Casa de Assade e a ligação aos Correia de Fralães

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Casa de Assade e a ligação aos Correia de Fralães

#430966 | cdsilva | 06 Feb 2021 13:02

Caros confrades,

No seguimento da pesquisa sobre os antepassados da minha mulher, fui dar à Casa de Assade através de um 8.º avô Miguel Pereira de Andrade Lemos Correia e Costa.

Diz na Diligência de Habilitação para a Ordem de Cristo (PT/TT/MCO/A-C/002-011/0016/00006) que Miguel é natural da Casa de Assade, filho de Frutuoso de Andrade [e Lemos Correia e Costa], Senhor da Casa de Assade, e de Ana Pereira de Mello.

Existe um estudo genealógico de João Dias Costas intitulado «A Casa de Assade». Este estudo encontra-se parcialmente disponível online no conhecido blogue GenealogiaFB. Nos documentos, feitos alegadamente com base também nos arquivos da dita Casa, o autor estabelece diversas ligações, sendo uma das mais proeminentes a ligação aos Correias [da Honra] de Fralães.
No entanto, a ligação dá-se com uma filha de Tristão Ruiz/Rodrigues Correia de nome Margarida Correia. Esta filha não vem listada nos nobiliários e custa-me a crer que um tão extenso e detalhado estudo tenha confundido Margarida com uma outra filha, Maria, esta sim listada.

O que pode sustentar esta ligação são duas Justificações de Nobreza mas dado o período de confinamento em que nos encontramos, os arquivos não estão em funcionamento, logo não posso solicitar uma cópia dos documentos em questão:
A primeira, de Miguel Pereira de Andrade datada de 1764 (PT/TT/CCVC/004/0029/00032); e a segunda de João (ou Jerónimo?) de Lemos da Costa, datada de 18.05.1657 ou 18.08.1657 «onde se provava ser legítimo descendente e representante dos verdadeiros Lemos, Costas e Correias destes reinos» (in Cap. I, Parte I, nº 3 IV - folha 13 do pdf - «A Casa de Assade»).


Algum confrade já se cruzou com estas linhagens? Como posso comprovar esta (e outras) ligações?

Um bem haja,
Ivo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Jun 2024, 17:06

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen