No escudo de armas, onde figuram as diferenças?
This topic is classified in the following rooms Heráldica
Caros confrades,
Boa tarde
Há dias deparei-me com a seguinte descrição, feita por Manso de Lima:«A Jorge Caldeira Tavares, morador em Portalegre, filho de Diogo Caldeira e de Joana Tavares, neto de Mateus Caldeira Velez e de Maria Tavares, brasão de armas a saber. O escudo esquartelado. O 1.º com as armas dos Velezes e, no contrário, as dos Caldeiras. O 2.º dos Tavares e assim o contrário. Paquife, elmo e timbre dos Avilezes e, por diferença, uma merleta de ouro.»
Consigo visualizar o escudo todo, excepto pelo facto de não fazer a menor ideia de onde ficava esta merleta. Em posição aleatória sobre o campo do primeiro quartel, que é verde, ou há, no escudo, algum sítio específico?
Muito obrigada,
Maria João Costa
Direct link:
Cara confreira,
Resumidamente, não se podem sobrepor esmaltes nem metais - regra respeitada universalmente. Posto isto: se a merleta é de ouro, não pode ficar sobreposta noutro metal.
Se estudar o Sistema Manuelino (D. Manuel I) de Diferenças, saliente-se que é um sistema de identificação único no mundo, que primava por ser complexo e minucioso, com uma gama infinita de diferenças, poderá compreender melhor as regras de colocação e de diferenciação.
Na minha opinião, sem ter estudado o escudo de armas em causa, a merleta não deveria ficar colocada de forma aleatória, mas sim no ângulo direito ou destro do Chefe. Muito provavelmente colocada como a meia brica ou a brica inteira.
Cordiais cumprimentos, PP.
Direct link:
Caro confrade PP,
Muito obrigada pela sua ajuda.
Como se percebe, sou novata nestas coisas da heráldica. Interesso-me pela história da minha família e vou estudando os assuntos à medida que me vão surgindo, mas sobre as regras da heráldica tenho tido alguma dificuldade em encontrar bibliografia.
Encontrei hoje, num alfarrabista, o Manual de Heráldica Portuguesa, de Armando de Mattos, que ainda não recebi e não sei se aborda em profundidade a questão das diferenças.
Há alguma obra que me possa recomendar?
Mais uma vez lhe agradeço,
Maria João Costa
Direct link:
Bom dia,
As diferenças, por regra, são colocadas no primeiro quartel no canto superior à dextra (esquerda de quem observa). Quando são colocadas de outra forma tal será mencionado.
A diferença, dependendo da proveniência das armas, será colocada simples (como referido na descrição que refere) ou em brica ou meia brica (pequena peça rectangular de metal ou cor definida). Consoante a forma como a diferença é mencionada (simples, brica ou meia brica) representará a origem das armas em relação ao armoriado (por via paterna, materna ou avô).
A descrição que refere, não mencionando de outra maneira, assentará no canto acima referido, sobreposta às armas dos Velezes, que tendo campo verde e sendo a merleta de ouro, não haverá qualquer incompatibilidade de sobreposição.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas
Direct link:
Caro José de Castro Canelas,
Boa noite,
Muito obrigada pela sua ajuda, clara e concisa.
Cordiais cumprimentos,
Maria João Costa
Direct link:
Cara confreira Maria João Costa,
O manual que citou é, seguramente, um bom apoio introdutório para se iniciar na ciência heráldica. Porém, se quer dedicar-se apenas à compreensão das regras relacionadas com as «diferenças» não irá encontrar nele grandes desenvolvimentos. Este tema é algo complexo.
Outro livro que lhe poderá interessar é o do Marquês de Abrantes, Introdução ao Estudo da Heráldica, Lisboa, ICLP, 1992.
Cordiais cumprimentos, PP.
Direct link:
Caro confrade PP,
Bem haja pela sua atenção e disponibilidade.
Cordiais cumprimentos,
Maria João Costa
Direct link:
Cara confreira Maria João Costa,
Caso pretenda investigar mais as regras e as diferenças, recomendo-lhe a consulta do «Direito Heráldico Português», publicado no reinado de D. Manuel I. Contudo, não será a melhor fonte para se iniciar e apaixonar pela Heráldica.
Cordiais cumprimentos e boas leituras, PP.
Direct link:
Caro confrade PP,
Muito obrigada por esta última referência, que desconhecia e vem preencher uma lacuna que tenho.
Procurei-a e julgo que a encontrei: “Do direito heráldico português: ensaio histórico jurídico”, da autoria do Conde de São Payo (D. António), publicada em Lisboa pelo Centro Tipográfico Colonial em 1927 e disponível no Fundo Geral de Monografias da Biblioteca Nacional.
Cordiais cumprimentos,
Maria João Costa
Direct link:
Cara Maria João Costa,
Aqui envio o livro "Introdução ao estudo da Heráldica" já mencionado anteriormente.
Espero ter ajudado,
Prof. Renan Souza
https://www.academia.edu/6508411/INTRODU%C3%87%C3%83O_AO_ESTUDO_DA_HER%C3%81LDICA
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 08 Nov 2024, 04:19