Morgado de Palaios
This topic is classified in the following rooms Títulos
Morgado de Palaios
Boa noite,
Procuro informações acerca do morgado de Palaios. Será que me podem ajudar?
M. A. Bastos
Direct link:
Morgado de Palaios
Boa tarde,
Já deve conhecer:
http://www.cm-alenquer.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=4d7d8104-a72c-4e51-b07f-edac85b4ee70
"Palaios - O nome aparece já nos finais do século XV. Compunha-se então de nove fogos. Em escassos 30 anos (1497 a 1527), verá este número aumentar para 20. Até 1712 haverá ligeiro decréscimo – são 16 os vizinhos. Já em 1911 serão 120 os habitantes dos 28 fogos do lugar.
No século XVI havia aqui um vínculo, o Morgado de Palaios, que por 1577 administrava Diogo Pereira, escudeiro e confrade da Casa do Espírito Santo de Alenquer. Era de Arruda, onde a sua família se ligou aos Gago, daquela vila."
https://archive.org/stream/alemquereseuconc00henr/alemquereseuconc00henr_djvu.txt
"Alenquer e o seu concelho". "Em 1577 Diogo Pereira, de Arruda, era confrade do
Espirito Santo. Elle tinha o morgado de Palaios e a sua familia alliou-se com os «Gagos» de Arruda."
Felgueiras Gayo - XI - Costados I e II
Direct link:
Morgado de Palaios
Muito obrigada.
Agradeço também informações acerca das famílias Freire de Andrade, Encerrabodes, Quintal e Sottomayor de Arruda dos Vinhos.
Cumprimentos
Direct link:
Morgado de Palaios
Caro M.A. Bastos,
Presumindo que a resposta ainda tem utilidade:
No Vol. V dos Códices de D. Flamínio de Sousa está a seguinte nota que ele tirou das Notas do Tabelião de Alenquer Manuel Barbosa, de 1562:
«Instituição de Nicolau Rodrigues Ribeiro, cavaleiro, e sua mulher Francisca Perestrela, moradores na sua Quinta de Palaios. Fazem capela da Madre de Deus no dito lugar para seu jazigo. E para administração dela nomeiam a dita quinta e 1 casal no Outeiro do Vinagre e outra quinta na Ribeira de Pancas, em vínculo, com sucessão regular, com missa todos os Sábados, e outra, dia dos Santos, ofertada com alqueires de pão cozido e 6 cântaros de vinho, e responso, e uma cantada, 25 de Março, com responso, e lâmpada acesa aos Sábados, e anexação da terça de cada administrador. Testemunhas: Francisco Lopes, escudeiro, e Gonçalo da Cunha. 19 de Fevereiro.»
No Vol. VI, D. Flamínio tirou ainda uma nota das Notas do Tabelião António Barbosa, filho do anterior, segundo qual, em 11 de dezembro de 1600, Nicolau Rodrigues Ribeiro e sua mulher Joana Pereira Barrosa, dotaram a sua filha Genoveva Pereira, para casar com Francisco de Castro, da Arruda.
Dado o lapso de tempo entre ambas, não sei se trata do mesmo Nicolau Rodrigues Ribeiro e sua segunda mulher, ou se de um filho dele. A verdade é que, na administração do Morgado de Palaios, sucedem-se, em gerações alternadas, até ao século XIX, vários Jorge Gago Ribeiro e Nicolau Rodrigues Ribeiro, todos da Arruda.
A "Quinta da Ribeira de Pancas" que naquela primeira nota se identifica como vinculada ao Morgado é a Quinta da Contadeira, no Porto da Luz, e numa escritura de aforamento da mesma em 1854 se identifica como administrador do Morgado de Palaios, José Lúcio da Cunha, por sua mulher Maria Rita da Conceição Andrade. Dado que o último Nicolau Rodrigues Ribeiro ainda era vivo em 1831, suponho que esta Maria Rita fosse sua filha, o que no entanto não confirmei.
Por outro lado, eu tenho alguma informação sobre os ramos alenquerenses dos Freires de Andrade Encerrabodes, que descendem dos da Arruda, mas só parte dela está organizada (a que se incorpora nos Teles de Alenquer), que descende diretamente de Gonçalo Correia Encerrabodes através da sua filha Violante de Andrade. Há um outro ramo estabelecido na Quinta da Ferraguda, no Carregado (então freguesia dos Cadafais), por Rui Freire de Andrade Encerrabodes, que eu creio ser filho de Belchior, e irmão do Capitão-Mor da Arruda António Freire de Andrade Encerrabodes. Mas esse ainda de ser melhor trabalhado.
Saudações cordiais
Claudio Monteiro
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 18 Dec 2024, 12:15