Assento de nascimento
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Famílias | Pessoas
Assento de nascimento
Boa tarde
Gostaria que me ajudassem a encontrar o assento de nascimento de Virgílio Vitor Gomes Soares , natural da freguesia de Caparica concelho de Almada , sendo batizado na freguesia de São Lourenço de Lisboa , filho de João Pedro Soares e de Dona Maria do Carmo Gomes Soares, ambos naturais da freguesia de Caparica.
Casou em 5 de Abril de 1908 na paróquia de São Lourenço de Lisboa.
Direct link:
Assento de nascimento
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5920576 tif 9 casamento
ReplyDirect link:
Assento de nascimento
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7663191 tif 383 óbito de Virgilio
ReplyDirect link:
Assento de nascimento
Em que se baseia para referir freguesia de São Lourenço como local de batismo?
Nem em S.Cristovão-S. Lourenço, nem em Almada, nem em Caparica nada vi do batismo de Virgilio...
No entanto, no registo de óbito, é dito que enviaram à Conservatória de Almada ...
Direct link:
Assento de nascimento
Muito boa tarde,
Desde já agradeço a sua disponibilidade em me ajudar, no entanto informo que no assento de casamento vem mencionado que é natural da freguesia da Caparica , concelho de Almada, batizado e paroquiano “ desta freguesia de São Lourenço”, casou com 24 anos em 1908.
Que me aconselha? Onde poderei pesquisar?
Muito obrigado
Antonio Valente
Direct link:
Assento de nascimento
Se enviar email ao Arquivo do Patriarcado de Lisboa, poderá solicitar cópia do processo de casamento de Virgílio, conforme dados de que dispõe.
Na verdade também nada vejo nem em S. Lourenço nem S. Cristovão/S. Lourenço, todavia, repare que em S. Lourenço os livros de batismos 1887-1899, talvez se solicitar pesquisa ao Arquivo Distrital de Lisboa em 1887, 1888, 1889... quem sabe ele foi batizado ali si, mas não em 1884 mas mais tarde...
Direct link:
Assento de nascimento
No processo de casamento quase de certeza que ali se encontra cópia do batismo de Virgílio.
ReplyDirect link:
Assento de nascimento
Caro António
Atendendo à informação do casamento, e tal como acontece em muitos casos, parti do princípio que teria havido lapso do Padre por ter-se esquecido de lançar o assento de batismo. Quando isto acontece, e não necessitando a pessoa de nos anos mais próximos apresentar uma certidão de batismo, no ano do casamento era aberto um processo de justificação de batismo e lançado o respetivo assento. E, realmente, o assento encontra-se em 1908 mas, pelo que se depreende do texto, por outras razões. Não terá havido esquecimento do Padre mas sim dos pais, que não batizaram o filho. Assim, ele foi batizado apenas em 1908, com autorização do Arcebispo.
Segue o link: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5920566 274.tif
Portanto, já sabe. Sempre que uma situação destas aconteça, lembre-se de ver no ano do casamento ou até antes. Isto sucederá apenas nos assentos posteriores a 1860, para trás é uma raridade.
Cumprimentos,
Filipe
Direct link:
Assento de nascimento
Caro Filipe
Quero agradecer todo o seu trabalho em encontrar resposta para a minha pesquisa, pois estava muito difícil em localizar este assento de nascimento, todas as grandes dificuldades têm sido resolvidas aqui no fórum, pois confesso que tudo o que sei a nível de genealogia tem sido através de trocas de informações e experiências de todos vós; neste caso acho que não chegava lá.
Mais uma vez um muito obrigado .
António Valente
Direct link:
Assento de nascimento
Caros amigos
Quero agradecer a todos pela ajuda que me deram na resolução desta minha pesquisa.
Muito Obrigado
António Valente
Direct link:
Assento de nascimento
Caro António
É normal que, quem não esteja muito por dentro da genealogia, estes pormenores passem ao lado. Para quem está habituado são coisas normais. Não propriamente o fato de ter sido batizado no ano do casamento (raro), mas sim do esquecimento dos Párocos em lançar os assentos nos livros.
Foi um prazer ajudar.
Cumprimentos,
Filipe
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 19 Jan 2025, 23:23