O que significa "fazer testamento da nota de ..."?
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Formação | Património | Pessoas
O que significa "fazer testamento da nota de ..."?
Bom dia a todos...
Encontrei num assento de óbito, por volta de 1740, o seguinte: "Manuel Dias fez testamento na nota de Gaspar Pinto".
O que seria a nota? Estará relacionado com notário/escrivão dos testamentos? Seria esse o ofício do Gaspar Pinto?
Atenciosamente,
Cremilda Gago
Direct link:
O que significa
Tabelião. A alusão deve ser ao livro de notas. No arquivo distrital respectivo quiçá ainda estejam os livros notariais
ReplyDirect link:
O que significa
Era o tabelião que hoje se chama notário, que "tomava nota, dava conta e fazia fé" das vontades do candidato a defunto, que sabendo que a "morte é certa e dia e hora incerta", confiava ao profissional responsável que era o tabelião, hoje notário, habilitado para tal e havia pelo menos um em cada concelho.
Cumprimentos
Mariafaia
Direct link:
O que significa
Caro António Pena Monteiro
Desculpe esta forma de contactá-lo mas não consigo através do email. Por favor envie-me email para acertar entrega do livro segundo
João Cordovil Cardoso
Direct link:
O que significa
Caro João Cordovil Cardoso
Muito obrigado pela sua atenção.
Há mais de duas semanas que o servidor do emailaccount está em baixa. Consequentemente, deixei de ter acesso ao meu email, bem como, a toda informação nele contida, nomeadamente, à agenda de endereços.
Ontem, na sequência desta sua msg, enviei-lhe os meus contactos pelo Messenger.
Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 03 Nov 2024, 12:17