Ajuda na procura de um Assento de Baptismo
This topic is classified in the following rooms Arquivos
Boa noite,
procura ajuda na obtenção de um assento de baptismo que me têm causado enorme transtorno por não o conseguir encontrar (talves por grande inêxperiência minha).
Procuro o assento de baptismo de Maria Roza Pereira, natural da freguesia de Carapeços, Barcelos. Sei que casou no dia 3 de junho de 1792 nessa mesma freguesia com Custódio José Domingues, natural da mesma freguesia. Através desse assento de casamento sabemos que é filha de Manoel José Pereira da Silva e de Dona Maria Roza.
Seria possível obter ajuda? Ficaria eternamente grato.~
Muito obrigado!
Direct link:
Caro Tomas
Eu penso que Maria Rosa, nasceu o 16/02/1779 casou com 13 anos, os pais tinham casado o 29/01/1777.
Cumprimentos Victor
Direct link:
Caro Victor,
muito obrigado pela sua resposta. Efetivamente é estranho casar com 13 anos e nunca me passou pela cabeça tal coisa.
dentro deste tema, na sua certidão de nascimento, o nome dos seus avós maternos aparece como Capitão Manuel Domingues da Cunha e Dona Maria Rosa da Graça (não sei se estou correto). Ambos estes supostos títulos podem significar alguma coisa? Estou a tentar encontrar a certidão de casamento de ambos mas não estou a ter sucesso devido ao maus estado de conservação dos livros de carapeços.
se alguém me podesse ajudar a perceber melhor estes pormenores e a investigar melhor ficaria muito grato. Sem dúvida que este fórum é o mehlor amigo de qualquer apaixonado por isto (especialmente um jovem como eu!)
obrigado.
Direct link:
Cometo sempre o mesmo erro e não reparo a conta que estou a utilizar. As minhas desculpas.
ReplyDirect link:
Caro Tomas
O Capitão Manuel Domingues da Cunha, filho de Caetano Manuel Domingues e Mariana Francisco e neto de Manuel Domingues e Ana Fernandes e materno de Gonçalo Domingues e Catarina Francisco, casou em 03/11/1751 com Maria da Graça Lourenço Francisco, esta filha de Caetano Lourenço e Maria Francisco.
O Caetano Manuel Domingues casou o 10/11/1707 com Mariana Francisco, o filho Manuel, quando casou com Maria da Graça, ja tinha 40 anos, Caetano Lourenço começou a ter filhos cerca de 1730, mas não encontrei esse casamento, temos um a casar em 1726, mas não é o mesmo o seu vivia no lugar de Soutelo.
Cumprimentos
Victor
Direct link:
Boa noite,
no mesmo sentido deste tópico aonde à procura do assento de baptismo de uma Maria Rosa Alvares da Cunha da freguesia de carapeços, barcelos. Era filha do Capitão Manoel Domingues da Cunha e de Dona Rosa Maria da Graça. Sei tmbém que casa no dia 29/01/1777 com Manoel José Pereira da Silva também em carapeços.
Alguém me consegue ajudar a encontrar este assento?
Muito obrigado e um bom ano.
Direct link:
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1016351&FileID=390431 em 1752, um filho de um Manuel Domingos da Cunha de nome Bernardo, página da direita, 1º assento, todavia a mãe era uma maria francisca... Se Maria Rosa casou em 1777, de 1759 para trás até 1752 nada surge sobre seu batismo.... Rosa Maria Graça era defato a mãe dela????
ReplyDirect link:
Creio que sim. O seu nome aparece tanto no assento de casamento como num assento de baptismo de uma filha desta Maria Rosa Alvares da Cunha (Maria Rosa Pereira nascida a 16 fev. 1779). Também tive essa dúvida se poderia ser essa Maria Francisca. Acha que há uma possibilidade?
ReplyDirect link:
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1016351&FileID=390446
Bento José, outto filho de Manuel, mãe Maria Francisca....
Direct link:
De Maria Rosa Alves da Cunha, nada apanhei, pode ser que algum dos assentos de impossível leitura seja o assento do seu batismo, pode ser... Vi até 1730... Na verdade o nome da mãe, no assento de casamento, tudo leva a crer seja Rosa Maria da Graça, e acrescento que cerca da imagem 120 pouco para trás surgiu-me um assento de uma Maria filha natural de uma Rosa solteira que pode bem ser o assento dela, e que mais tarde tivesse sido legitimada pelo pai...
ReplyDirect link:
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1016362&FileID=390888
Casamento de Manuel Cunha com Maria Francisca em 1751...
Talvez a Rosa fosse criada da casa!... E tivesse nascido a Maria Rosa...
Direct link:
Já vi e revi e não voltei a encontrar o assento dessa Maria filha de uma Rosa solteira...
Mas que vi, vi... Talvez na verdade não fosse filha legítima de Manuel e Rosa...Tendo Manuel casado em 1751, com Maria Francisca, pode ter havido o nascimento de Maria Rosa fora dessa união...
Direct link:
Caro Tomás
Estamos perante um pai homónimo, ou seja, esse casado com Maria Francisca não é o Capitão, casado com a Dona Rosa.
Achei estranho que esse outro Manuel nunca aparecesse referenciado como Capitão. Na falta do assento de casamento do Capitão e do batismo da filha, resolvi consultar os óbitos, na esperança deles trazerem alguma luz sobre o assunto. Apesar de na prática não adiantarem de muito, porque nãos nos dão pistas sobre a origem da família, serviram para excluir esse outro Manuel homónimo.
Assim, esse Manuel faleceu em 1792, casado com Maria Francisca. Ver aqui http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1016369&FileID=400427 (tif.78).
De seguida, em 1794, faleceu Dona Rosa, mulher do Capitão ... Ver aqui http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1016369&FileID=400429 (tif.80).
Finalmente faleceu, em 1801, o Capitão. Ver aqui http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1016369&FileID=400440 (tif.91).
Tentei localizar casamento de eventuais irmãos de Dona Rosa mas, sem resultados. Talvez ela fosse filha única.
Prevejo muitas dificuldades em conseguir saber a origem da família. Para mim, eles não eram dali. O batismo da filha e o casamento deles foram noutro local e, depois, a família deslocou-se para Carapeços, onde se estabeleceu. Uma hipótese é através do testamento do casal, o problema é saber onde e quando foi feito. Se foi paroquial, de Carapeços não há livros de testamentos. Se foi notarial, será necessário saber em que tabelião foi feito e se foi em Barcelos.
Tem sempre a hipótese de pesquisar em freguesias vizinhas mas, o casal pode nem sequer ter vindo do concelho de Barcelos. Uma agulha num palheiro ...
Só se aparecer algum descendente da família que tenha descoberto a "pólvora" é que poderá resolver o caso. Para o efeito, aconselho-o a abrir um tópico com os nomes do Capitão e mulher.
Cumprimentos e bom ano.
Filipe
Direct link:
Caro Jorge e Filipe,
Em primeiro lugar tenho a obrigação de agradecer a tão importante ajuda e dedicação que investiram neste tópico. Sem dúvida que sem este apoio nunca teria chegado a esta conclusão.
Irei adicionar então um novo tópico sobre este tema em específico e tentar encontrar uma resposta.
Outra questão que tenho é sobre o testamento do casal. Como poderei proceder para encontrar o tal (se é que ele existe!).
Mais uma vez agradeço a ajuda e atenção entregue ao meu problema. Fico extremamente grato.
Direct link:
Outras 2 dúvidas;
-Sendo este Capitão não existe forma de saber mais sobre ele junto do Arquivo Militar p.ex.?
-O Dom na certidão de óbito de Rosa Maria significa alguma coisa? Algum título? Isso poderia ajudar nas pesquisas.
Muito obrigado.
Direct link:
Caro Tomás
Relativamente ao testamento, a única hipótese é consultar os testamentos nos tabeliães de Barcelos (se é que o testamento foi feito lá). Teria de ver que tabeliães existiam na época e ver livro a livro, folha a folha. É como procurar uma agulha num palheiro, a não ser que tenha a sorte do testamento ter sido feito próximo da morte dela mas, pode ser vários/muitos anos antes. Como este tipo de documentação não costuma estar on-line, terá de o fazer presencialmente no Arquivo de Braga.
Quanto ao "Dona" dela, poderia ser já da família dela (de sangue ou relevante na sociedade) ou então por ela ser mulher do Capitão, o que lhe dava algum estatuto social. Ela até podia ser de família mais humilde mas, por casar com um capitão, adquiria o estatuto de "Dona".
Boa sorte nas pesquisas, bem vai necessitar dela ...
Filipe
Direct link:
Caro Filipe,
na tentativa de saber mais sobre esta situação encontrei a Inquirição de Genere de um neto, pela parte materna, da Maria Rosa Álvares da Cunha, um Joaquim José Domingues.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9VR-FH7X?cc=2125025
Acha que isto nos pode ajudar a saber mais? Infelizmente as minhas capacidades de interpretação ainda não são as melhores e por isso pedia a sua ajuda, se fosse possível obviamente, em descobrir o que têm de relevante este documento.
Muito obrigado.
Direct link:
Cometo sempre o mesmo erro ao trocar de conta. As minhas desculpas
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 11 Nov 2024, 18:09