2020 00:07 | In reply to: #427159

https://digitarq.adbja.arquivos.pt/results?t=REVEZ

Há Revez Mestre por aqui... Creio que o avô de Isabel era Mestre... Mas no caso de Policarpo, foi um Revez que deu à sola e resta saber quem lhe deu o apelido Revez...Jamais o saberá!!!

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427183 | FbR0cha | 16 Sep 2020 09:13 | In reply to: #427159

Bom dia,

Aqui no forum existe uma publicação sobre a origem da familia Revez, com alguns elementos da mesma familia. Talvez possa ajudar:
https://geneall.net/pt/forum/60408/familia-revez/#a60408

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427192 | Jorge Resende | 16 Sep 2020 19:47 | In reply to: #427159

https://ahm-germil.exercito.pt/details?id=991449&ht=POLICARPO%20REVEZ



JOANA , O ARQUIVO HISTÓRICO MILITAR TEM PROCESSO DE POLICARPO, NASCEU EM 1865 SE LHES ENVIAR ESTE LINK E SOLICITAR FOTOCÓPIAS DO PROCESSO, TALVEZ FIQUE COM MAIS INFORMAÇÃO

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427194 | Jorge Resende | 16 Sep 2020 19:53 | In reply to: #427159

https://ahm-germil.exercito.pt/details?id=991449&ht=POLICARPO%20REVEZ TIF IMAGEM 42
BATISMO DE POLICARPO 1865

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427195 | Jorge Resende | 16 Sep 2020 20:10 | In reply to: #427159

https://ahm-germil.exercito.pt/viewer?id=985969&FileID=473897


A folha militar era soldado contratado por 12 anos que cumpriu até 1899. Morava em Almodovar

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427196 | joanarevez | 16 Sep 2020 21:29 | In reply to: #427159

Caro J.Resende,

Não tenho palavras para descrever a enorme gratidão que sinto, por ter encontrado o registo de batismo e ainda a folha militar !!

Um muito obrigada por todo o seu tempo e ajuda!!

As fotocópias do processo que me aconselha a solicitar, não é o mesmo documento que depois me enviou na mensagem seguinte, como folha militar?

De qualquer forma, se ainda houver mais informações espero conseguir encontra-las :)

Contudo, há mais uma pergunta que não quer calar.... Como conseguiu refinar a sua pesquisa ao ponto de ter conseguido encontrar um registo do seu filho, ontem, e hoje, fazer esta busca militar?
Existe alguma dica?? Estou muito impressionada, talvez seja a prática...

Um grande Obrigada!!!

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427197 | joanarevez | 16 Sep 2020 21:31 | In reply to: #427183

Caro FbRocha,

Muito obrigada pela indicação do tópico, há dias tinha deixado lá uma mensagem... Esperemos que mais Revez'es se cruzem por lá, para trocarmos informações!

Muito obrigada! :)

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427202 | Jorge Resende | 16 Sep 2020 23:51 | In reply to: #427159

Sim, Joana, um pouco de prática!... Quanto ao processo militar, nada perde se pedir ao Arquivo Histórico Militar devendo referenciar que não pretende aquela folha mas ouros quaisquer documentos que lhe pertençam em algum processo ali arquivado. Se tiver alguma ideia de quando Policarpo faleceu, pode pedir em qualquer balcão de Conservatória que lhe pesquisem em Almodovar o registo de óbito, podendo até telefonar para o cemitério dali, secretaria ou Junta de freguesia (algumas dirigem os cemitérios e têm os livros de enterramentos). Tem é de ter uma ideia da data da morte...
Não sei se houve mais filhos para além de 1910, mas se houve, já foram registados na Conservatória julgo que de Almodovar se houver, se não, na que abarcar os registos dali.
Espero ter trazido alguma luz. Disponha
Jorge Resende

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427203 | Jorge Resende | 16 Sep 2020 23:56 | In reply to: #427159

Já que ficou tão interessada com o seu apelido Revez, podia criar no Facebook uma página de família, e um dia, depois de passar o codi realizarem um encontro, pois pelo que me apercebi há muita gente do Alentejo com esse apelido. Foi uma sugestão!

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427212 | Jorge Resende | 17 Sep 2020 15:19 | In reply to: #427159

Almodovar tem Conservatória

Conservatória dos Registos Civil, Predial e Comercial de Almodôvar
Rua 1º Maio
Almodôvar
7700-078 ALMODÔVAR
Telefone: 286660240
Fax: 286660249
E-Mail: crcpcom.almodovar@dgrn.mj.pt

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427332 | joanarevez | 22 Sep 2020 16:15 | In reply to: #427159

Boa tarde J.Resende,

Quanto ao arquivo histórico militar ainda aguardo resposta. Mas o mais longe que consegui, foi saber quem era a ama de leite, Theresa do Sacramento, através da folha de vencimentos das amas dos expostos.

Passo novamente para agradecer pelos seus contributos mais uma vez e por toda a disponibilidade em ajudar! =)

Reply

Direct link:

Ajuda a encontrar algum registo

#427333 | Jorge Resende | 22 Sep 2020 17:08 | In reply to: #427159

boas pesquisas!
Só não entendo o porquê de ele ter-se chamado Revez!!! Policarpo, enfim, quem o batizou deu-lhe esse nome mas o apelido... Teria algum bilhete com a indicação de que o pai seria Revez!...
Às vezes segundo li, quem deixava as crianças nas rodas das cidades, deixava objetos junto das crianças para que um dia, se a vida se alterasse (sim, em muitos casos miséria...) os pudessem mais facilmente identificar. Muitas mães solteiras, davam a cara junto dos padres para que lhes batizassem os filhos, com o selo de pai de incógnito mas outras nem isso, vá lá saber-se a razão...

É na verdade um tema triste. Quantos deles eram filhos de patrões sendo elas criadas... Filhos dos filhos desses... e as mulheres dos patrões quando viam que a criada estava grávida de gente da casa, lá mandavam as empregadas embora, com uma mão à frente e outra atràs... Enfim!


Boas pesquisas, e grato pela sua lembrança de agradecer, não era necessário
JRESENDE

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 20:33

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen