Enigma: assento de nascimento repetido?
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Bibliografia | Direito | Famílias | Formação
Enigma: assento de nascimento repetido?
Boas noites. Encontrei uma situação um pouco estranha..
Estando eu a pesquisar os filhos de Pedro Luís e Domingas Marques, de alvoco da Serra, encontrei um assento de 13 de Abril de 1679, de um Manuel, filho do dito casal. Acontece que na mesma página, ao fundo existe um outro assento, de 1 de Maio de 1679 de um outro Manuel.. filho dos mesmo casal... Houve engano do Padre? Não é possível nascer dois com menos de 1 mês diferença..
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4828533 Tif 10
Direct link:
Enigma: assento de nascimento repetido?
Na verdade parece tratar-se de erro. Sabe, o padre tal como tantos outros, devia de gostar de poncha, talvez se tivesse descuidado com a quantidade quando estava a lançar os assentos dos nascidos naquela vila!....
ReplyDirect link:
Enigma: assento de nascimento repetido?
Caro Tosousa !
Dou a minha opinião sobre este assunto, porque também já deparei com alguns:
A primeira data é de facto a data do baptismo.
A segunda diz respeito á imposição dos Santos Oleos, que normalmente é em simultaneo, mas, na Quaresma ou quando não tem os Santos Oleos, essa cerimónia é feita quando as condições forem reunidas.
Melhores cumprimentos e bom fim de semana
Direct link:
Enigma: assento de nascimento repetido?
A leitura de ambos os assentos esclarece o mistério: No primeiro, o padre fez constar que batizou a criança; no segundo, declarou ter-lhe posto os santos óleos.
Possivelmente houve algum problema durante o parto, a criança estava em perigo de vida e o padre, chamado às pressas, batizou-a sumariamente com água. A criança sobreviveu e, algumas semanas depois, recebeu os santos óleos na igreja, de acordo com o ritual.
Cumprimentos,
Filipe
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 18 Nov 2024, 12:32