Antônio Vieira de Mello - Paraíba do Sul/RJ

This topic is classified in the following rooms Pessoas

Antônio Vieira de Mello - Paraíba do Sul/RJ

#429391 | pcastro74 | 04 Dec 2020 21:31

Busco por informações sobre meu bisavô português, Antônio Vieira de Mello.
Até o momento, pelos registros civis encontrados de seus filhos (nos quais ele próprio foi o declarante), apesar de não ter a data de nascimento exata, é possível prever que tenha nascido por volta de 1842. Outros registros de filhos nos quais ele não era o declarante aparecem datas divergentes, então tenho focado nos registros em que ele foi o declarante (num desses registros, inclusive, há a informação de que seu pai se chamava João Vieira de Mello e sua mãe Maria Rosa de Jesus). Ele faleceu em 1923. Em quase todos os registros há a informação de que ele era "português", de "nacionalidade portuguesa" e até do "Reino de Portugal", no entanto, não encontrei até o momento nenhum registro que contenha o local onde ele nasceu em Portugal. Encontrei um registro de um imigrante português com o mesmo nome dele, que chegou no porto do RJ no ano de 1882, num vapor vindo de Lisboa, com 41 anos de idade na época, o que corresponderia ao nascimento na mesma época em que ele declara a idade nos registros de alguns de seus filhos. O nome da minha bisavó era Anna Vieira de Mello e nos registros dos filhos sempre aparece a expressão "cazado" e referem-se aos filhos como sendo "legítimos", no entanto, não encontrei certidão de casamento deles nem em registros civis e nem em registros religiosos. Eles moravam na cidade de Paraíba do Sul/RJ, onde seus filhos foram registrados e onde ele faleceu. A certidão de óbito, assim como os demais registros encontrados, dizem apenas que era português. Desde já, obrigado a todos pela ajuda.

Reply

Direct link:

Antônio Vieira de Mello - Paraíba do Sul/RJ

#429399 | mila1000 | 05 Dec 2020 10:41 | In reply to: #429391

Resumo do que escreveu:
bisavô , Antônio Vieira de Mello.
nascido por volta de 1842. (num desses registros, seu pai se chamava João Vieira de Mello e sua mãe Maria Rosa de Jesus).
faleceu em 1923.
imigrante português com o mesmo nome dele, que aportou RJ em 1882,r vindo de Lisboa, com 41 anos
minha bisavó era Anna Vieira de Mello não encontrei certidão de casamento deles. Eles moravam na cidade de Paraíba do Sul/RJ, onde seus filhos foram registrados ,onde faleceu 1923



Antonio Vieira de Mello .41 anos, casado chegou em 30/10/1882 no RJ, navio la Plata, vindo de Lisboa


Existe no cepese um processo de passaporte ID 435892, onde o imigrante possui o mesmo nome, idade,e, é natural da cidade do Porto, não aparece nome dos pais.

435892 António Vieira de Melo Porto Porto &bnsp; &bnsp; Trabalhador 41 Rio de Janeiro Casad

Não há como afirmar se é o seu bisavõ. Teria que escrever ao cepese@cepese.pt, solicitar o processo do ID 435892. O serviço é pago.


No livro 77 de passaportes consta ode numero 839 em nome de Antonio Vieira de Mello
imagem 177.tif
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=411782


Por fim, consta que era natural da cidade do Porto, terá que pesquisar os batismos de algumas freguesias. Quem sabe descubra se é o seu bisavõ
https://tombo.pt/m/prt

Boa sorte.

Mila

Reply

Direct link:

Antônio Vieira de Mello - Paraíba do Sul/RJ

#429401 | pcastro74 | 05 Dec 2020 13:55 | In reply to: #429399

Mila, bom dia!
Fico imensamente agradecido pelas informações. Apesar de não ter certeza ainda se são os dados do meu bisavô, são informações que reacenderam as minhas esperanças. Eu vou pedir ao Cesepe mais informações sim, conforme você sugeriu. Em breve eu volto para dizer o resultado das buscas.
Mais uma vez, o meu muito obrigado.
Que Deus te ilumine!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 21 Sep 2024, 20:58

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen