Processos de casamento / matrimoniais do Porto

This topic is classified in the following rooms Arquivos

Processos de casamento / matrimoniais do Porto

#437627 | jfariaferreira | 17 Nov 2021 15:18

Boa tarde,

Já por duas vezes entrei em contacto com o Arquivo Diocesano do Porto em busca de processos de casamento (a primeira vez de um do século XVIII e agora de um de 1906). A resposta foi idêntica: não têm processos de casamento "desse período". Tanto quanto consegui apurar, o ADPorto também não os tem. Alguém já consultou / sabe como ter acesso a processos de casamento do distrito do Porto?

Tenho particular interesse neste último de 1906, dos meus avós Miguel Pinto de França e Ana Raimunda da Conceição, por casarem com idade avançada (3 anos antes da morte de ambos), e por terem vivido como casados durante muitos anos no Brasil, de onde era Ana Raimunda. Não acredito que os tenham deixado casar assim tão facilmente, sem abrir nenhum processo para se averiguar a sua situação (e, se for como outros que já vi — de Coimbra — posso ter a sorte de encontrar testemunhos dos dois, e narrativas da sua história).

Alguém consegue ajudar ou dar alguma pista em relação a este tipo de documentação no Porto? Agradecido.

João Faria-Ferreira

Reply

Direct link:

Processos de casamento / matrimoniais do Porto

#437629 | Jorge Resende | 17 Nov 2021 15:54 | In reply to: #437627

Apanhou o assento de casamento?

Reply

Direct link:

Processos de casamento / matrimoniais do Porto

#437630 | Jorge Resende | 17 Nov 2021 15:57 | In reply to: #437627

http://gisaweb.cm-porto.pt/units-of-description/documents/20969/?
O testamento de Miguel, talvez do seu conhecimento...

Reply

Direct link:

Processos de casamento / matrimoniais do Porto

#437631 | Jorge Resende | 17 Nov 2021 16:04 | In reply to: #437627

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1523175 tif 15
assento de casamento de Miguel e Ana Raimunda, Campanhã 1906

Reply

Direct link:

Processos de casamento / matrimoniais do Porto

#437640 | jfariaferreira | 18 Nov 2021 16:48 | In reply to: #437627

Olá, caro Jorge Resende.

Sim, tenho ambos os documentos que me enviou. Eu referia-me ao processo de casamento, que é um outro tipo de documentação muito útil para desvendar algumas histórias pessoais. O testamento do meu avô Miguel já foi o que me permitiu descobrir muitas coisas sobre a família, mas ainda há várias dúvidas, que poderão estar respondidas no processo (p. ex.: Ana Raimunda é muito provavelmente filha de mãe indígena; quando se juntaram, e se casaram civilmente no Brasil e quando; quais filhos tiveram em concreto e idades).

Muito agradeço pelo tempo que gastou a procurar os documentos que anexou, mas efetivamente já estava ciente de ambos. Permanece então a dúvida: onde estão os processos matrimoniais do bispado do Porto?

Reply

Direct link:

Processos de casamento / matrimoniais do Porto

#437648 | Jorge Resende | 18 Nov 2021 20:01 | In reply to: #437627

http://memoria.bn.br/DocReader/docmulti.aspx?bib=%5Bcache%5Dcolina_267502856365.DocLstX&pesq=%22miguel%20pinto%20da%20Fran%C3%A7a%22

Miguel vivia na Vila de Silves, na Amazónia, terra de nascimento de Ana Raimunda
Na biblioteca do Brasil, hemeroteca, escolhendo-se local AM (amazónia) inscrevendo o nome de Miguel, surgem bastantes noticias sobre ele.

Reply

Direct link:

Processos de casamento / matrimoniais do Porto

#442614 | jfariaferreira | 14 Aug 2022 15:19 | In reply to: #437627

Renovo o pedido por *processos de casamento* da diocese do Porto.

Em Coimbra, os processos estão guardados no AUC, por ano e ordem alfabética, e ainda que não exista um para todos os casamentos, costumam existir quando os noivos são de paróquias/países diferentes, ou quando há necessidade de dispensa de algum tipo ou grau. Nesses processos consta um pouco do percurso dos noivos, ouvem-se testemunhas, que declaram estarem os dois desimpedidos e/ou esclarecem-se os motivos para a necessidade da dispensa.

No caso destes meus antepassados, que já tinham filhos, e se estavam a casar bem perto da morte de ambos, e sendo a noiva natural do Brasil, seria necessário uma cópia da certidão de batismo dela, que seria uma descoberta fundamental aqui! Também já encontrei casos em que os próprios noivos fazem uma narração da sua vida até então, de forma a se provarem capazes para o casamento.

Também existe este tipo de documentação na Torre do Tombo, digitalizadas inclusive.

A minha dúvida persiste: no Porto esses registos resistiram? Onde estão?

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 25 Jun 2024, 16:56

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen