Dr. Theotonio Ribeiro de Paiva, busco batismo em Portugal e óbito no Rio de Janeiro

This topic is classified in the following rooms Pessoas

Dr. Theotonio Ribeiro de Paiva, busco batismo em Portugal e óbito no Rio de Janeiro

#427495 | sireg8767 | 26 Sep 2020 19:12

Caros confrades,

Batismo em:
7 de agosto de 1761
em Castelo Branco, Portugal
Igreja de São Miguel (Livro 8, 73)

Tenho a informação que o Dr. THEOTONIO RIBEIRO de PAIVA, faleceu no Rio de Janeiro em 14/1/1839 e há essa anotação, mas não sei qual igreja: (Sacramento, L10, 158), deixando viúva a sua segunda esposa, D. Ana Micaela Cabral de Paiva.

Ele, filho de ANTONIO RIBERO DE PAIVA & Isabel Ayres da Cunha Henriques Ferreira
De posso dessas informações será que é possível localizar os dois registros?

Agradeço muito qualquer informação.

Cordialmente,
Géris José Lopes Cossalter

Reply

Direct link:

Dr. Theotonio Ribeiro de Paiva, busco batismo em Portugal e óbito no Rio de Janeiro

#427500 | MCNN | 26 Sep 2020 19:54 | In reply to: #427495

Boa tarde

No link seguinte pode visualizar o assento de baptismo:

https://digitarq.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=4803980

(Seleccione a imagem 73.tif)

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Dr. Theotonio Ribeiro de Paiva, busco batismo em Portugal e óbito no Rio de Janeiro

#427502 | sireg8767 | 26 Sep 2020 20:01 | In reply to: #427500

Muitíssimo obrigado Mário César Navarro!
Fico encantado com a presteza de sua colaboração!
Já estarei salvando esse documento aqui e incluir a fonte no Family para que outros parentes possam desfrutar dessa jóia!
O Theotônio é sobrinho da minha sétima avó LEONOR HENRIQUES de PAIVA.
Muito obrigado pela gentileza!
Cordialmente,
Géris José Lopes Cossalter
do Rio Grande do Sul

Reply

Direct link:

Dr. Theotonio Ribeiro de Paiva, busco batismo em Portugal e óbito no Rio de Janeiro

#427506 | MCNN | 26 Sep 2020 20:28 | In reply to: #427502

Caro Geris José Lopes Cossalter

Porque eventualmente será do seu interesse, no link seguinte poderá visualizar o processo da Inquisição que foi movido contra o pai do Theotónio:

https://digitarq.arquivos.pt/details?id=2307048

Parece-me que o avô paterno do Theotónio também teve problemas com a Inquisição.

Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Dr. Theotonio Ribeiro de Paiva, busco batismo em Portugal e óbito no Rio de Janeiro

#427517 | sireg8767 | 26 Sep 2020 21:43 | In reply to: #427506

Muitíssimo obrigado pela gentileza amigo Mário César Navarro pelo envio desse link. Sim, toda a família, pais, tios, primos, filhos, várias pessoas foram acusadas e julgadas pela Inquisição. O mais célebre integrante da minha família, é o famoso Dr. Antonio Nunes Ribeiro Sanches, ele teve problemas com a Inquisição. Seu sobrinho Antonio Ribeiro de paiva foi um dos que emigrou para o Rio de Janeiro, e o meu sexto avô LUIS HENRIQUES DE CARVALHO, filho da irmã do Antonio Ribeiro de Paiva, a Lenor HENRIQUES de Paiva foi acusada, presa e julgada pela Inquisição. Ela foi solta após dois anos, mas não encontrei o óbito em Penamacor da Leonor Henriques, minha sétima avó! Estarei incluindo o link desse processo também no Family na pessoa do Antonio Ribeiro de Paiva. Estou pesquisando a família há um ano juntamente com alguns primos e temos obtido sucesso nas pesquisas, inclusive uma prima que vive em Lisboa recentemente esteve em Penamacor em busca de mais informações. Um cordial abraço! Géris José Lopes Cossalter.

Reply

Direct link:

Dr. Theotonio Ribeiro de Paiva, busco batismo em Portugal e óbito no Rio de Janeiro

#427519 | MCNN | 26 Sep 2020 22:53 | In reply to: #427517

Estive a rever os meus apontamentos, porque estes nomes não me eram nada estranhos.

Este António Ribeiro de Paiva era filho de um Gaspar Rodrigues de Paiva e de uma Maria Nunes.

Ora Maria Nunes foi a segunda mulher de Gaspar Rodrigues de Paiva.

Ele teve um primeiro casamento com Isabel Henriques.

Eles foram meus oitavos avós, e desse casamento nasceu o meu sétimo avô, Francisco Nunes da Paiva.

O mundo é pequeno.

Um abraço

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Dr. Theotonio Ribeiro de Paiva, busco batismo em Portugal e óbito no Rio de Janeiro

#427523 | sireg8767 | 26 Sep 2020 23:51 | In reply to: #427495

Caxias do Sul, 26.09.2020.
Prezado "primo" distante Mário César Navarro,

Muito obrigado pelos teus retornos e que grata surpresa ler este teu último comentário. Que bom que os nomes que citei na mensagem anterior trouxe novamente a sua memória a relação com nossa família, fantástico.

Eu vivo no Sul do Brasil, Rio Grande do Sul, aqui se estabeleceu vindo de Penamacor, meu 6º avô
materno Luís Henriques de Carvalho, filho da Leonor Henriques de Paiva e de Constantino de Carvalho.

Desde o ano passado que faço as buscas referente a esta incrível família juntamente com mais 3 primas e recentemente com mais primos que temos encontrado ao longo do caminho. O Luís Henriques de Carvalho, meu 6º avô, deixou uma grande descendência aqui no Rio Grande do Sul, vindo a falecer em 1802 em Santo Antônio da Patrulha, mas em sua juventude, ele passou justamente na caso do tio António Ribeiro de Paiva no Rio de Janeiro, que nessa época já havia saído de Portugal com a esposa e alguns filhos. Sabemos que pelo menos um filho dele ficou em Portugal.

De dezembro do ano passado fizemos o levantamento dos documentos e enviamos nosso relatório genealógico na CIL e já somos certificados pela CIL, estamos já com pedido de naturalização em Lisboa e Porto, 3 de nós por enquanto. Mas nossa vontade de conhecer mais dessa família, nossa família, fez com que eu e meus primos continuássemos procurando por mais primos, atualmente estamos com 10 em um grupo, todos oriundos da Leonor Henriques e desde ontem localizei um novo primo e amigo oriundo justamente do António Ribeiro de Paiva, irmão da Leonor Henriques de Paiva(depois Carvalho) e agora estou por uma feliz coincidência encontrando o Sr.

Há poucos dias, uma prima que mora em Lisboa, Carolina Carvalho, esteve recentemente em Penamacor, pretende voltar no meio da semana pra encontrar aberto alguns estabelecimentos pra uma possível pesquisa.

Nós não sabemos ainda quando faleceu a Leonor Henriques de Paiva(Carvalho) em Penamacor, ela foi processada pela Inquisição, mas foi solta, provavelmente deve ter voltado à Penamacor, mas não encontrei seu óbito e nem do segundo esposo, Constantino de Carvalho.

Se você mantém uma árvore no Family Search por exemplo eu gostaria de ver. Eu mantenho a minha no Family e poderás ver acessando o ID do Luis Henriques de Carvalho, por exemplo: LK76-BHD

Com certeza espero que queira manter este contato pra gente trocar mais informações, outras importantes ligações que de repente você já deves ter encontrado. Eu sou iniciante neste mundo da genealogia, apesar de pouco tempo, avançamos muito neste tronco da Leonor e Costantino.

Também achamos incrível que o Dr. Antonio Nunes Ribeiro Sanches é tio da Leonor Henriques de Paiva e do Antonio Ribeiro de Paiva. Sabemos que o Antonio Ribeiro de Paiva foi boticário e teve mais de um filho exercendo a medicina!!!

Há aqui no Geneall um post extenso sobre a nossa família, pois há muitos anos outros pesquisadores e parentes fizeram esse caminho de pesquisar os ancestrais, eu mesmo aproveitei bastante das informações disponibilizadas aqui. Inclusive estou tentando contato com o Ricardo Costa de Oliveira que fez esta pesquisa creio que há pelo menos uns 18 anos atrás.

Vou tentar incluir suas informações no Family, mas tenho exatamente essa ligação que você me informou anteriormente, pelo menos dos primeiros casamentos citados.

Não deixe de escrever novamente pra contar mais dessa incrível ligação entre nossas famílias.

Um cordial abraço,

Géris José Lopes Cossalter
Não sei se posso deixar aqui meu e-mail creio que sim, se não houver problemas eu informo no próximo post.

Reply

Direct link:

Dr. Theotonio Ribeiro de Paiva, busco batismo em Portugal e óbito no Rio de Janeiro

#427525 | sireg8767 | 27 Sep 2020 00:04 | In reply to: #427519

Mário,
seus oitavos avós são o Gaspar com a Maria Nunes do segundo casamento
ou do Gaspar com a Isabel Henriques do primeiro casamento? Só pra me esclarecer melhor, não quero confundir pois se repetem muito os nomes a cada geração. Gostaria muito de ver sua árvore e quero também enviar a minha pra você, creio que por e-mail ou pelo Family seja o melhor jeito de enviar
ou ver essa informação!
Um abraço,
Géris

Estive a rever os meus apontamentos, porque estes nomes não me eram nada estranhos.
Este António Ribeiro de Paiva era filho de um Gaspar Rodrigues de Paiva e de uma Maria Nunes.
Ora Maria Nunes foi a segunda mulher de Gaspar Rodrigues de Paiva.
Ele teve um primeiro casamento com Isabel Henriques.
Eles foram meus oitavos avós, e desse casamento nasceu o meu sétimo avô, Francisco Nunes da Paiva.
O mundo é pequeno.
Um abraço
Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 22 Sep 2024, 00:34

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen