assento de casamento estranho
This topic is classified in the following rooms Arquivos
Boa Noite,
Transcrevo aqui um assento de casamento, de Alcains, Castelo Branco, que estranhei, e não entendo muito bem: PT-ADLSB-PRQ-PCTB01-004-M2_m0304:
"Em o mesmo dia (21-5-1651) dey a benção nupcial a Duarte Roiz e a sua mulher Clara Henriques sendo recebidos em Idanha a Nova".
Não entendo: deu a benção nupcial a Duarte R e sua mulher? foram recebidos em Idanha a Nova e agora recebem uma benção nupcial?
Será que alguÉm sabe explicar-me a razão da redação deste assento de casamento?
Muito Obrigada
Madalena SF
Direct link:
Cara Manuela SF
Normalmente aparece à margem, nos registos de casamento, "receberam Bênçãos. Talvez não as tenham recebido em Idanha a Nova e pediram-nas em Alcains.
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
Direct link:
Muito obrigada pela sua resposta/atenção.
Nunca passei por um assento em que esteja escrito à margem que receberam as bênçãos. Estou sempre a aprender.
Mas significa isso que além de serem recebidos em matrimónio podiam ou não levar as bênçãos? São actos separados? E neste caso, poderá existir um ass de casamento em Idanha a Nova?
Desculpe insistir com mais perguntas, mas isto é novidade para mim.
Madalena SF
Direct link:
Cara Madalena SF
Normalmente aparece no texto do registo a indicação de que receberam bênçãos. Quando não aparece, o padre costuma registar à margem.
Se diz que foram recebidos em Idanha a Nova, é porque o registo de casamento está em Idanha. O que não invalida que seja registado em Alcains também, mas não é muito comum.
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 26 Dec 2024, 09:16