Registo de batismo
This topic is classified in the following rooms Pessoas
Registo de batismo
Caros Confrades,
Bento do Rego, meu 7º avô, morador em Cabaços, Ponte de Lima, nasceu provavelmente em Barbudo, Vila Verde, (em 1668), de onde era natural a sua mãe.
Pretendo localizar o registo de batismo do seu pai, Belchior do Rego e Castro, que foi senhor da casa de Mereces (em Calvelo, Ponte de Lima), por volta de 1630, e era filho de Gonçalo de Sousa e Castro. Este senhor (Belchior) casou depois em Braga, com D. Francisca Pinto, de quem teve outros dois filhos. Mas desconheço em qual freguesia de Braga casou, nem onde nasceu. Tratando-se de gente fidalga, certamente alguém já se terá debruçado sobre esta genealogia.
Se algum confrade tiver algum dado com que me possa ajudar, ficar-lhe-ei muito grato por uma informação. lpajudice@gmail.com
Luis Pedro
Direct link:
Registo de batismo
Caro Luis Pedro
A minha ajuda possivel neste momento:
- Jose Leite da Costa, campo de Santiago, filho de Pedro da Costa e Maria de Crasto, falecidos (casou com dispensa por serem parentes em 2º de consanguinidade, em 4.11.1699, com Maria Leite, filha de Francisco Dias e Maria Leite, roxio da praça, T. Francisco Rebelo, ourives, rua nova, Belchior do Rego e seu filho Francisco Pinto, conego Manoel Pinto, todos desta cidade, Padre Agostinho de Barbosa e Lima, vigario)
- Francisco ‘Pinto’ do Rego e Castro, Pasta 1230, Procº 28054, de 8.7.1683 e para conego em 7.1.1705, Tomo IV, fls 227
a) Filho de Belchior do Rego e Castro e Dª Francisca Pinto
b) Neto paterno de Gonçalo de Sousa e Castro, cidadão, casa Calvelho, S. Leocadia de Geraz de Lima e Dª Leonor Barbosa, quinta de Vilar, Geraz de Lima
c) Neto materno de Cristovão de Miranda, escrivão do eclisiastico, cidadão e Maria Pinto, moradores rua nova de sousa, Santiago da Se
[Cristovão de Miranda, filho de João Francisco e Sabina de Miranda, rua nova (casou em 12.4.1638, com Maria Pinto, filha de João Pinto e Paula Francisca, rua do souto, S. João de Souto)]
- Em 1691 - Belchior do Rego Castro da Silva (Cavaleiro professo da Ordem de Cristo)- Provedor da Santa Casa da Misericordia de Braga
- Bento de Sa, mercador, rua nova, filho de Gonçalo Gonçalves de Sa, lavrador e Madalena Gonçalves, falecidos, Salvador de Parada de Barbudo, concelho de Vila Cham (casou na Capela do Senhor, Se, em 4.8.1701, com Francisca da Silva, filha de Belchior Francisco, sapateiro e Isabel da Silva, rua nova, Se, T. Conego Manoel Pinto, Belchior do Rego, seu cunhado, Jeronimo Alvares, mercador, todos da rua nova, Se, Padre Paulo Gomes, vigario)
- Belchior do Rego, Cavaleiro do Habito de Cristo – falecido em 6.8.1714 – ‘de um acidente de poplexia, na Se’ – sepultado na igreja da Misericordia, com habito de Cavaleiro
Os vestigios que encontrei, em Barbudo, não vi presença do mesmo
Melhores cumprimentos e boas pesquisas
Direct link:
Registo de batismo
Caro Antonio Gonçalves,
Estou muito grato pela sua resposta.
Vou digerir a informação que me enviou e ver até onde chego.
Os meus melhores cumprimentos
Luis Pedro
Direct link:
Registo de batismo
Caro confrade,
Se me permite, irei enviar-lhe email.
Cumprimentos,
Helder Costa
Direct link:
Registo de batismo
Prezado Luís Pedro,
Boa tarde,
Como LOCALIDADES de busca, eis os dados que tenho dos PAIS do Belchior do Rego e Castro:
"Gonçalo de Sousa e Castro – N-1625, S Pedro de Valvelo, Ponte de Lima – Res. Viana do Castelo - COC
Esposa: Leonor Barbosa do Rego (ou Leonarda Barbosa, Maria Barbosa do Rego) – N-Viana do Castelo - C-Calvelo de Penela, na Vila da Barca"
Os dados acima, devem constar numa destas referências = NFP, vol II, pg 500, Barreto Velho, $57, N9; vol IV, pg 527, Costa, $9, N8 ; vol VII, Miranda, $31, N11-12 e, vol XI, Tomo I, C-129, pg 173.
Quanto ao BENTO DO REGO, que citaste como filho do casal Belchior do Rego de Castro e Francisca Pinto (ou Francisca de Brito) - C-em Braga, em algum documento cita ELE, ou algum DESCENDENTE dele assinando Castro ?
Agradeço sua atenção. Abraço.
Samuel C O Castro
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Nov 2024, 10:33