Arquivo Histórico GNR + informação útil.
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Bibliografia | Direito | Formação | Património
Caros confrades,
Ontem, tive o prazer de ir até ao Arquivo Histórico da GNR, em Lisboa, onde pude consultar o processo individual de um bisavô meu. Há que referir que tinha contactado o Arquivo por e-mail previamente, com vista a uma localização do processo pretendido. O acesso presencial ao Arquivo funciona por agendamento.
Os funcionários foram de uma simpatia extrema e incansáveis no auxílio e serviço prestados. Colocaram o processo totalmente à minha disposição e pude consultá-lo tranquilamente.
Um aspeto que extrema importância, que eu desconhecia totalmente, e que gostaria de partilhar com todos: atualmente, creio que desde 2019, ao consultarmos um documento em qualquer arquivo nacional, é possível fotografar o mesmo em vez de solicitar cópias. Uma das funcionárias (muito prestável) mostrou-me inclusivamente a página do Diário da República onde se dá conta desta possibilidade. Foi o que fiz com o processo individual do meu bisavô, tendo poupado uns largos euros num eventual pedido de digitalização ou fotocópias.
Espero que esta última informação seja útil.
Melhores cumprimentos,
Mário Pimentel.
Direct link:
Prezado Mário Pimentel
Se fosse possível pôr neste site os dados colhidos, seria para mim um prazer, por se tratar de um pareete meu
Grato e com os melhores cumprimentos
Miguel de Valdevez
Direct link:
Prezado Mário Pimentel
Acrescento à minha resposta e pedido , se se trata de Manuel Pimentel, casado em 1914 com Hortelinda Paredes.
Cumprimentos
Miguel de Valdevez
Direct link:
Prezado Miguel de Valdevez,
Há quanto tempo! O processo que consultei e copiei foi precisamente o desse meu bisavô, Manuel Pimentel, casado com Otelinda de Azevedo Paredes. Devo dizer-lhe que o processo contém informações muito interessantes, desde dados sobre a carreira militar, mudanças de residência, baixas médicas, filhos tidos enquanto se encontrava no ativo, uma fotografia dele com os seus vinte e poucos anos... e finalmente consegui obter pistas quanto às razões que levaram à sua reforma antecipada aos 37/38 anos de idade.
Ainda não fiz quaisquer anotações a partir do processo. Se tiver interesse em alguma informação específica, diga-me por favor... ou, se tiver interesse em ter uma cópia, posso tentar enviar por Dropbox, por exemplo (são 323 megas!).
Atentamente,
Mário Pimentel.
Direct link:
Prezado Mário Pimentel
Foi com muito agrado que li esta sua msg e recordar tempos idos, em que trocamos impressões sobre os nossos parentes comuns, pelo lado e ramo de Sabadim.
Satisfaz-me a ideia de que continua nesta labuta sem fim, de reconstituir o passado familiar.
Jovem como é, está na idade própria de aprofundar estas raízes em que assenta a nossa o
história e parentesco.
Já velho, eu, continuo a seguir-lhe os passos da sua investigação.
Se dispuser de elementos, para a nossa historia familiar comum, e nessa medida, muito lhe agradeço o seu oferecimento, para o que lhe deixo o endereço casinha do mail,@yahoo.com.br.
Com cumprimentos de
Miguel de Valdevez.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 18 Nov 2024, 03:35